Caldas a Marchar - Foz do Arelho

  •  

Na tarde bastante chuvosa do passado sábado, dia 24 de novembro, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria, com o apoio do Município de Caldas da Rainha e da ACDR Arneirense, levou a cabo a prova Caldas a Marchar, que se desenrolou na marginal da Foz do Arelho. Concluíram esta competição um total de 70 atletas em representação de 17 clubes de e dos distritos e da Região Autónoma da Madeira. Este evento, de cariz promocional, foi a 2ª do Circuito de Marcha nas Praias dos 8 Concelhos do Distrito de Leiria. Segue se uma paragem de inverno, com outras provas na pista coberta e campeonatos distritais e nacionais, a próxima competição deste circuito será a 23 de fevereiro na praia de S. Martinho do Porto (concelho de Alcobaça).
Apadrinharam esta competição os marchadores olímpicos João Vieira, Vera Santos e Sérgio Vieira, que apoiaram todos os atletas, em especial os mais jovens, procurando cativá los para a continuidade nesta disciplina atlética.
Em benjamins A os melhores foram Luna Delgado, do Clube de Atletismo da Nazaré e Guilherme Santos, da ACDR Arneirense, na 2ª posição ficaram Catarina Garcia, do Centro Desportivo do Bombarral e Tiago Vidinha (CAN) e na 3ª foram Alexia Leal, pelo Grupo Desportivo das Pedreiras e João Rodrigues (CDB). Nos benjamins B triunfaram Vanessa Castravet e Isaac Meca, ambos do Clube de Atletismo da Nazaré, em 2º lugar Isaura Correia, do Arneirense e Miguel Vieira (CAN) e em 3º Miriam Domingos (CAN) e Rodrigo Martins (Arneirense).
Nas infantis subiram ao pódio Leonor Formiga (1ª – do CAN), Érica Leal (2ª – do GD Pedreiras) e Madalena Jorge (3ª – JV). Nos rapazes infantis os 3 primeiros foram Ricardo Marques (1º - GA Casais do Vento), Artur Francisco 2º - CLUVE) e Miguel Barros (3º - CAN).
Nas iniciadas o pódio foi ocupado por Constança Silva (1ª - GDP), a 2ª foi Elisângela Codinha, da Sociedade Filarmónica de Atouguia da Baleia e a 3ª foi Patrícia Rosa, pelo Clube Atletismo de Marinha Grande. Nos iniciados ganhou Hugo Tavares (Arneirense), o 2º foi Francisco Lima (CD Bombarral) e Diogo Chaves, do Arneirense.
Nas juvenis o triunfo pertenceu a Catarina Costa, do Grupo de Amigos de Casais do Vento, seguida por Bárbara Alves do CLUVE. Em juvenis triunfou Rúben Pereira (CAN), seguido de Daniel Raposo (GD Pedreiras) e Eduardo Martins (GA Casais do Vento).
Nas juniores (e líder da classificação geral feminina) foi Joana Pontes, pelo Leiria Marcha Atlética Clube. Em seniores femininos ganhou Ana Monteiro, do Grupo Desportivo do Estreito (Madeira), seguida por duas representantes do Centro de Atletismo de Mazarefes Mariana Patrão e Andreia Pereira.
Em Sub23 João Vieira (CPT Sobral de Ceira) foi o vencedor. E nos seniores masculinos saiu vitorioso Hélder Santos (Leiria Marcha AC), sendo ainda o líder da classificação geral. Nas 2ª e 3ª posições classificaram se Paulo Rigor (CA Mazarefes) e Diogo Oliveira (LMAC).
Nas masters a melhor foi Teresa Mendes, do CLUVE de Coimbra, seguindo se Manuela Friel (SFU Atouguia da Baleia). Nos masters ganhou Ricardo Santos, pelo Grupo Desportivo e Popular do Chão Duro, depois Henrique Santos, do Grupo Desportivo de Diana e por José Passos, do Peniche a Correr.
A classificação coletiva é liderada pela ACDR Arneirense com 80 pontos, no 2º lugar ficou o Clube de Atletismo da Nazaré com 56 e em 3º O GD Pedreiras com 23 pontos. No 4º posto está o Clube Desportivo do Bombarral com 15, seguido pela SFU Atouguia da Baleia, que totalizou 13 pontos, pela Juventude Vidigalense com 10, pelo CA Marinha Grande com 9, com o Grupo de Amigos de Casais do Vento a “fechar” o top8 com exatamente com 8 pontos. O GDP Chão Duro (AA Setúbal) é o 9º com 6 pontos. Com 5 pontos estão o Clube de Atletismo de Óbidos, o Centro de Atletismo de Mazarefes (Viana do Castelo) e o Leiria Marcha Atlética, ocupando respetivamente o 10º, 11º e 12º lugares. Na 13ª posição está o CLUVE (Coimbra) com 4 pontos, seguido do Grupo Desportivo de Diana (AA Évora) com 3, tal como o Grupo Desportivo do Estreito (AARA Madeira), que é 15º. Na 16ª posição está o Peniche a Correr, com 2 pontos e depois o CPT Sobral de Ceira (AAD Coimbra).
A organização a cargo da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, com o enorme apoio do Município de Caldas da Rainha e do Arneirense, conseguiram superar as adversidades causadas pelas condições meteorológicas e fazer deste evento um sucesso. Muito obrigado a TODOS!
Leiria, 27-11-2018; Carlos Carmino (DTR da ADAL e TN Marcha da FPA)