EQUIPA FEMININA DA JUVENTUDE VIDIGALENSE SAGRA SE CAMPEÃ NACIONAL DE JUVENIS

  •  

Realizaram se em Abrantes, durante o passado fim de semana, os campeonatos nacionais de juvenis (femininos e masculinos) com a participação de 9 dos clubes filiados na ADAL que apresentaram um total de 43 atletas (10 clubes e 55 atletas em 2016). A equipa feminina da Juventude Vidigalense, mesmo desfalcada, sagrou se campeã nacional, evidenciando uma grande supremacia sobre todos os demais clubes. As raparigas da Juventude Vidigalense totalizaram 157 pontos (176,5 no ano anterior em que foram vice campeãs e 139 em 2015). No 2º lugar ficou o Sport Lisboa e Benfica com 89, seguindo se o Clube Oriental de Pechão e o Sporting Clube de Portugal com 77 e 73 pontos, respetivamente. A equipa masculina deste clube de Leiria foi a 4ª melhor nacional com 67 pontos, numa tabela com 82 equipas classificadas.
Considerando os restantes clubes do distrito de Leiria, a equipa feminina do Clube Atletismo de Marinha Grande ocupou a 14ª posição, ao somar 31 pontos, a do ACDR Arneirense foi a 18ª com 28, a do Atlético Clube de Vermoil foi 32ª com 21, a do GA Casais do Vento conseguiu o 38º lugar e a da ACDR Bairro dos Anjos foi 69ª com 4 pontos. Nos rapazes a ACDR Arneirense conseguiu o 52º lugar, com 10 pontos, a do GAU Bajouca foi a 68ª e a do GD Pedreira conquistou 2 pontos, que lhe permitiram ser 77ª, numa classificação com um total de 80 equipas a pontuar.
No plano individual os atletas dos clubes do distrito de Leiria somaram 14 medalhas ao longo das duas jornadas destes campeonatos. Em comparação com os anos anteriores referimos que o ano passado foram 12 e em 2015 foram 19 as medalhas conquistadas pelos leirienses. Este ano não foi possível aos jovens do distrito de Leiria conquistarem mais títulos e medalhas pelo facto de haver alguns atletas/estudantes com essa possibilidade a participarem em competições internacionais do Desporto Escolar.
Na primeira jornada, realizado na tarde de sábado, os campeões nacionais pelos clubes da ADAL foram a lançadora Micaela Sereno (JV), ao arremessar o disco (1kg) a 40,46 metros e a marchadora do GA Casais do Vento, Joana Pontes, que percorreu os 5.000 metros em 25:40.73 minutos. Ambas as atletas tinham ganho estas mesmas provas na final do Torneio Olímpico Jovem Nacional realizado em Braga, no início do presente mês. Micaela renovou ainda o título conquistado o ano passado e no 2º dia de provas somou mais uma medalha ao seu já extenso palmarés, ao ser a 3ª no lançamento do peso, arremessando a 12,44 metros. Também no segundo dia de provas foi a vez da saltadora Eduarda Ferreira (JV) confirmar o seu favoritismo no triplo, triunfando com 12,28 metros, com vento regulamentar, recorde distrital e marca de referência para o FOJE (festival olímpico da juventude europeia). Eduarda conseguiu ainda mais duas medalhas. A de prata no comprimento com 5,54 metros (+2.2 m/s) e a de bronze no salto em altura, ao superar a fasquia a 1,55 metro. A equipa masculina da Juventude Vidigalense voltou a vencer a estafeta Medley, tal como o ano passado, desta vez em 2m07s62cs, apresentando Diogo Meneses, Eduardo Gaspar, João Calhau e Rodrigo Agostinho.
Medalhas de prata para Rodrigo Agostinho (JV) no salto em comprimento com 7,06 metros, com vento anti regulamentar. O recordista nacional de iniciados desta disciplina atlética, já em 2016 tinha sido vice campeão nacional. O colega de clube, André Pimenta, foi 3º classificado com 6,95 metros regulamentares. A velocista da ACDR Arneirense, Carina Silva, para além do 2º lugar nos 100 metros, em 12.37 segundos, foi ainda a 5ª melhor nos 200 metros com 25.78 segundos. Dando continuidade às boas “fornadas” de velocistas do sul do distrito, particularmente do Arneirense, agora pela competência do treinador Carlos Matos, David Martinho foi 3º nos 100 metros, que percorreu em 11.06 segundos. Mantendo a tradição das equipas leirienses em ganharem medalhas em campeonatos nacionais, a equipa feminina da Juventude Vidigalense foi 2ª nos 4x100 metros, com um quarteto formado por Mafalda Pires, Sarta Sani, Alina Humenyuk e Carina Silva, terminando em 51.27 segundos.
No salto com vara Leiria não conseguiu resultados tão bons como em anos anteriores. A única medalha neste campeonato foi a de Bárbara Mota (AC Vermoil) que, ao superar os 2,76 metros, foi 2ª classificada. Bárbara, que ano passado se tinha se sagrado campeã nacional com 3,15 metros, já este ano transpôs a fasquia a 3,30 metros no dia em que conquistou o título nacional em pista coberta. Já com um currículo invejável, Juliana Brites (JV) ganhou mais uma medalha, ao ser a 3ª melhor, na final dos 100 metros barreiras, com 15.30 (vento contra 1.3m/s).
Relembramos que no próximo sábado, em Ávila, Leiria estará representada na seleção nacional de juvenis ao torneio Ibérico com Joana Pontes (GACV), Inês Carreira, Eduarda Ferreira, Laura Monteiro, Micaela Sereno, André Pimenta, da Juventude Vidigalense e Bárbara Mota (ACV).
26-06-2017; Carlos Carmino (DTR da ADAL).