Campeonatos Nacionais de Juvenis

  •  

Nos campeonatos nacionais de juvenis em pista coberta, realizados no passado fim de semana, em Pombal (expocentro) a Associação Distrital de Atletismo de Leiria esteve representada por 6 dos seus clubes filiados. O maior destaque vai para o Clube Atletismo de Marinha Grande e para a Juventude Vidigalense e ACDR Arneirense, que conseguiram um total de 10 subidas ao pódio.
O CA Marinha Grande conquistou 4 títulos nacionais. A saltadora Maria Esteves venceu o comprimento na 1ª jornada, com 5,47 metros e no 2º dia o triplo com 12,16 metros. Também Rodrigo Agostinho se sagrou campeão nacional no salto em comprimento, justificando o favoritismo, e pulando até aos 6,72 metros. Rodrigo conseguiu ainda o 5º lugar em 23.33 segundos. A estafeta masculina de 4x200 metros do Clube Atletismo de Marinha Grande conseguiu a vitória em 1:36.45 minutos, alinhando com Márcio Alves, Rodrigo Agostinho, Francisco Vilhena e Pedro Lameiras. No salto em comprimento feminino, Maria Inês Teixeira (CAMG) conseguiu 5,15 metros, que lhe permitiram alcançr a 5ª posição. Inês somou ainda o 6º lugar na final dos 60 metros barreiras, em 9.69 segundos. Foram, sem dúvida, uns excelentes campeonatos (feminino e masculino) para as cores marinhenses.
A ACDR Arneirense apresentou apenas David Martinho, que venceu a final dos 60 metros em 7.14 segundos. David foi ainda o 4º melhor nas séries de 200 metros gastando 23.26 segundos na volta à pista.
Na classificação coletiva, com o rigor do atual regulamento, só a equipa feminina da Juventude Vidigalense conseguiu o 2º lugar coletivo através equipa feminina somando 63 pontos. Foram uns campeonatos mais discretos que o habitual para as cores dos leirienses, que mesmo assim tiveram Eduarda Ferreira e André Pimenta a subir ao pódio. A saltadora Eduarda foi 2ª no triplo, com 11,77 metros e 3ª no comprimento, com 5,32 metros e conseguindo ainda ser 5ª nos 60 metros barreiras, com 9.65 segundos. André foi 3º no heptatlo, onde somou 3.733 pontos, apesar do zero no salto em comprimento. André poderá assim manter as esperanças de ser convocado para o Espanha – Portugal.
A Juventude Vidigalense conseguiu ainda ter duas lançadoras nas 8 melhores do peso. Camila Carreira foi 6ª com 10,88 metros e Laura Monteiro 8ª com 10,24 metros. Nos 60 metros Mafalda Pires (JV) foi a 7ª melhor na final dos 60 metros, percorridos em 8.20 segundos. Igualmente no 7º posto desta corrida, mas em masculinos, ficou João Calhau (JV) em 7.42 segundos.
Para Leiria a tradição ainda é o que era nas estafetas e, mais uma vez, foram várias as equipas do distrito de Leiria a serem medalhadas na única distância das estafetas, os 4x200 metros. Para além do título nacional da equipa masculina do CA Marinha Grande, já referido anteriormente, há ainda a considerar o 2º posto do quarteto da Juventude Vidigalense, em 1:37.72 minutos, e apresentando João Calhau, Diogo Pereira, Diogo Meneses e Paulo Castro.
A equipa feminina da Juventude Vidigalense conseguiu a medalha de bronze com Érica Mendes, Mafalda Pires, Inês Santos e Sarta Sani, terminando as 4 voltas à pista em 1:53.87 minutos.
No próximo fim de semana realizar se ão os campeonatos nacionais de juniores continuando a ser Pombal o palco das competições nacionais. Oportunidade para os melhores juniores do distrito de Leiria mostrarem o seu valor atlético no panorama nacional.
15-01-2018; Carlos Carmino (DTR da ADAL)