ADAL com 47 clubes e 1.252 atletas federados

  •  

Está a terminar a fase da época de pista coberta, relativa à temporada de 2018-19, e os dados estatísticos demonstram que a Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL) deverá superar os melhores registos de sempre no que se refere ao número de atletas e clubes federados. Estamos a meio da época desportiva e a ADAL apresenta já um recorde de número de clubes filiados, com 47 clubes (o ano passado eram 42 e 1.252 atletas (o recorde são 1.437 de 2009). É muito provável que no final da época a ADAL atinja um somatório de clubes muito próximo, ou até acima dos 50 clubes e um total de atletas próximo dos 1.500. Os objetivos da ADAL (com a dinâmica dos clubes atualmente filiados e mais alguns com os quais há contactos adiantados para fazerem parte desta família) será superar os 50 clubes e os 1.500 atletas, em 2020. Importa sempre que haja um conjunto de actividades (concentrações, estágios, competições, formação de treinadores) ao longo da época que vá ao encontro dos agentes desportivos da ADAL. É tudo isto que vai permitir aos atletas evoluírem e terem expetativas positivas de que poderão fazer uma boa formação integral, através do atletismo, e poderem ter expetativas de fazerem uma carreira desportiva que os possa levar a representar a seleção de Leiria. Para alguns, o objetivo será chegarem à seleção de Portugal.
O concelho que apresenta maior número de clubes e atletas federados na FPA/ADAL é Leiria, com 15 clubes e 569 atletas, na sua maioria dos escalões de formação (benjamins, infantis, iniciados e juvenis). A Juventude Vidigalense faz a diferença ao apresentar já nesta altura 252 atletas, na sua maioria jovens, conciliando muito bem a quantidade com a qualidade e apresentando equipas seniores capazes de subir ao pódios dos campeonatos nacionais de clubes. A JV apresenta ainda um equilíbrio no número de atletas por género, sendo 125 femininas e 127 masculinos. Uma agradável surpresa é o total de 70 atletas do Grupo Alegre e Unido da Bajouca, continuando a apostar na formação de jovens, sem deixar de oferecer aos seus associados seniores e masters a possibilidade de participarem nas provas do calendário competitivo da ADAL de estrada e de trail, principalmente. A ADCR do Bairro dos Anjos apresenta se com 60 federados, com 51 dos escalões de formação.
Segue se o concelho de Pombal com 7 coletividades, destacando se a Associação Acrobática de Pombal com 40 atletas, sendo 37 jovens. O Núcleo do Desporto Amador de Pombal volta a apostar forte na formação, filiando 26 jovens num total de 30 atletas.
O concelho de Alcobaça apresenta 6 clubes federados, com o CCRD Burinhosa a ser o mais representativo com 26. Na Marinha Grande o clube mais forte é o Clube Atletismo desta cidade com 74 filiados (57 jovens), dos quais 43 são do género feminino. O Clube de Atletismo Mónica Rosa vai já com 46 atletas, dos quais 39 pertencem às faixas etárias da formação.
No concelho da Nazaré o Clube de Atletismo desta vila está já com 44 jovens filiados, num total de 53 atletas. O concelho da Batalha tem inscritos o Atlético Clube de S. Mamede com 19 atletas, seno o Atlético da Batalha o que mais atletas apresenta, um total de 69, com 44 a pertencerem aos escalões de formação. Caldas da Rainha tem apenas a ACDR Arneirense com 39 atletas (32 da formação).
O concelho de Porto de Mós tem 3 clubes inscritos na FPA/ADAL, com a maior representatividade a pertencer ao Grupo Desportivo das Pedreiras, que vai já nos 31 atletas. O Clube Desportivo do Bombarral é o representante do concelho com o mesmo título e soma já 22 inscritos. Do concelho de Peniche é a Sociedade Filarmónica, que tem atualmente 15 inscritos. O Clube de Atletismo de Óbidos apresenta 16 federados.
O nordeste do distrito de Leiria é a área que se apresenta mais frágil, em termos de atletismo federado. O concelho de Ansião tem 5 jovens no Núcleo de Desporto e o Sport Benfica e Castanheira apenas um atleta. Os concelho mais do interior, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande nunca tiveram clubes e atletas federados, não que a ADAL não tenha desenvolvido contactos nesse sentido.
Na divisão por faixas etárias, os veteranos dominam claramente ao terem 357 atletas na ADAL/FPA, seguindo se os infantis (sub14) com 159 e os iniciados totalizam 155. A divisão em géneros está claramente favorável aos homens com 774 filiados, apresentando o género feminino apenas 478 inscritas. Um número que importa equilibrar, dando mais oportunidades às senhoras, já que a grande diferença está exatamente em seniores (25 senhoras e 91 homens) e acentuando se nos masters, onde os homens se apresentam fortemente representados com 293 inscritos e a senhoras se ficam pelos 64. O único escalão etários onde o género feminino é maioritário relativamente ao masculinos são as iniciadas, com mais 5 raparigas inscritas, num total de 80.
16-3-2019; Carlos Carmino – DTR da ADAL