Alcobaça a Marchar em S. Martinho do Porto

  •  

Num agradável final da manhã de sábado, dia 23 de fevereiro, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria, com o apoio do Município de Alcobaça e da Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, organizou a prova Alcobaça a Marchar, que decorreu no passeio marítimo. Concluíram esta competição um total de 65 atletas em representação de 8 dos clubes federados na ADAL , mais um da Associação de Lisboa e outro de Setúbal. Engrandeceram ainda esta prova a Escola Básica de Alfeizerão e o Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto, que apresentaram um total de 20 crianças e jovens. Foi mais a pensar nas crianças e jovens do concelho de Alcobaça que esta prova de uma das disciplinas olímpicas foi preparada. Todos os participantes receberam uma tshirt alusiva ao evento, que certamente lhes irá trazer boas recordações. Este evento, de caráter promocional, foi a 3ª do Circuito de Marcha nas Praias dos 8 Concelhos do Distrito de Leiria. A próxima competição deste circuito será a 28 de abril, na praia do Bom Sucesso, no concelho de Óbidos.
Desde a primeira prova na Praia da Nazaré, que os marchadores olímpicos João Vieira, Vera Santos e Sérgio Vieira, têm apadrinhado este projeto e marcado presença, apoiando, em especial os mais jovens, procurando motivá los para a continuidade nesta disciplina atlética.
Para a história ficam ainda os resultados desportivos.
Nos benjamins A melhor foi Luna Delgado, do Clube de Atletismo da Nazaré, seguida de Francisca Ferreira e de Telma Constantino, ambas da Escola Básica de Alfeizerão. Nos rapazes desta faixa etária Alexandre Dias (EB Alfeizerão), na 2ª posição ficou Miguel Antunes (CD Bombarral) e o 3º foi Guilherme Gomes (EB Alfeizerão). Em benjamins B triunfaram Isaura Correia, do Arneirense e Miguel Delgado (CAN), a 2ª posição foi ocupada por Andreea Martia, do Agrupamento de Escolas de S. Martinho e Martim Santos (EB Alfeizerão) em 3º Vanessa Castravet (CAN) e Rodrigo Martins (Arneirense).
Nas infantis as três melhores, por esta ordem foram Constança Correia (Arneirense), Mariana Santos e Érica Leal, ambas do Grupo Desportivo das Pedreiras. Nos rapazes infantis o vencedor foi Miguel Barros (CAN) depois Samuel Simões e Tomás Nunes, ambos do Grupo de Amigos de Casais do Vento.
Nas iniciadas o pódio foi ocupado pela vencedora Constança Silva (GDP), a 2ª foi Elisângela Codinha, da Sociedade Filarmónica de Atouguia da Baleia e a 3ª foi Marta Vieira (GDP). Nos iniciados venceu Maurício Silva (CA Penafirme), o 2º foi Francisco Lima (CD Bombarral) e o 3º foi Hugo Tavares (Arneirense).
Nas juvenis o triunfo pertenceu a Leonor Reis, do Clube de Atletismo de Óbidos e nos rapazes foi Tiago Valente (CA Penafirme) seguido de Eduardo Silva (GA Casais do Vento).
Nos masters ganhou Ricardo Santos, pelo Grupo Desportivo e Popular do Chão Duro, depois José Passos, individual e o 3º foi José Oliveira (SFU Atouguia da Baleia)
A organização a cargo da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, com o apoio de Alcobaça, do Agrupamento de Escolas e Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto.
Leiria, 4-3-2019; Carlos Carmino (Diretor Técnico Regional da ADAL e Técnico Nacional de Marcha da FPA)