Prova Mestre de Avis na Batalha com participação recorde

  •  

A carismática Prova Mestre de Avis, realizada na manhã do dia 15 de agosto de 2017, a ligar o local onde se realizou a batalha de Aljubarrota ao mosteiro da Batalha, voltou a registar um número recorde de participantes. Foram 295 atletas a concluir, mais 29 que em 2016. A vitória pertenceu a Pedro Arsénio, do Beja Atlético Clube, seguindo-se Filipe Rosa, em representação da ADR Águas Belas, e Carlos Silva, do GDR Reboleira. Estes 3 atletas, para além de serem os três primeiros da classificação geral, foram ainda os três melhores do escalão sénior. Nas senhoras venceu Emilia Pisoeiro (EA Emilia Pisoeiro), na 2ª posição ficou Susana Cunha (Linda-a-Pastora SC) e na 3ª ficou Margarida Dionísio (ACR Sra. Desterro-NAPO), sendo igualmente as três melhores da faixa etária sénior.
Em juniores masculinos os três melhores, por esta ordem, foram Tomás Estevães (CA Barreira), Marcelo Silva (GD S. Paio de Oleiros) e Filipe Gonçalves, da Casa do Benfica em Abrantes. Nas juniores as três primeiras foram Carolina Serra, da Escola de Triatlo de Torres Novas, seguida de Vera Lúcia e Carolina Marques, ambas pela Casa do Benfica em Abrantes.
A organização proporcionou prémios aos três primeiros dos escalões masters desde a faixa etária dos 35 anos até aos 60 anos. Nas senhoras a melhor Masters F35 foi Clarisse Cruz, 2ª posição para Ana Petinga, ambas como individuais, e a 3ª foi Sofia Ligeiro, do Atlético Clube da Batalha. Nas F40 saiu vitoriosa Vanda Ribeiro, do GRECAS de Vagos, classificando-se a seguir Ivone Vieira (Os Tolinhos) e Elisabete Pragosa (Individual). Em F45 ocuparam as primeiras posições, Rosa Silva (Ligeirinhos), Paula Rodrigues (CB Abrantes) e Isabel Santos (Federação da Família para a Paz Mundial e Unificação). Nas F50 Maria Lucas, do CCD “O Alvitejo”, foi a melhor e nos lugares seguintes classificaram-se as representantes da Juventude Vidigalense Tina Silva e Rosália Rosa. Em F55 saiu vitoriosa Carolina Feliz, da União FCI de Tomar, posicionando-se nos lugares seguintes Deolinda Silva (Ligeirinhos) e Ângela Gomes (AC Batalha). Nas F60 venceu a batalhense Maria Pereira (ACB), seguida de Mercedes Fonseca (Individual) e Fátima Abreu (FFPMU).
Em Masters masculinos houve igualmente uma sub divisão com classificações e prémios aos três melhores, desde a faixa etária dos 35 anos até aos 60 anos e mais. Nos M35 Bruno Gaspar, representando o Atlético Clube de Vermoil, conquistou a 1ª posição, Luís Martins, pelo GDR das Figueiras foi 2º e Tiago Marques, da Casa do Benfica em Castelo Branco foi o 3º melhor. Em M40 foi Luís Rações (Ingleses FC) o mais rápido, seguindo-se Luís Parrochinha (CD Ribeirense) e David Fernandes (Boa Vista do Pico – Açores). Nos M45 triunfou João Vaz, do CCD “O Alvitejo”, ocupando os lugares seguintes Júlio Finote, do GDR Manique de Cima, e Paulo Carvalho (FFPMU). Em M50 Paulo Ferreira (CB Abrantes) conquistou a vitória, seguido de Fernando Alves e António Ferreira, que participaram a título individual. No escalão M55 António Poeiras, do Industrial Desportivo Vieirense, chegou na 1ª posição, Artino Mota, do Boa Vista do Pico – Açores, ocupou a 2ª posição e José Silva, da CB Abrantes, concluiu no 3º posto. Por fim, nos M60, António Alves, do Clube SEM foi o grande vencedor, com Vítor Gomes, do CCD “O Alvitejo” e Carlos Duro, pela ADR Águas Belas a terminarem nos lugares seguintes.

16-08-2017; Carlos Carmino (DTR da ADAL)