Joana Pontes do Leiria Marcha foi 18ª nas Universíadas em Nápoles

  •  

A atleta da ADAL, federada no Leiria Marcha Atlética Clube, Joana Pontes e aluna do Politécnico de Leiria, participou na manhã do passado dia 12 de julho, nos 20km marcha das Universíadas, que estão a decorrer em Nápoles, até ao próximo dia 14. Joana concluiu a sua prova no 18º lugar, em 1h47m10s. Alinharam à partida 24 atletas, tendo terminado 21. As condições climatérica (calor e humidade elevados) poderão justificar as três desistências e os tempos finais de todas as atletas aquém dos seus recordes pessoais.
Destaque em prata para Evelise Veiga, ex atleta filiada na ADAL e continuando a estudar (Politécnico) e a treinar em Leiria, que em Napoli’2019 conquistou a segunda medalha de prata, agora no triplo salto. Evelise registou 13,81 metros (vento a + 0,4 m/s), tendo sido ultrapassada pela ucraniana Olha Korsun, na última tentativa e colocando o seu recorde pessoal nos 13,90 metros. O Politécnico de Leiria, que pela primeira vez esteve representado no Atletismo das Universíadas, passa a ter em Evelise uma referência para que mais estudantes possam praticar desporto, sendo um exemplo de superação e mostrando que é possível conciliar uma carreira de Alto Rendimento com os estudos no ensino superior.
O Politécnico de Leiria, sob a égide da FADU, apresentou se ainda no maior evento académico mundial, com Joana Ferreira, que foi a 13ª classificada na final dos 5.000 metros, concluídos em 17m18s80cs. Dois dias antes, correu a eliminatória em 17:04.82 (recorde pessoal), tendo sido a 6ª classificada e a 12ª qualificada para a final. Outro bom exemplo da estudante de fisioterapia, que completou o curso este ano letivo.
13-7-2019; Carlos Carmino – DTR da ADAL