LEIRIENSES NO CAMPEONATO NACIONAL DE JUVENIS - ANTEVISÃO

  •  

 Amanhã e domingo, o estádio municipal de Abrantes vai ser palco do campeonato nacional de juvenis onde estão inscritos 10 dos clubes filiados na ADAL. A Juventude Vidigalense inscreveu os seus atletas num total de 68 provas (sendo o clube com maior número de inscrições), deixando antever a possibilidade de continuar na luta pelos lugares do pódio da classificação coletiva (masculina e feminina). A ACDR Arneirense tem 10 inscrições neste campeonato, o AC Vermoil (5), ADCR Bairro dos Anjos (3), o CA Marinha Grande (8), o CPR A do Barbas (2) o CP Paulo VI (1), GA Casais do Vento (2), o GAU Bajouca (1) e o GD Pedreiras (1).
Considerando as inscrições e os rankings recentemente divulgados pela Federação Portuguesa de Atletismo, são vários os leirienses com aspirações legítimas a subirem a um dos lugares do pódio deste campeonato nacional de juvenis. Vejamos:
Nos saltos deveremos ter vários jovens leirienses a serem medalhados. Começamos pelo salto com vara, onde Leiria tem um historial de medalhas impressionante. Em femininos Bárbara Mota (ACV) é a líder anual destacada com 3,40 metros, podendo assim ser considerada a principal candidata ao lugar mais alto do pódio deste campeonato. Na prova masculina João Albasini Nunes (JV) apresenta se com a 3ª melhor marca dos inscritos com 3,75 metros. Francisco Ribeiro (CAMG), com 3,35 metros apresenta se com a 5ª marca. No triplo salto feminino Eduarda Ferreira (JV) tem a 2ª melhor marca com 11,96 metros, seguida de Maria Esteves (CAMG) e de Juliana Brites (JV) com 11,73 e 11,41 metros, respetivamente. Eduarda e Juliana são ainda das melhores portuguesas no comprimento. Eduarda é ainda candidata ao pódio na altura com um dos melhores saltos do ano a 1,53 metro. São “argumentos” mais que suficientes para serem candidatas aos lugares cimeiros destas provas. Também nos rapazes os representantes da Juventude Vidigalense têm fortes probabilidades de ganhar medalhas. André Pimenta e Rodrigo Agostinho estão inscritos com a 1ª e 3ª melhor marcas. André apresenta se com 6,79 metros neste campeonato e Rodrigo com 6,77, marca que é recorde nacional de iniciados e lhe deu a vitória na final nacional do torneio olímpico jovem, título que renovou este ano já como juvenil. André é ainda um dos melhores saltadores em altura portugueses do seu escalão etário, com 1,90 metro.
Na marcha atlética Joana Pontes (GACV) tem a 2ª melhor marca nacional, com 25m37s17cs, performance com que venceu recentemente o olímpico jovem nacional e é, claramente, uma candidata ao lugar cimeiro deste pódio nacional.
Nas competições de velocidade com barreiras há perspetivas de lugares cimeiros para dois leirienses da Juventude Vidigalense. Começamos pelos 300 metros masculinos, onde João Albasini Nunes se apresenta com a 5ª marca do ranking em 40.73 segundos. Depois Juliana Brites que é uma das melhores portuguesas, da sua idade, nos 300 e nos 100 metros barreiras.
Na velocidade a melhor representante de Leiria deverá ser Carina Silva (Arneirense) que deverá terminar nos melhores lugares nos 100, 200 e 300 metros. Rodrigo Agostinho é ainda um dos melhores corredores de 100 metros da sua idade.
Em lançamentos as representantes do distrito de Leiria, mais concretamente da Juventude Vidigalense, deverão conseguir várias medalhas. Em relação ao lançamento do martelo, Micaela Sereno e Inês Carreira ocupam os lugares cimeiros com 43,05 e 38,36 metros, respetivamente. No peso Micaela apresenta se com o 2º melhor registo, com 13,96 metros e Inês tem a 4ª melhor performance das inscritas com 13,56 metros, que lhe permitiram vencer o olímpico jovem nacional. No lançamento do martelo para as raparigas, os 49,81 metros, de Laura Monteiro com a 2ª melhor marca das inscritas. No dardo Inês Carreira apresenta se com 38,77 metros, que lhe permitiram triunfar recentemente no torneio olímpico jovem nacional, sendo a 2ª marca do ranking nacional, até ao presente momento.
23-06-2017; Carlos Carmino (DTR da ADAL)