Nazaré a Marchar, 20-10-2018

  •  

Foram 85 os jovens de 19 clubes, desde Viseu até ao Algarve (6 distritos), que concluíram a prova Nazaré a Marchar, realizada na tarde do passado sábado, dia 24 de outubro, no passeio marítimo da pitoresca vila piscatória (agora mais famosa pelas grandes ondas da praia do Norte). Esta competição, de caráter promocional, foi a 1ª do Projeto Marchar nas Praias dos 8 Concelhos do Distrito de Leiria. Rumaremos à Foz do Arelho no próximo dia 24 de novembro, certamente com maior adesão ainda dos clubes do distrito de Leiria, incrementando ainda a participação de clubes de todo o país. Apesar de não fazer parte deste projeto, antes, teremos ainda a Légua de Marcha em Alvaiázere a 3 de novembro. A presença dos marchadores olímpicos João e Sérgio Vieira e de Vera Santos contribuíram para valorizar esta competição e permitir aos jovens conviverem com os seus ídolos.
Ficarão todos para a história da marcha (atlética) leiriense e portuguesa, havendo ainda as reais expetativas que possam continuar a praticar esta disciplina atlética e olímpica, com sensações de prazer e alegria e objetivos de alcançarem mínimos (marcas de qualificação para os campeonatos nacionais), de carreira desportiva e para alguns o almejado estatuto de representar Portugal.
Nos benjamins os melhores foram Luna Delgado e Tiago Vidinha, ambos do Clube de Atletismo da Nazaré, no 2º lugar ficaram Leonor Pereira, do Grupo Desportivo de S. Domingos e David Conceição (CAN) e a 3ª foi Eva Prazeres, do Centro Desportivo do Bombarral.
Em infantis os vencedores foram Matilde Borges, do Centro Desportivo da Quarteira e Eduardo Camarate (JV), seguidos por Leonor Formiga (CAN) e Francisco Santos, do Centro de Arte e Desporto de Barbeita, com a 3ª posição a pertencer a Mariana Santos, pelo Grupo Desportivo das Pedreiras e Tomás Monteiro, do Atlético Clube da Batalha.
Nas iniciadas o pódio foi ocupado por Constança Silva (1ª - GDP), Oriana Sousa (2ª – CDQ) e a 3ª foi Elisângela Codinha (Sociedade Filarmónica de Atouguia da Baleia). Nos iniciados ganhou Filipe Fernandes (CDQ), o 2º foi Maurício Silva (Clube Académico de Penafirme) e Tomás Monteiro, do Atlético Clube da Batalha foi 3º. 
Nas juvenis triunfou Catarina Costa, do Grupo de Amigos de Casais do Vento, seguida por Marta Silva (CDQ) e Leonor Reis, pelo Clube de Atletismo de Óbidos. Nos juvenis o triunfo foi para Gustavo Gomes, com as cores do Clube Atletismo de Marinha Grande, depois Rafael Pereira (CDQ) e Rúben Pereira (CAN).
Nas juniores subiu ao lugar mais alto do pódio Ana Maia (CARDES) e em seniores este estatuto coube a João Vieira (CPTSC).
Nas masters a melhor foi Teresa Mendes, do CLUVE de Coimbra, seguindo se Teresa Sousa e Adelaide Santos, ambas do Grupo Desportivo de S. Domingos. Nos masters ganhou Ricardo Santos, pelo Grupo Desportivo e Popular do Chão Duro, depois Luís Sousa (SUOV) e Paulo Cunha (GDSD).
A classificação coletiva é liderada pelo Clube de Atletismo da Nazaré com 93 pontos (15 para o circuito). O 2º lugar pertence aos algarvios do Centro Desportivo da Quarteira com 50 (13), completando o pódio a Juventude Vidigalense igualmente com 50 pontos (11 para o circuito). No 4º posto está o Grupo Desportivo de S. Domingos, da AA Lisboa, com 49 (9) , depois o Grupo Desportivo das Pedreiras com 42 (8) e o Clube de Atletismo de Óbidos está na 6ª posição com 16 pontos (7 pontos para o circuito). O Centro de Arte e Desporto de Barbeita (AA Viseu) ocupa o 7º lugar com 15 pontos (6 para o circuito), o Clube Atletismo de Marinha Grande é 8º com 13 (5), segue se a Sociedade Filarmónica de Atouguia da Baleia (Peniche) com 10 (4) e o Grupo de Amigos de Casais do Vento fecha o top 10 com 9 pontos (3 pontos para o circuito). Na 11ª posição está o Clube Desportivo do Bombarral com 7 (2). Depois o Grupo Desportivo e Popular do Chão Duro - Moita e AA Setúbal com 6 (1), o Atlético Clube da Batalha com 6 (1), o Clube Académico de Penafirme com 5 (1), a Sociedade União Operária dos Vais - Figueira da Foz com 5 (1), o CLUVE de Coimbra com 4 (1), o Centro Popular e Recreativo A do Barbas com 3 (1) e Cento Popular dos Trabalhadores de Sobral de Ceira com 1 (1).

A organização a cargo da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, com o enorme apoio do Clube de Atletismo da Nazaré e do respetivo município e a colaboração de muitos amigos do atletismo, estiveram impecáveis. Muito obrigado!

Ivano-Frankivsk, 21-10-2018; Carlos Carmino (DTR da ADAL e TN Marcha da FPA)