Rui Pinto e Cláudia Pereira vencem 35.ª Prova do Bodo

  •  

A 35ª Prova do Bodo de 2017, realizada no passado sábado, manteve o nível dos anos anteriores com 539 atletas a concluir os 10Km e ainda 71 a chegarem ao final nos 3Km da Corrida das Farturas.
O vencedor da classificação geral foi o benfiquista Rui Pinto, em 30.11 minutos, renovando a vitória do ano passado, exatamente com o mesmo tempo. Na 2ª posição ficou Bruno Paixão (individual) a 2 segundos e o 3º lugar foi para Tiago Costa (SLB) em 30.25 minutos. A classificação geral feminina foi liderada por Cláudia Pereira (GDF Running) com 35m17s, seguida de Emilia Pisoeiro (individual) a 10 segundos e de Marisa Barros (SC Salgueiros) com 35m39s. Coletivamente o Atlético Clube de Vermoil foi o vencedor com 197 pontos, o Sporting Clube de Portugal ocupou o 2º lugar com 330 e o 3º classificado foi o Grupo de Atletismo da Caranguejeira, que somou 352 pontos.
Continuamos a assistir à participação de um grande número de clubes do distrito de Leiria, continuando a fazer desta corrida uma das mais conceituadas da região e no país. O concelho de Pombal continua a registar progressos quantitativos e qualitativos neste modelo de competições. Nos 3 melhores masculinos federados no distrito de Leiria, estão dois representantes do Atlético Clube de Vermoil. O melhor foi Bruno Gaspar (10º da classificação geral) com 32.29 minutos, depois André Reis, em representação do Grupo de Atletismo da Caranguejeira, com 34.35 e João Ferreira em 34m37s. Bruno Gaspar foi também o melhor atleta do concelho de Pombal, seguido de João Ferreira e de Miguel Ângelo, todos do AC Vermoil. Nas senhoras as melhores do distrito foram Emília Pisoeiro (2ª na geral), seguindo-se Deonilde Costa e Ana Matias, ambas pelo Atlético Clube de Vermoil. Deonilde Costa e Ana Carolina foram igualmente 2ª e 3ª melhores do concelho de Pombal. A melhor foi Manuela Martins, atualmente a representar o Maratona Clube de Portugal, com 38.41 minutos.
No escalão de seniores masculinos os três primeiros foram Rui Pinto (SLB), Bruno Paixão (Individual) e Tiago Costa (SLB) e nas senhoras foram Cláudia Pereira (GDF Running), Emília Pisoeiro (Individual) e Susana Cunha (Linda a Pastora SC). Marisa Barros, do Sport Comércio e Salgueiros saiu vitoriosa em Masters F35 com 34m56s, seguida de Ana Pescandinha, do Peniche a Correr, com 45m36s e de Clara Miguel, dos Cavalinhos Runners, em 46.16 minutos. A 4ª classificada é de Pombal, Liliana Neves (CV Lis), tendo concluído 35 atletas. Nos Masters M35, os 3 primeiros foram Ricardo Camison (individual), Licínio Pimentel (Sporting CP) e Mário Fonseca (CDC Navais), respetivamente em 30.11, 31.06 e 33.17 minutos.
Em master F35 Marisa Barros (SC Salgueiros) foi a vencedora, seguindo-se Sandra Teixeira (Sporting CP) e Blandina Lourenço (ACV). Em M35 ganhou José Moreira (SCP), no 2º lugar ficou Bruno Gaspar (ACV) e o 3º foi Manuel Belinha (GD S. Paio de Oleiros).
Em Masters F40 as 3 melhores foram Vanda Ribeiro, do GRECAS de Vagos, seguida de Tetyana Vakulyuk, do Caracol Trail Team, e de Deonilde Costa (ACV). Nos masculinos os 3 primeiros M40 foram Licínio Pimentel (SCP), e depois João Pereira e Rui Lopes, ambos dos Peregrinos de Coimbra. Nos Masters M45 ocuparam o pódio Gil Ferreira (RD Águeda), Miguel Ângelo (ACV) e Messias Dias (Individual). Em M50 os 3 melhores foram Fernando Matos (GCA Donas), Mário Silva (SST S. João da Madeira) e José Fernandes do GD 3 Santos Populares. Em Masters M55 o vencedor foi Tozé Velha (GD 3 Santos Populares), seguindo-se António Poeiras (ID Vieirense) e João Gomes (CR Amieirinhense). Nos M60 ocuparam os 3 lugares do pódio Álvaro Pereira (Peregrinos de Coimbra), José Monteiro, do LGDC Banco de Portugal e Manuel Fernandes, do ACRM Silveirinha e Claras.
Na Corrida das Farturas de 2017, na distância de 3Km, chegaram ao final 71 atletas. O vencedor foi André Ferreira, do CPT Sobral de Ceira, e a melhor foi Ana Pedrosa, do Atlético Clube de Vermoil.


01-08-2017; Carlos Carmino (DTR da ADAL)