JV conquista pódios e Leiria tem mais 5 campeões nacionais

  •  

O campeonato nacional de sub18 (juvenis) em pista coberta, disputado no passado fim de semana em Pombal (expocentro) mostrou um Juventude Vidigalense forte, ao conseguir duas subidas aos pódios coletivos (3º em femininos e 2º em masculinos). Na época passada o Juventude Vidigalense conseguiu “apenas” o 2º lugar em femininos. Extraordinária proeza alcançou o Clube Atletismo de Marinha Grande ao ser o 4º melhor clube na classificação coletiva em masculinos.
Se aos bons resultados dos clubes do distrito de Leiria, somarmos as 12 medalhas individuais (10 no ano passado), e os 25 lugares(18 em 2018) nos 8 melhores nacionais (finalistas) estes foram uns campeonatos que confirmam a tendência de evolução do atletismo juvenil leiriense. Leiria esteve representada neste campeonato por 35 atletas de 8 clubes (24 atletas e 6 clubes no campeonato anterior) reforçando a profundidade do atletismo leiriense, dentro da qualidade.
Vejamos quem foram os atletas dos clubes da ADAL que conquistaram a honra de subir ao lugar mais alto do pódio nacional. O internacional marinhense, David Pereira (CAMG) no lançamento do peso (5Kg) que arremessou a 15,06 metros, Diogo Meneses (JV) no salto com vara, superando os 3,80 metros, João Calhau (JV) nos 60 metros percorridos em 7.19 segundos, a equipe feminina da estafeta de 4x300 metros da Juventude Vidigalense, que apresentou Mariana Videira, Sarta Sani, Bruna Santos e Sofia Lavreshina e esta jovem promissora, no triplo salto. Os vice campeões nacionais foram Diogo Meneses no heptatlo (em prova disputada em Braga nos dias 12 e 13 de janeiro, Sofia Lavreshina nos 300 metros, Bruna Santos (JV) na vara e Maria Inês Teixeira (CAMG) nos 60 metros barreiras. Alcançaram a medalha de bronze (3º lugar), Maria Inês Teixeira, no salto em comprimento, com um pulo de 5,23 metros, Camila Carreira (JV) no lançamento do peso, com 12,45 metros e André Petriv (JV) no salto em altura a 1,82 metro.
O distrito de Leiria apresentou ainda vários jovens promissores a ocuparem lugares de finalista (8º). André Petriv e Sofia Lavreshina, ambos com as cores da Juventude Vidigalense, foram 5º classificados nas provas combinadas deste campeonato, disputadas a 12 e 13 de janeiro. Os saltadores com vara da Juventude Vidigalense Ema Paulo e Guilherme Pereira, conseguiram ambos a 4ª posição no salto com vara, ele com 3,40 metros e ela com 2,05 metros. José Pedro Neves (As. Acrobática de Pombal), Tomás Palma (CAMG) nos 1.500 metros, Ashley Nhunga (JV) nos 60 metros barreiras e a equipa masculina da estafeta 4x300 metros da Juventude Vidigalense, que alinhou com André Petriv, Paulo Castro, Gonçalo Oliveira e Guilherme Pereira, conseguiram o 5º lugar. 7ª posição para Margarida Fonseca (JV) na corrida de 1.500 metros. No 8º posto Paulo Castro (JV) nos 60 metros, Margarida Fonseca nos 800 metros, Pedro Fernandes no triplo salto e João Gonçalves no salto em altura, ambos pelo Clube Atletismo de Marinha Grande.
No próximo fim de semana voltaremos a ter provas de âmbito nacional em Pombal, desta vez o Campeonato de Portugal.
4-2-2019; Carlos Carmino – DTR da ADAL