30 anos ao serviço do atletismo do distrito de Leiria

  •  

No passado dia 30 de abril a Associação Distrital de Atletismo comemorou o seu 30º aniversário. Foram 30 anos de muitos sucessos e com muito trabalho para o conquistar, por parte de muitas equipas de trabalho, desde os dirigentes, aos juízes e, principalmente aos atletas que, ao longo destes 30 anos, representaram a seleção do distrito em tantas competições de âmbito nacional e regional. Todos contribuíram para o progresso e modernização do atletismo no distrito de Leiria. Como presidentes e líderes da ADAL registamos Alzira Monteiro, Aníbal Carvalho e António Reis, o atual presidente. São já mais de meia centena de atletas internacionais, de juízes conceituados e de dirigentes de grande competência. De um modo geral podemos afirmar que os clubes da ADAL têm evoluído nestas últimas duas décadas. Temos clubes que muito têm prestigiado o atletismo distrital. Destacamos a Juventude Vidigalense pela quantidade e qualidade de atletas, dos resultados desportivos individuais e coletivos e pela muito boa qualidade das suas organizações desportivas.

Estas últimas direções da ADAL recuperaram o circuito de meio fundo, correspondendo à expetativa de muitos “runners” e levaram a cabo o circuito de trails, fazendo com que mais clubes e praticantes de trail se associassem à ADAL. Foi ainda levado à prática a competição de caráter coletivo e de acordo com o que é mais adequado à faixa etária dos 7 aos 11 anos, os convívios jovens. A imagem da ADAL foi também melhorada. Tudo isto faz com que o atletismo distrital de Leiria seja hoje mais conhecido e mais apelativo.

No dia de aniversário, festejado no estádio municipal de Leiria, a ADAL concretizou alguns sonhos: ter um pórtico insuflável de meta, que pode ser disponibilizado aos nossos associados para enriquecerem as suas provas de estrada e trail; e dar a conhecer a nossa mascote o “TOCHAS”, de forma a afirmar a imagem da nossa Associação junto dos mais novos.

 

5-5-2017

Carlos Carmino