Relembrando a 1ª Vitória da ADAL no Olímpico Jovem

  •  

Comemora se hoje o 13º aniversário da primeira vitória coletiva da seleção de Leiria – ADAL no Torneio Nacional Olímpico Jovem”. Esta competição, destinada aos escalões de juvenis e iniciados (femininos e masculinos) decorreu no fim de semana 12 e 13 de maio de 2007 no Complexo Desportiva da Covilhã. A supremacia leiriense foi claríssima ao superar a seleção de Lisboa por 71 pontos. Leiria somou 679 pontos e a Associação de Santarém foi 3ª com 578,5 pontos.   
Eis os nomes dos 29 atletas que tiveram a honra de representar Leiria na competição jovem mais importante do atletismo nacional:
A equipa de sub-18 femininos era formada por Beatrysa Lyashchenko, Susana Santos, Cátia Gaspar, Irina Rodrigues, Carina Vicente, Nanci Duarte, Natália Rodrigues, Cristiana Silva e Ana Rita Santos (9). Irina Rodrigues já nesta altura marcava superioridade sobre as suas colegas ao vencer o lançamento do disco com 44,66 metros.
Em juvenis masculinos a ADAL apresentou Bruno Ferreira, Kevin Wilson, João Leal, João Alexandre, Rui Jerónimo, David Lopes, Rui Gonçalves e Elton Ingrês (8).
Nas iniciadas Leiria esteve representada por Eva Vital, Ana Vasconcelos, Andreia Pinto, Ana Rita Fernandes, Joana Brito e Helena Fernandes (6). Eva Vital era por esta altura uma jovem que se destacava das demais, tendo vencido os 80 metros barreiras em 12.22 segundos, o salto em comprimento com 5,25 metros e os 80 metros em 10.64 segundos. A equipa de estafeta com Andreia Pinto, Ana Rita Fernandes Ana Vasconcelos e Joana Brito triunfou na estafeta 4x80 metros com 51.26 segundos.
Os rapazes sub-16 que vestiram as cores da ADAL foram: João Rocha, Rúben Ferreira, Vítor Mendes, Bernardo Lopes Thibaut Junqueira, e João Rocha, que deu a única vitória a Leiria, no salto em comprimento com 6,30 metros (6).
Este foi um dos anos de ouro do atletismo jovem leiriense, o melhor de sempre, já que à vitória do Olímpico Jovem Nacional a ADAL somou ainda triunfos nas finais nacionais do Triatlo Técnico Jovem e do Torneio Atleta Completo, sempre com grande supremacia. Por clubes o Juventude Vidigalense conquistou o 1º lugar nas classificações nacionais de clubes no Salto em Altura em Sala e no Triatlo Técnico Jovem. O Bairro dos Anjos sagrou se campeão nacional de juvenis em provas combinadas e o Juventude Vidigalense conquistou os dois títulos nacionais de juvenis em pista ao ar livre: femininos e masculinos. Neste ano de 2007 recordamos ainda os recordes nacionais de juvenis de Irina Rodrigues no lançamento do disco e a sua magnífica vitória alcançada no Festival Olímpico da Juventude Europeia, no lançamento do peso.

Estes resultados foram o culminar de muitos anos de muito trabalho de um grande número de agentes desportivos da ADAL (atletas, clubes, dirigentes, treinadores, juízes, ..), com imensa paixão, dedicação e competência: PARABÉNS a TODOS!
13-5-2020; Carlos Carmino – DTR da ADAL