Campeonato Distrital de Trail Longo

  •  

Disputou-se no passado dia 5 de março, na Barreira, o IV Trail Off Road da Barreira e em simultâneo o Campeonato Distrital de Trail Longo, numa organização conjunta entre a Associação Distrital de Atletismo de Leiria e o Clube de Atletismo da Barreira, que este ano bateu o recorde de participações com 350 atletas.

 

Em paralelo decorreu o Trail Curto com a distância de 15Km, onde participaram cerca de 160 atletas e numa vertente não competitiva a caminhada.

 

O trail longo, num percurso de 27Km e com cerca de 110 participantes, fez parte do Campeonato Distrital de Trail Longo da ADAL.

 

A partida teve lugar junto à igreja matriz da Barreira, num percurso delineado pela organização, fazendo-se maioritariamente por trilhos, num constante carrocel de subidas e descidas e passagem pelo Rio Lena.

 

Apesar da chuva e da lama, a natureza, o convívio e a camaradagem entre participantes e voluntários marcaram as provas, que foram feitas por atletas para atletas.

 

Com a decisão do Campeonato Distrital do Trail Longo em jogo, a competição foi bastante disputada pelos principais atletas da região que elevaram assim o nível competitivo da prova.

 

O vencedor e campeão distrital em séniores acabou por ser o atleta Diogo Baena, da Juventude Vidigalense, que completou a distancia em 2h11m39s, o segundo classificado foi Carlos Bárbara, individual, com mais 2m07s, e a fechar o pódio ficou Samuel Reis, do AC S. Mamede, com 2h47m50s.

 

Entre as atletas femininas, no escalão sénior, Patricia Carreira, da Juventude Vidigalense foi a vencedora gastando 2h48m25s, ficando na segunda posição a atleta Filipa Casimiro, do AC S. Mamede, com 3h15m40s. A fechar o pódio Carina Matias, do CA Barreira, ficou a 11m61s da atleta da Barreira.

 

Em masters, o campeão distrital foi o atleta da casa Nuno Dias, que completou a prova com 2h19m31s, seguido de Daniel Jaulino, do Grupo Alegre Unido Bajouca, com 2h25m25s, e em terceiro lugar ficou Germano Capela, atleta da casa também, com o tempo de 2h29m00s.

 

No setor feminino, em masters, a vencedora foi Salete Tavares, atleta da casa, primeira a cruzar a meta em 2h58m41m, seguida da Paula Falacho, atleta do Liz Runners, com 3h32m44s. A fechar o pódio ficou Ana Paula Santos, do CCRD Burinhosa, com 3h34m45s.

 

Coletivamente o Clube de Atletismo da Barreira sagrou-se campão distrital de trail longo.

 

No trail de 15km a luta foi intensa, ficando os três primeiros separados por 45s. Nuno Gonçalves (Runcrosstrail.com), venceu com 1h17m01s, ficando a segunda posição para Fábio Durão (Grupo de Atletismo da Caranguejeira), a apenas 11s, e António Silvino (AC S. Mamede) a 45s do vencedor.

 

Na competição feminina Anabela Remédios (AC S. Mamede) foi a vencedora gastando 1h35m59s. Denise Pereira (Runcrosstrail.com) ocupou a segunda posição com 1h39m51s e Carina Ferreira (Dolce Furadouro) fechou o pódio com 1h40m33s.

 

Coletivamente a equipa vencedora do trail curto foi a LIZ Runners, equipa de Trail da cidade de Leiria, que fez deslocar à Barreira 26 atletas ganhando, por isso, um prémio especial da organização.

 

Foi amplamente reconhecida a excelente qualidade do evento, com destaque para o percurso, marcações, apoio e organização em geral!

 

Sandra Faustino – 8.03.2017