Torneio Nacional Marchador Jovem

  •  

O Torneio Nacional Marchador Jovem, realizado na tarde do passado sábado (9-3), no parque Linear, em Ourém, registou a participação de um total de 105 crianças e jovens. O Agrupamento de Escolas de Ourém esteve fortemente representado, por um total de 26 alunos, na sua maioria da escola da Freixianda.
Foi uma iniciativa da Federação Portuguesa de Atletismo, que envolveu a Associação de Atletismo de Santarém, e o Agrupamento de Escolas de Ourém e que contou a uma excelente colaboração, por parte dos diretores de escolas e dos professores. Assim, depois de algumas semanas de promoção/divulgação e ensino/aprendizagem desta disciplina olímpica, foi possível assistirmos à alegria destas 26 crianças, a participarem na sua primeira prova. Poderemos ter aqui mais alguns campeões, seguindo o exemplo da conterrânea Joana Pontes, que para além de campeã nacional é também atleta internacional. Estas crianças merecem que lhes possamos oferecer mais oportunidades de se superarem e de terem sucesso. O Desporto pode contribuir para a formação integral dos jovens, proporcionando lhes experiências de caráter social, que os levem a conhecer diferentes locais e culturas, contribuindo decisivamente para que possam ser melhores cidadãos.

A madrinha deste torneio foi a grande campeã, Susana Feitor e para a história ficarão os nomes dos alunos do AE de Ourém, que participaram neste torneio nacional. Na prova de benjamins B (os mais jovens), registamos Luna Ferreira, Filipa Nunes, Inês Faria, Madalena Gonçalves, Inês Pereira, Matilde Marques, Matilde Bento, Carolina Silva, Inês Torrado, Tomás Nunes, José Pardal, Mel Silva, Dilan Marques, Sérgio Custódio, Rodrigo Grácio, Luís Ribeiro, Tomás Sousa, Guilherme Canha, Daniel Ryezanob, Diogo Dinis, Francisco Rodrigues, José Bucete, Leonardo Pereira e Francisco Marques. A classificação não é o mais importante, mas sim a alegria e o colorido que as crianças de Ourém puderam transmitir aos pais e demais cidadão ourienses que estiveram a assistir. Importante ainda assinalar a presença de alguns alunos das escolas do concelho de Ourém, já em representação do Grupo de Amigos da Casais do Vento, Samuel Simões e Ricardo Marques. O GA Casais do Vento, que tem já um longo historial no atletismo nacional e dois atletas internacionais, Bruno Pedro e Joana Pontes, esteve ainda representado pela Catarina Costa, que foi a 8ª melhor juvenil, na prova do campeonato nacional, disputado logo após este torneio nacional.
Fica ainda o agradecimento ao Município de Ourém. Todos os colaboradores envolvidos deram o seu melhor, para que tudo estivesse do agrado de todos.
10-3-2019; Carlos Carmino – DTR da ADAL e Técnico Nacional de Marcha