Participação das crianças e jovens portomosenses no Nacional de Marcha

  •  

O protocolo entre o Município de Porto de Mós, a Federação Portuguesa de Atletismo e o Município de Porto de Mós, tem contribuído para a promoção e divulgação do atletismo neste concelho. Está a ser dada a oportunidade a muitos jovens alunos do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, em especial do Centro Educativo das Pedreiras, da Escola B2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua da Corredoura e da Escola Secundária de tomarem contacto com diferentes disciplinas do atletismo. A realização do Campeonato nacional de Marcha de 35 e 50Km na Avenida da Igreja, na manhã do domingo, dia 13 de janeiro, foi o mote para as crianças e jovens portomosenses poderem dar mais cor e alegria à bonita vila de Porto de Mós.
Considerando que nas crianças o mais importante não é a classificação, registamos a presença de Letícia Saraiva, Bianca Santos, Camila Amoras, Maria Antónia, Alexandre Santos, Hugo Fernandes, André Ferreira, Alex Simões, Martim Bento, Santiago Pascoal, Bianca Santo, Ariana Saraiva, Luciano Marques, Martim Santos e David Oliveira, nas provas de benjamins, pelo Centro Educativo das Pedreiras. A Escola B2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua esteve representada por Catarina Marto, Sofia Lage, Carolina Ferreira, Beatriz Alves, Matilde Ferreira, Inês Matos, Martim Santos, Lara Beato e Carolina Carreira nas provas para benjamins e infantis. A Escola Secundária esteve representada por Mariana Marques Amado nas infantis. Apreciámos ainda a grande adesão do Grupo Desportivo das Pedreiras (ou não fosse igualmente a “sua” competição) com Alexia Leal, Violeta Santos, Pedro Carvalho, Isa Ferreira, Mariana Santos, Érica Leal, Carina Marto, Guilherme Santos, Constança Silva, Marta Vieira e Beatriz Santos. Foram um total de 36 crianças e jovens do concelho de Porto de Mós que tiveram oportunidade de participar numa prova de marcha, em simultâneo com vários atletas olímpicos como João Vieira, do Sporting Clube de Portugal, Miguel Carvalho, do Sport Lisboa e Benfica e muitos internacionais. Destas 36 crianças e jovens, alguns irão certamente ter a honra de representar Portugal nas Taças da Europa e Campeonatos do Mundo de Nações.
A campeã do mundo e da europa, Inês Henriques, que estabeleceu o seu primeiro recorde do mundo nas ruas de Porto de Mós, a 15 de janeiro de 2017, não pode participar por estar a recuperar de uma lesão, mas marcou presença, no local que mudou completamente o rumo da sua carreira desportiva.
15-1-2019; Carlos Carmino – DTR da ADAL