Campeonato Nacionais de Marcha em estrada - 35 e 50Km e provas jovens

  •  

Os campeonatos nacionais de marcha em estrada de 35 e 50Km, realizados na manhã do passado domingo, dia 7 de janeiro, foram um enorme sucesso desportivo e organizativo. Estão de PARABÉNS a Federação Portuguesa de Atletismo, o Município de Porto de Mós e a Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL). Estes campeonatos contaram com a presença de 6 atletas olímpicos e ainda mais de uma dezena de internacionais. Destaco ainda a boa adesão dos clubes da ADAL nas provas de promoção, destinadas aos mais jovens.
Os campeões nacionais de 35Km foram os olímpicos João Vieira, do Sporting Clube de Portugal e Inês Henriques, do Clube de Natação de Rio Maior, que superou o seu recorde nacional, fixando o agora em 2h45m51s. A vitória coletiva pertenceu ao Sport Lisboa e Benfica com 9 pontos, com Miguel Carvalho, Miguel Rodrigues e Pedro Isidro. O Centro de Atletismo de Seia sagrou se vice campeão nacional com 29 pontos. O pódio feminino ficou completo com Mara Ribeiro (SL Benfica) e Sandra Silva, do Clube de Futebol Oliveira do Douro, em 3:02.29 e 3:28.21 horas. A espanhola Maria Dolores Marcos terminou a 35 voltas ao circuito de Porto de Mós em 3:10.14 horas.
Nos 50Km os campeões nacionais passam a ser Sandra Silva (CF Oliveira do Douro), com 5:08.13 horas e Pedro Isidro (SL Benfica) com 4:11.25 horas, que representou Portugal nesta mesma prova nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Conseguiram, nestes campeonatos, fazer as marcas de qualificação apresentadas pela Federação Portuguesa de Atletismo, para o campeonato do mundo de nações, João Vieira (SCP), Inês Henriques (CNRM), Miguel Carvalho (SLB), Miguel Rodrigues (SLB). Também Joana Pontes, do Grupo de Amigos de Casais do Vento (concelho de Alvaiázere) conseguiu fazer a marca proposta pela FPA para os 10Km da prova júnior.
Os atletas da ADAL aproveitaram bem a oportunidade para conseguirem alcançar medalhas e alguns melhorarem os seus recordes pessoais. Nos 50Km Cristiano António, da Juventude Vidigalense, sagrou se vice campeão nacional, com o seu melhor registo de sempre, com 4h39m36s (4:40.28 em 2014), com Luís Silva, do Leiria Marcha Atlética, a ser medalha de bronze, concluindo em 4:44.11 horas. Em femininos o distrito de Leiria não está ainda representado nem nos 50, nem nos 35Km. Nesta última distância, em masculinos, Cristiano conseguiu o 7º lugar, passando em 3:04.53 horas e Luís Silva foi 9º em 3:14.36.
Na prova extra de 10Km para juniores femininos Joana Pontes, do Grupo de Amigos de Casais do Vento, terminou em 50.27 minutos, marca que lhe confere a qualificação para o campeonato do mundo de juniores que se irá realizar em julho, na cidade finlandesa de Tampere. Já no passado dia 27 de dezembro Joana tinha conseguido a qualificação para o campeonato do mundo de nações, que terá como palco a cidade chinesa de Taicang, estando agendado para 5 e 6 de maio. A colega de clube, Catarina Costa foi a vencedora dos 5Km, percorridos em recorde pessoal com 29.14 minutos. Estas são algumas das jovens que se apresentam como a face da renovação da marcha atlética leiriense.
Mas há ainda bastante mais a assinalar, no que se refere à participação e renovação da marcha atlética leiriense. Nas provas para benjamins, infantis e iniciados, com um total de 35 presenças, os clubes da ADAL apresentaram um total de 20 atletas. Foram eles o Centro Popular e Recreativo de A do Barbas (3), A Sociedade Filarmónica União de Atouguia da Baleia (4), a Juventude Vidigalense (7), o Clube Atletismo de Marinha Grande (1) e o Grupo Desportivo das Pedreiras (5).
Em benjamins assinalamos a participação de Camila Patraboy (JV), Carina Marto (GDP), Alicia Silva (CPRAB), Rafael Neto (SFUAB) e Miguel Ferreira (CPRAB). Em infantis femininos a melhor dos clubes da ADAL foi Elisângela Codinha (SFUAB), que percorreu uma volta ao circuito (Km) em 5.25 minutos, seguindo se Mariana Santos (GDP). Participaram ainda Dorisa Silva (CPRAB), Anastacia Patraboy (JV), Erica Leal (GDP) e Laura Baltazar (JV). Nos rapazes desta faixa etária o melhor do distrito de Leiria foi Eduardo Camarate (JV) na 4ª posição, com 5.41 minutos, no lugar seguinte ficou o colega de clube Leonardo Jacinto, com mais 18 segundos. Presença ainda de Guilherme Santos (GDP), David Gregório (JV) e Dinis Santos (JV). Nos iniciados a distância a percorrer foi de 2Km, com Gustavo Gomes (CAMG) a sair vitorioso em 10.37 minutos. Nas raparigas das mesmas idades a melhor da região foi a portomosense Constança Silva (GDP), no 3º posto. Na 5ª, 6ª e 7ª posições chegaram Beatriz Castanheira (SFUAB), Beatriz Santos (GDP) e Ana Marta Castanheira (SFUAB).
9-1-2018; Carlos Carmino – DTR da ADAL