Campeonato distrital de corta mato curto - juniores, seniores veteranos, infantis e iniciados

  •  

O campeonato distrital de Leiria, de corta mato curto, disputado na manhã do passado domingo na Batalha (tendo como pano de fundo o Mosteiro e a Ponte da Boutaca), mostraram novos valores do atletismo leiriense de resistência, com uma adesão muito boa dos clubes filiados na ADAL.
Nataniel Lopes, uma referência da Juventude Vidigalense e na história recente do meio fundo distrital, juntou o título de campeão distrital de corta mato curto ao longo (conquistado no domingo anterior no Bombarral). Ocuparam os outros dois lugares do pódio, Licínio Silva, do Grupo de Alegre e Unido da Bajouca (2º) e André Reis, do Grupo de Atletismo da Caranguejeira. Na senhoras a campeã distrital foi Inês Santos, com as cores do Atlético Clube de Vermoil, a vice campeã foi Milene Santos (GAUB) e a 3ª foi Adriana Costa (ACV). Nas juniores a vitória coube a Ana Luísa Pedrosa, do Atlético Clube de Vermoil, seguida de Daria Melnyk e de Beatriz Francisco, ambas da Juventude Vidigalense. Nos juniores o campeão foi Luís Pina (JV), no 2º lugar ficou Nuno Ferreira, do Grupo de Atletismo da Caranguejeira e o 3º foi David Lopes, em representação da ADCR do Bairro dos Anjos.
Na classificação geral dos masters masculinos o melhor foi Bruno Gaspar, do Atlético Clube de Vermoil, no 2º ficou Pedro Januário, do Industrial Desportivo Vieirense, e o 3º foi Miguel Martins (ACV). Em masters femininos a supremacia foi de Deonilde Costa (ACV), seguida da colega de clube, Blandina Lourenço e de Sandra Faustino (JV).
Disputaram se ainda os títulos distritais de corta mato jovem, com novos valores a despontarem. No escalão de infantis os novos campeões foram Margarida Santos, do Atlético Clube de Vermoil e Bruno Albuquerque, pelo Clube de Atletismo da Nazaré. Os vice campeões foram Eduarda Silva (JV) e Márcio Dias, do Agrupamento de Escolas Cister de Alcobaça. Subiram ao 3º lugar do pódio Carolina Marques (JV) e Tiago Gomes (ACB). Os novos campeões distritais de iniciados são Mariana Vidinha (CAN) e Duarte Rodrigues (ACB), 2º lugar para Maria Teresa Silva (JV) e Leandro Costa (ACV). Medalha de bronze para Catarina Ferreira, do Centro Popular e Recreativo de A do Barbas e João Gonçalves, pelo Clube Atletismo de Marinha Grande.
Os títulos distritais coletivos em disputa foram conquistados por 3 clubes diferentes, com a Juventude Vidigalense a marcar grande supremacia, somando 4 vitórias (infantis e iniciados, femininos e masculinos). O Atlético Clube de Vermoil e Grupo de Atletismo da Caranguejeira ganharam em seniores femininos e masculinos, respetivamente. Em masters o Atlético Clube de Vermoil conseguiu os dois triunfos em disputa. Nos escalões jovens (infantis, iniciados e juniores) pontuaram os três melhores de cada equipa para a classificação coletiva, enquanto que em seniores e masters contava com os 4 melhores. Vejamos os pódios.
Em infantis femininos a Juventude Vidigalense ganhou com 10 pontos, o Atlético Clube da Batalha foi 2º com 18 e o Grupo Desportivo das Pedreiras 3º com 54. Nos infantis masculinos a Juventude Vidigalense somou 19 pontos, o Atlético Clube da Batalha 28 e o Clube Desportivo do Bombarral com 29. Nas iniciadas a JV subiu ao lugar mais alto do pódio com 23 pontos, a ACDR do Bairro dos Anjos ficou a apenas um pontos e o ACB foi 3º com 36 pontos. Nos iniciados a JV totalizou 21 pontos e o Clube Atletismo de Marinha Grande foi o vice campeão com 29. Em juniores a Jv venceu em femininos com 9 pontos e em masculinos com 13 pontos. Em seniores femininos a melhor equipa do distrito de Leiria pertence ao Atlético Clube de Vermoil, com apenas 8 pontos e o Grupo Alegre e Unido da Bajouca consegue a 2ª posição com 13. Nos masculinos seniores o Grupo de Atletismo da Caranguejeira, acumulou 35 pontos, vincando uma supremacia de 18 pontos sobre o Atlético Clube de Vermoil e 40 ao Grupo Alegre e Unido. Por fim, nos masters femininos a equipa do Atlético Clube de Vermoil dominou com 10 pontos, 2º lugar para o Industrial Desportivo Vieirense e 3º para a Juventude Vidigalense com o mesmo número de pontos, 26. Nos masters masculinos o ACV e o IDV somaram ambos 26 pontos com o triunfo a pertencer ao Atlético através do desempate, por ter o 4º atleta a pontual melhor classificado. No 3º lugar ficou o Clube Desportivo Ribeirense com 60 pontos.
Na prova de juvenis femininos Sofia Duarte, do Clube de Atletismo de Óbidos foi a melhor, chegaram depois Joana Bagagem (ACB) e Margarida Fonseca (JV). Nos rapazes juvenis Tomás Palma (CAMG) superiorizou se aos colegas de prova, Francisco Machado (JV - 2º) e Paulo Litvinov (ACV - 3º).
Nas provas para benjamins A, em femininos terminou na 1ª posição Lara Simões, seguindo se Bruna Silva, ambas do Clube de Atletismo Mónica Rosa e depois Raquel Albuquerque, do Clube de Atletismo da Nazaré e nos meninos foi Miguel Vieira (CAN), o 2º foi Dilan Simão (CAMG) e o 3º foi Diogo Clérigo (CAMR). Em benjamins B femininos Evana Madueke (CAOB) chegou em 1º lugar, seguiram se Miriam Machado (JV) e de Carina Marto, do Grupo Desportivo das Pedreiras. Nos meninos as duas primeiras posições foram ocupadas pelos jovens do Atlético Clube da Batalha, Gabriel Cunha e Tomás Monteiro e o 3º foi Gustavo Fernandes.
O 2º corta mato da Vila da Batalha contemplava várias subdivisões dos masters (femininos e masculinos). Assim, nos M35 Bruno Gaspar (ACV) foi o melhor, seguido por Pedro Januário (IDV) e por Virgílio Bastos do Clube Recreativo Amieirinhense.
Nos M40 Jorge Marcelino (IDV) foi o mais rápido na lama da Batalha, superiorizando se a Rui Parrochinha (Clube Desportivo Ribeirense) e a Narciso Fabião (ACV).
Miguel Martins (ACV) liderou a classificação nos M45, à frente de Rui Cabeças e de João Domingos, ambos do Industrial Desportivo Vieirense.
António Silvino (CDR) superiorizou se aos restantes colegas de competição dos M50, seguido por Gabriel Rodrigues (IDV) e por Luís Guarda (GAC).
Nos M55, o melhor foi Victor Teixeira (CRA), o 2 º foi Eugénio Mendes (ACV) e o 3 º António Alexandre (CAN).
Nos menos jovens, os M60, o campeão da Europa de 10.000m, Licínio Pereira (IDV) dominou, com os colegas de clube, Acácio Campos e Celestino Marques, a completarem o pódio.
As três primeiras senhoras F35 representam todas o Atlético Clube de Vermoil e foram, Blandina Lourenço, Elsa Soares e Liliana Neves. Em F40 a 1ª foi Deonilde Costa (ACV), a 2ª foi Sofia Ligeiro (ACB) e a 3ª foi Marta Colaço (CAN). Nas senhoras F45 Sandra Faustino (JV) venceu, Helena Henriques (IDV) foi 2ª e Rosa Henriques (GAUB) foi 3ª. Nas F55 Albertina Silva (JV)
14-02-2018; Carlos Carmino (DTD da ADAL)