Leirienses no Projeto Esperanças Olímpicas Paris2024

  •  

Alguns dos jovens do distrito de Leiria, com maiores aptidões para a prática do atletismo e com provas dadas de que têm fortes possibilidades de vir a ser atletas olímpicos, estiveram no passado fim de semana no Centro de Alto Rendimento do Jamor, tendo como objetivo os Jogos Olímpicos de Paris2014.
Dos clubes do distrito estiveram a marchadora Joana Pontes (Leiria Marcha Atlética Clube) e a saltadora Eduarda Ferreira (Juventude Vidigalense), que possuem já estatuto de atletas internacionais. A meio fundista (corredora) Catarina Guerreiro (Juventude Vidigalense) marcou também presença neste encontro. E como os treinadores são fundamentais neste processo, registamos a presença de António Graça, na qualidade de técnico nacional de meio fundo jovem, Paulo Reis, técnico do Rúben e técnico nacional de lançamentos, Cátia Ferreira, treinadora de Eduarda Ferreira e Carlos Carmino, técnico nacional de marcha e de Joana Pontes.
Ao longo do fim de semana estes jovens tiveram oportunidade de estarem envolvidos em diferentes atividades desde testes até à prática de diferentes desportos, terminando no motivador encontro com atletas olímpicos já comprovas dadas. Certamente que terão tido experiências fantásticas e palavras de incentivo. O Comité Olímpico de Portugal está de parabéns por esta iniciativa de excelência.
Neste Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO) estiveram ainda presentes vários atletas leirienses que se encontram agora a representar clubes de outras associações distritais. Referimo nos a Manuela Martins (ex Atlético Clube de Vermoil), atualmente no Sporting Clube de Portugal, após passagem pelo Maratona Clube de Portugal. O lançador Rúben Antunes (ex Juventude Vidigalense) agora no Sporting CP foi outro dos presentes. Devemos ainda referir Eduardo Oliveira, que esteve neste ENOP, pelas proezas alcançadas nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, disputados em Buenos Aires, no passado mês de outubro. Eduardo representa o Bairro dos Anjos no Pentatlo Moderno, esteve federado neste clube no atletismo até à temporada passada, transferido se na presente época para o SC Portugal. O “timoneiro” de Eduardo é Abílio Figueira.
Apesar de haver ainda um longo caminho a percorrer estes jovens saíram deste encontro ainda mais motivados para superarem as dificuldades que um processo de seleção e de uma carreira desportiva longa. Apoios locais precisam se.
29-1-2019; Carlos Carmino - DTR da ADAL