André Reis vence a 4ª Légua no areal do Pedrogão

  •  

A 4ª Légua da Praia do Pedrogão, realizada na manhã do passado domingo, deu a oportunidade aos corredores de terem uma manhã diferente. Não é todos os fins de semana, que os nossos “runners” têm a possibilidade de correr à beira do oceano atlântico. Foram 165 os que terminaram este desafio proposto pela Associação Distrital de Atletismo de Leiria, integrado na Arena Desporto do Município de Leiria, e que contou com o apoio dos supermercados Pingo Doce, do AKI, da panidor, do Leiria Plaza, da Confeitaria TELHAS. Esta prova está integrada no Circuito de Meio Fundo da ADAL, com o valor das inscrições a traduzir se em apoio em géneros alimentares para a Cáritas Diocesana de Leiria. Esta prova foi apadrinhada por dois dos melhores atletas da história do atletismo leiriense, Avelino Frias, do Coimbrão e a internacional Helena Custódio, do Bairro dos Anjos.
O primeiro atleta a chegar à meta, instalada em pleno areal da praia do Pedrogão, foi André Reis, do Grupo de Atletismo da Caranguejeira, em 2º lugar ficou o master (M35) Virgílio Bastos, em representação do Clube Recreativo Amieirinhense e o 3º foi o júnior Eduardo Oliveira, com as cores do Bairro dos Anjos. As três melhores senhoras foram a júnior Daria Melnik, da Juventude Vidigalense, depois a master Dulcinea Silva (GAC) e a juvenil Clara Pinto (BA).
Vejamos as classificações nos escalões mais jovens (juvenis e juniores). Em juvenis femininos Clara Pinto (BA) foi a vencedora, a 2ª foi Inês Jacinto (Montamoldes) e a 3ª foi Érica Lavos (ID Viierense). Nos rapazes desta faixa etária triunfou Tiago Gonçalves (BA), seguido de Gonçalo Oliveira (JV) e de Daniel Cabecinhas (Grupo Alegre e Unido da Bajouca). Nas juniores, a vitória pertenceu a Daria Melnik (JV), a 2ª foi Ana Pinto (CD Bombarral) e a 3ª Adriana Coelho (IDV). Em masculinos deste escalão, o melhor foi Eduardo Oliveira (BA), o 2º foi João Miguel Varão (Clube União Idanhense) e o 3º foi Filipe Aires (JV).
As duas melhores seniores foram Magda Faustino e Mariana Correia, ambas do GT Running. Nos seniores masculinos André Reis, do Grupo de Atletismo da Caranguejeira, foi o melhor, com os colegas de clube Valter Costa e Ricardo Carreira a ocuparem os lugares seguintes. Nas masters F35 Blandina Lourenço, do Atlético Clube de Vermoil, foi a 1ª, Carmen Almeida, do CCRD da Burinhosa, foi a 2ª e Cláudia Torres, como individual, foi a 3ª. Nas F40 ganhou Sofia Ligeiro, do Atlético Clube da Batalha, 2ª Sandra Simões e 3ª Sónia Farto, ambas do Industrial Desportivo Vieirense. Nas F45 a vitória foi para Dulcinea Silva (GAC) depois Carla Leite (Clube SEM) e Helena Custódio (individual). Nas F50 As três melhores, foram por esta ordem, Rosália Rosa (JV) Célia Soares (individual) e Teresa Vicente(Grupo Maravilha). Por fim, no que se refere às senhoras, nas F55 registamos a participação de Maria Albertina da JV (1ª) e Helena Pereira do NEL – Pédatleta (2ª).
Os masters masculinos foram divididos em seis escalões. Nos M35 o triunfo foi para Virgílio Bastos (CR Amieirinhense), o 2º melhor foi André Falcão (Clube SEM) e o 3º foi Nataniel Lopes (JV). Em M40 o 1º foi Nuno Gonçalo (GRF Benedita) o 2º foi Tiago Marques (Casa do Benfica em Castelo Branco) e o 3º Narciso Fabião (AC Vermoil). Nos M45 ganhou Jorge Marcelino (IDV), seguindo se José Figueira (CCRD Burinhosa) e Rui Roberto, do Clube de Atletismo da Barreira). Em M50 os dois primeiros são Daniel Jaulino e Jorge Silva e pertencem ao Grupo Alegre e Unido da Bajouca, e o 3º foi Carlos Simões (IDV). Nos M55 Mário Soares (individual) foi o melhor, António Poeiras (IDV) foi o 2º classificado e o 3º foi Rui Carreira (Montamoldes). Em M60 Celestino Marques (IDV) venceu e os lugares seguintes do pódio foram para António Alves (Clube SEM) e Acácio Campos (IDV) ocuparam os lugares seguintes.
Na classificação coletiva, com equipas de 4 atletas, o 1º lugar foi para o Grupo de Atletismo da Caranguejeira, com 27 pontos, o 2º foi o Industrial Desportivo Vieirense, totalizando 98 e na 3ª posição ficou a Juventude Vidigalense, ao somar 108 pontos. Na 4ª posição ficou o Bairro dos Anjos, depois o Grupo Alegre e Unido da Bajouca, o Clube SEM e a Casa do Benfica em Castelo Branco. Fechou o top 8 o CCDR da Burinhosa com 178 pontos.
6-8-2018; Carlos Carmino (DTR da ADAL)