3ª Légua do Pedrógão e Caminhada da Família

  •  

Realizou se na manhã do passado domingo, a 3ª Légua da Praia do Pedrógão, prova de atletismo disputada no areal desta praia do concelho de Leiria e com um cariz social a favor da Cáritas Leiria-Fátima. A organização foi da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, que contou com o apoio do Município de Leiria (Arena do Desporto) e com o apoio do Aki e da 94FM. Participaram nesta prova um total de 126 atletas, dos escalões de juvenis até masters M60. Em paralelo realizou se a Caminhada da Família que contou com mais de uma centena de cidadãos. Os padrinhos deste evento foram duas personalidades importantes do atletismo distrital e nacional. Mário Soares, que iniciou a prática atlética no GRAP – Pousos e foi um dos melhores meio fundistas da região e Vânia Silva, que começou como corredora no CA Marinha Grande e foi a primeira atleta olímpica do distrito de Leiria, ao participar no lançamento do martelo, nos JO de Atenas2004.

Em juvenis a vitória coube a Beatriz Francisco, em representação da Juventude Vidigalense, seguindo se as atletas do Industrial Desportivo Vieirense, Érica Lavos e Maria Henriques. Nas juniores a vencedora foi Maria Domingues, pelo Bairro dos Anjos, na 2ª posição ficou Beatriz Oliveira (JV) e a 3ª foi Adriana Coelho (IDV). Nas seniores a melhor foi Carla Cantante, do Clube SEM e depois Sónia Barreiros (IDV). Em senhoras Masters F40 Salete Tavares, do Clube de Atletismo da Barreira superiorizou se a Dionilde Costa, do Atlético Clube de Vermoil e a Raquel Pedro (JV). Em F45 supremacia para Dulcinea Silva (GAC) sobre Sandra Faustino (JV) e Helena Henriques (IDV).
Em seniores masculinos triunfo de André Reis, do Grupo de Atletismo da Caranguejeira, Diogo Baena (JV foi o 2º classificado e Fábio Durão (GAC) chegou na 3ª posição. Nos homens Masters M35 ganhou Nataniel Lopes (JV) seguido de Luís Gomes (GAC) e de Virgílio Bastos, do Clube Recreativo Amieirinhense. Em M40 Américo Pinho, do Escapães sagrou se vencedor, no 2º lugar ficou Dinis Oliveira, da Casa do Benfica em Castelo Branco e depois Jorge Aires (CAB). Nos M45 Orlando Pires, do ARSM/Poiares Trail, superiorizou se a João Domingo (IDV) e a Mário Henriques (ACV). Em M50 os três melhores foram, por esta ordem, António Ferreira (Individual), António Francisco (GAC) e Carlos Simões (IDV). No escalão M55 venceu António Poeira (IDV), na 2ª posição ficou João Gomes (CRA) e 3º foi Leonido Afonso (CB Castelo Branco). E nos M60 Licínio Pereira (IDV), que recentemente se sagrou campeão da europa nos 10.000 metros, nesta faixa etária, foi o vencedor e nos lugares seguintes ficaram António Alves (Clube SEM) e Arsénio Fernandes, da Associação Recreativa de S. Miguel.
Na classificação coletiva o Grupo de Atletismo da Caranguejeira somou 19 pontos, marcando supremacia sobre o Industrial Desportivo Vieirense, que totalizou 56. Na 3ª posição ficou a Juventude Vidigalense com 111 pontos.
14-08-2017; Carlos Carmino (DTR da ADAL)