Campeonato Nacional de Juvenis - Antevisão

  •  

Pombal (Expocentro) vai ser o palco do campeonato nacional de juvenis ao longo deste fim de semana, com o distrito de Leiria a estar significativamente representado em quantidade e qualidade. São vários os clubes filiados na ADAL com possibilidades de alcançarem boas classificações individuais nestes campeonatos, com maior destaque para a Juventude Vidigalense e o Clube Atletismo de Marinha Grande. Na luta coletiva a Juventude Vidigalense deverá estar nos pódios coletivos em ambos os géneros (feminino e masculino), depois de conquistar os títulos distritais.
A equipa feminina da Juventude Vidigalense, tem na saltadora Eduarda Ferreira a sua representante com maior relevo. Eduarda, a campeã de Leiria dos saltos horizontais, apresenta-se nesta competição com a melhor marca do triplo, com 12,28 metros, e no comprimento com 5,52 metros. Eduarda está ainda inscrita nos 60 metros barreiras, onde se sagrou igualmente campeã distrital, com o 4º melhor registo entre as 18 concorrentes e com a 5ª melhor performance nas provas combinadas (pentatlo). No lançamento do peso a Juventude Vidigalense inscreveu Laura Monteiro com 11,38 metros (4ª melhor marca) e Camila Carreira, a campeã distrital com 11,31 metros, que detém o 5º melhor lançamento das inscritas. O rapaz com maiores possibilidades na luta pelas medalhas deste campeonato é o internacional André Pimenta, que está inscrito nas provas combinadas (heptatlo) com o segundo melhor somatório e com fortes possibilidades de poder vir a ser selecionado para representar Portugal, uma vez mais. Nas estafetas de 4x200 metros é sempre de esperar bons resultados de ambas as equipas da Juventude Vidigalense (feminina e masculina).
A ACDR Arneirense tem em David Martinho e Carina Silva dois representantes de grande nível. David apresenta-se com a melhor performance nos 60 metros, em 7.17 segundos, tendo ainda o 7º melhor registos aos 200 metros com 23.16 segundos. Ele é o campeão de Leiria destas duas provas. Carina terá mais hipóteses de medalhas nos 300 e nos 200 metros, onde se inscreveu com 41.66 (3ª melhor marca) e com 25.55 segundos (4ª melhor), respetivamente. Ela é a campeã distrital dos 200 e dos 60 metros, apresentando se ainda nesta última distância inscrita com o 7º melhor registo, em 8.04 segundos.
O Clube Atletismo de Marinha Grande apresenta se neste campeonatos nacionais com fortes possibilidades de ganhar medalhas. Em masculinos Rodrigo Agostinho é um dos candidatos ao pódio no salto em comprimento, estando inscrito com 6,95 metros, alcançados na época passada. Rodrigo apresenta se ainda na lista de inscritos dos 200 metros com 23.11 segundos, a sexta melhor marca entre os 14 participantes. Em femininos Maria Esteves apresenta se com o segundo melhor registo das inscritas no triplo salto, com 11,73 metros, tendo ainda a terceira melhor performance no comprimento, com 5,40 metros, logo seguida da sua colega de clube, Maria Inês Teixeira, com 5,37 metros.
O Clube de Atletismo de Óbidos estará representado pela campeã distrital dos 1.500 metros, Sofia Duarte, que está igualmente inscrita nos 800 metros. Nos 3.000 metros femininos o Atlético Clube da Batalha marca presença pela primeira vez em campeonatos nacionais através de Joana Bagagem, a campeã distrital em 12:04.50 minutos. O Grupo de Amigos de Casais do Vento tem em Catarina Costa a sua representante para os 3.000 metros marcha.
O Atlético Clube de Vermoil inscreveu-se nestes campeonatos com a sua equipa masculina, na estafeta 4x200 metros.
12-01-2017; Carlos Carmino (DTR da ADAL)