Olímpico Jovem Nacional - Seleção de Leiria

  •  

Estamos a uma semana do Torneio Olímpico Jovem – Fase Nacional. Esta é a competição mais desejada pela maioria dos jovens (iniciados e juvenis). A direção da ADAL, após reunião com os técnicos distritais, divulgou a seleção que irá representar Leiria nesta competição que terá como cenário o estádio municipal da Bela Vista, no Parchal – Portimão, nos próximos dias 8 e 9 de junho. Será um fim de semana de festa e uma oportunidade para os jovens leirienses mostrarem o seu valor atlético, contribuindo para que a ADAL consiga repetir a subida ao pódio, como o ano passado e relembrando as vitórias de 2007, 2009 e 2013.
O Torneio Olímpico Jovem comemora este ano o 37º aniversário e tem permitido a muitos jovens atletas portugueses (e não só) expressar o seu talento e partirem para uma carreira internacional de grande sucesso. O exemplo mais flagrante é Nelson Évora, o nosso campeão olímpico do triplo salto em Pequim’2008. Para muitos leirienses foi igualmente a oportunidade para levarem bem alto o seu nome, do seu clube, da ADAL e de Leiria. Os modelos são as olímpicas Vânia Silva (Atenas’2004, Pequim’2008 e Londres’2012), Irina Rodrigues (Londres’2012 e Rio’2016) e Daniela Cardoso (Rio’2016). Quem se segue?
Este ano o torneio adota um figurino diferente dos anos anteriores, com a FPA a assumir que os iniciados merecem mais oportunidades competitivas de âmbito nacional, passando a ter o seu o programa de provas completo. Os juvenis terão menos provas, evocando que têm mais oportunidades, em especial no seu campeonato nacional.
A equipa leirienses dos iniciados será formada por Hugo Tavares (Arneirense) que alinhará nas provas de velocidade, nos 80 e 250 metros, Francisco Calhau (Juventude Vidigalense) nos lançamentos do martelo e do disco, Yoelvis Companioni (JV) no salto com vara e no lançamento do peso, Tiago Gama (Academia de Atletismo AcroPombal) ao salto em altura, Bernardo Cunha (GD Pedreiras) nos 100 e 250 metros barreiras, Tiago Silva (GA Caranguejeira) nas corridas de resistência, 800 e 1.500 metros, Tomás Casimiro (Arneirense) nos 1.500m obstáculos, Eduardo Oliveira (JV) nos saltos em comprimento e quádruplo, Eduardo Fernandes (AAP) no lançamento do dardo e David Gregório (JV) nos 4.000m marcha.
A equipa de iniciadas apresenta se com Beatriz Castelhano (Arneirense) aos 80 metros, Márcia Maketa (JV) nos lançamento do martelo e do disco, Vera Goucha (JV) nos saltos em comprimento e vara, Sofia Quintino (Arneirense) no quádruplo salto, Joana Gameiro (JV) nas corridas com barreiras de 80 e 250 metros, Eduarda Silva (JV) nos 1.500 metros, Carolina Caseiro (JV) nos lançamentos do dardo e peso, Mariana Vidinha (JV) nos 1.500m obstáculos e nos 800 metros, Lara Duarte (JV) aos 250 metros e no salto em altura e Constança Silva (GDP) nos 4.000 metros marcha.
O conjunto da ADAL em juvenis masculinos é formado por João Calhau (JV – 100m), Diogo Meneses (JV – 300m barreiras e comprimento), Tomás Palma (CA M.ª Grande – 1.500m), Francisco Silva (JV – 110m barreiras) e Dorin Repesciuc (CA Nazaré – dardo). Na estafeta Leiria apresenta João Calhau, Diogo Meneses, Francisco Silva e Paulo Castro.
Nas juvenis as corres da ADAL estarão a cargo de Maria Inês Teixeira (CAMG – 100m), Sofia Lavreshina (JV – 300m barreiras e altura), Margarida Fonseca (JV – 1.500m), Ashley Nhunga (JV – 100m barreiras) e Camila Carreira (JV – peso).

O responsável diretivo pela seleção de Leiria será o presidente da direção, António Reis e técnicamente o diretor técnico, Carlos Carmino.

1-6-2019; Carlos Carmino – DTR da ADAL