Prova do Bodo 2019

  •  

Terminaram a 37ª Prova do Bodo, realizada nas ruas de Pombal, na tarde do passado dia 27 de julho, com 10km de distância, um total de 448 atletas (496 o ano passado e 539 em 2017). A Corrida das Farturas, num percurso de 3km, foi concluída por 57 atletas, em especial jovens. Estas corridas de estrada têm trazido a Pombal e aos festejos do Bodo, milhares de pessoas de todo o país, desde 1983, começando por se designar Meia Maratona de Pombal - 21,85km. Por aqui passaram alguns dos melhores meio fundistas nacionais, internacionais e olímpicos: José Sena, Bernardo Manuel, Rafael Marques, Manuel Matias, Joaquim Pinheiro, António Pinto e alguns mais. Até que, a partir de 1999 , foram vários os atletas estrangeiros de bom nível, que passaram a dominar a meia maratona de Pombal. Esta prova disputava se habitualmente na manhã do último domingo de julho, algumas delas com bastante calor, o que levou, e muito bem à redução da distância para 10km e à mudança da prova para a tarde do último sábado de julho, mudando para prova do Bodo, a partir de 2011. À redução da distância da prova correspondeu uma maior adesão dos pombalenses, justificando uma classificação concelhia.
O primeiro vencedor dos 10km do Bodo foi Licínio Pimentel, com 30.02 minutos, na altura a representar a extinta Conforlimpa. Licínio voltou a vencer em 2014, já com as cores do Sporting Clube de Portugal repetindo o triunfo este ano, agora em 29m53s, mantendo se no Sporting CP. A vencedora deste ano, Emília Pisoeiro, do Recreio Desportivo de Águeda, venceu com 34.32 minutos, renovando a vitória do ano anterior e passando a ser a única atleta com dois triunfos, desde que a prova tem a distância atual de 10km.
Os melhores atletas do concelho de Pombal foram, Tiago Marques, a representar o Centro de Atletismo de Seia, com 31m55s, na 6ª posição da classificação geral e Liliana Neves, do Atlético Clube de Vermoil, em 42.18 minutos, sendo a 9ª melhor senhora. No 2º lugar dos melhores de Pombal, registamos Bruno Gaspar (ACV), 10º da geral com 32m47s e Deonilde Costa (ACV) em 43.14 minutos.
Em masters M35 o vencedor foi Pedro Cruz, do CD São Salvador do Campo, nos M40 venceu João Pereira, da Escola de Atletismo de Coimbra, em M45 triunfou Jorge Marcelino, do Industrial Desportivo Vieirense, nos M50 o melhor foi Fernando Matos, do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas, em M55 triunfo para José Fernandes, do GD 3 Santos Populares e nos M60 foi Licínio Pereira (IDV) a chegar primeiro. Nas senhoras masters F35, venceu Laila Francesca (individual) e nas F40 triunfo para Dulcinea Silva, do Grupo de Atletismo da Caranguejeira.
A classificação coletiva do Bodo, para a qual pontuavam os 7 melhores, foi dominada pelos clubes do distrito de Leiria. Venceu o Grupo de Atletismo da Caranguejeira 211 pontos, no 2º lugar ficou o Atlético Clube de Vermoil ao somar 321, com o Industrial Desportivo Vieirense a totalizar 330 pontos.
Na Corrida das Farturas, apoiada pelo Jorge Gomes, da Roullote da Farturas, venceu Gustavo do Canto, do EnduranceTrio e a melhor jovem foi Catarina Ferreira, do Clube Atletismo de Marinha Grande.
30-07-2019; Carlos Carmino – DTR da ADAL