Campeonato Distrital de Trail Curto

  •  

Realizou-se no passado dia 01 de abril, na localidade de Bajouca, o 1º Trail dos Moinhos da Bajouca, prova a contar para o Campeonato Distrital de Trail Curto.

Organizado pelo Grupo Alegre e Unido da Bajouca e com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, fizeram-se representar 13 clubes do distrito, com cerca de duas centenas de atletas inscritos, dos quais 30 eram jovens atletas que se fizeram aos trilhos num percurso mais curto.

À hora marcada os atletas estavam excitados e ansiosos por mostrarem as suas habilidades e capacidades físicas.

Depois de uma semana com chuva, no dia da prova fomos contemplados por um sol radioso, trilhos bem marcados e regulares, muita lama, passagem pelo rio, túneis para ajudarem a refrescar as ideias dos participantes e umas belas subidinhas.

Numa prova muito rápida, onde se demarcou o início a um ritmo alucinante, o que é sempre bom para esticar o pelotão, os atletas tiveram o privilégio de poder disfrutar do bonito parque do Pisão com as suas paisagens magníficas num ambiente alegre e bem-disposto, próprio de quem gosta de desporto. Para além dos brilhantes resultados que se apresentam, os atletas dignificaram o trail pelo comportamento e atitude que demonstraram ao longo da tarde, pela forma como encararam a sua prova e pelo incentivo e apoio que deram aos seus adversários.

O vencedor e campeão distrital em séniores de trail curto foi Diogo Baena, da Juventude Vidigalense, com o brilhante desempenho em 1h01m10s, seguido por Carlos Bárbara, atleta individual, com 1h03m02s e na terceira posição Licínio Silva, atleta da casa, com mais 45s.

Nas atletas femininas, o destaque vai para atleta Patrícia Carreira, campeã distrital no escalão sénior em representação da Juventude Vidigalense, que completou a distância com 1h16m23s; na segunda posição ficou a atleta Filipa Casimiro, do Atlético Clube de São Mamede, com o tempo total de 1h20m05s; e a fechar o pódio Diana Carreira, do Clube Veteranos do Lis, com 1h22m22s.

Em masters, o campão distrital foi o atleta Nuno Dias, do Clube de Atletismo da Barreira, que venceu com 1h02m01s, tendo ficado a apenas 51s do vencedor na classificação geral, seguido de Daniel Jaulino, atleta também da casa, e em terceiro lugar Bruno Silva, atleta individual, que completou a prova com 1h06m25s.

No setor feminino, em masters a vitória pertenceu a Cláudia Oliveira, atleta individual, que completou a distância com 1h24m28s, na segunda posição ficou Paula Gonçalves, dos Liz Runners, com 1h25m38s. A fechar o pódio ficou Carmen Almeida, do Clube Veteranos do Lis, com o tempo total de 1h31m50s.

A vitória coletiva no Distrital de Trail Curto foi para o clube da casa, Grupo Alegre e Unido da Bajouca, com o total de 28 pontos, seguido do Clube de Atletismo da Barreira, com 35 pontos, e a fechar o pódio ficou a Juventude Vidigalense, com 52 pontos.

A organização trabalhou em todos os pormenores para que o Trail dos Moinhos da Bajouca fosse memorável.

A todos os atletas os nossos parabéns pelos resultados obtidos bem como pelo modo como representaram o atletismo.

Sandra Faustino – 5.04.2017