Leirienses ganham medalhas nos campeonatos nacionais de marcha em estrada

  •  

A participação leiriense no campeonato nacional de marcha em estrada, realizado na manhã do passado domingo, na Quarteira, revelou se bastante positiva, destacando Joana Pontes e Hélder Santos, por se sagrarem vice campeões nacionais. Em master (M45) Luís Silva conseguiu o único título nacional para os atletas do distrito de Leiria.
O Grupo de Amigos de Casais do Vento esteve muito bem representado nestes campeonatos por Joana Pontes, que conquista mais uma medalha nacional. Joana terminou as 10 voltas ao circuito de 1Km, deste nacional de juniores, em 50.38 minutos, voltando a superar o mínimo que lhe dá acesso aos campeonatos do mundo de nações (Taicang, maio de 2018) e de juniores (Tampere, julho de 2018). Em juvenis femininos Catarina Costa (GACV) concluiu a sua prova de 5Km em 29.19 minutos, terminando na 8ª posição.
O Leiria Marcha Atlética Clube fez se representar nestes campeonato por Luís Silva e Hélder Santos. Luís subiu ao mais alto lugar do pódio em masters M45, tendo percorrido os 10Km em 49.52 minutos. Hélder assumiu se como vice campeão nacional de sub-23, em 20Km, ao ser cronometrado em 1h33m30s, ainda longe do seu recorde e distrital de 1h27, quando foi o 14º classificado no campeonato da Europa desta faixa etária, no verão passado.
A Juventude Vidigalense apresentou Kristina Saltanovic e Cristiano António nos 20Km. Kristina foi 3ª classificada com 1h36m29s, não tendo direito a medalha por ser lituana. Cristiano foi o 7º melhor com 1h34m47s, regressando gradualmente ao seu melhor nível. Cristiano, que no mês passado foi vice campeão nacional nos 50Km, irá continuar a sua preparação rumo aos 50Km do nacional de Espanha, a ter lugar no próximo dia 25 do corrente mês.
Em fase de renovação, Leiria apresentou apenas Andreia Carvalho (GACV) no torneio nacional marchador jovem. Andreia foi a 2ª melhor nacional, ao percorrer os 4Km da competição destinada às iniciadas em 22:12 minutos.
5-2-2018; Carlos Carmino (DTR da ADAL)