Estudo: Participação leiriense nos Campeonatos Nacionais - Lançamentos Longos

  •  

INTRODUÇÃO
É tempo de regressarmos progressivamente à vida normal! Partimos do principio que a maioria de nós aprendeu uma enorme lição ao atravessarmos esta grave pandemia, que nos leva a redobrar os cuidados e a cumprir as regras de segurança recomendadas pelas autoridades governamentais e sanitárias.
Estamos a dois dias da primeira prova de lançamentos, após o enorme interregno provocado pelo vírus covid-19. No próximo sábado, a partir das 15h, o Centro Nacional de Lançamentos acolherá dois Desafios “Guerra dos Sexos” na disciplina de lançamento do peso, um de âmbito Distrital e outro de nível Nacional. Ao nível distrital deverão participar pelas mulheres Inês Carreira, Camila Carreira, Raquel Gomes e Carolina Caseiro, todas da Juventude Vidigalense e pelos homens David Pereira, do Clube Atletismo de Marinha Grande, Bernardo Cunha e Gabriel Cunha pelo Grupo Desportivo das Pedreiras e Rúben Santos (JV). Segue se, no próximo dia 24, às 18:30 (igualmente no CNL) o desafio nacional com alguns atletas olímpicos. Do lado das senhoras teremos Auriol Dongmo, Francislaine Serra e Jessica Inchude, todas do Sporting Clube de Portugal e Eliana Bandeira (SLB). Pelos homens lançam Tsanko Arnaudov e Francisco Belo ambos do Sport Lisboa e Benfica, Marco Fortes (SCP) e Daniel Santiago (JV).
Iremos de seguida apresentar os dados estatísticos quantitativos e qualitativos do mais recente campeonato nacional de lançamentos longos, realizado no passado mês de março, nos dias 7 e 8, conjugados com os registos de 2005 a 2020, ou seja, dos quatro últimos ciclos olímpicos (Pequim, Londres, Rio de Janeiro e Tóquio). Neste estudo concluímos, entre outras, que o Juventude Vidigalense e, consequentemente a Associação Distrital de Atletismo de Leiria, assumem um forte protagonismo, que reforçam o estatuto da ADAL como uma das muitas fortes Associações de Atletismo no panorama nacional das 21 associações distritais/regionais.
ANÁLISE QUANTITATIVA
Os campeonatos nacionais de lançamentos longos do presente ano registaram a maior participação dos 16 anos abrangidos por este estudo com um total de 163 lançadores a marcarem presença, representando um total de 48 clubes 83º melhor ano). O Juventude Vidigalense é o 2º clube do país com maior número de atletas a participar nestes campeonatos no presente ano, com um total de 14. No primeiro lugar está o Sporting Clube de Portugal com 19 e no 3º o Sport Lisboa e Benfica com 12.
Apreciando a participação dos demais clubes filiados na ADAL, o Grupo Desportivo das Pedreiras participou nestes campeonatos com 2 atletas e o Clube de Atletismo da Nazaré fez a sua estreia no presente ano com um atleta. Se considerarmos todos os anos dos últimos 4 ciclos olímpicos (2005 a 2020) o Juventude Vidigalense é mesmo o clube que regista maior número de participantes, totalizando 230, segue se o SCP com 184 e o SLB com 147. Os clubes que se seguem, apesar do seu historial no atletismo nacional estão muito distantes dos que estão referenciados com maior número de participantes. O Grupo Desportivo do Estreito (AARA Madeira) apresenta 92 participações e a ACD Lovelhe 86 (AA Viana do Castelo). Destacamos ainda a adesão de mais alguns clubes de Leiria. O Clube Atletismo de Marinha Grande está presente aos longo dos 16 anos deste estudo apresentando 28 participações. A ACDR Arneirense marcou presença nos dois primeiros ciclos olímpicos, de 2005 a 2012, com 15 presenças. A ADCR do Bairro dos Anjos regista 5 comparências apenas nos ciclos olímpicos de Pequim e de Londres. O Centro de Amizade e Animação de Santiago da Guarda assume 3 participações nos anos de 2005 a 2007 (uma em cada ano). O Centro Social e Paroquial Paulo VI regista uma presença em cada um dos anos de 2009, 2011, 2013 e 2018. O Clube Desportivo do Bombarral esteve presente com um atleta em cada um dos anos de 2018 e 2019. O Grupo Desportivo das Pedreiras, para além de se ter feito representar este ano por dois atletas, apresentou o mesmo número em 2018. Temos assim um total de 9 clubes filiados na ADAL que marcaram presença nestes campeonatos nacionais de lançamentos longos ao longo dos 4 ciclos olímpicos mais recentes.
O número de atletas participantes por Associação Distrital/Regional, confirmam o protagonismo da ADAL no panorama do atletismo nacional. É “apenas” uma confirmação, ao constatação do 2º lugar de Leiria, que regista um total de 295 presenças entre 2005 e 2020. A maior Associação é Lisboa com um somatório de 417 participações. A Madeira é 3ª com 201. Seguem se a Associação do Porto com 157, Setúbal com 153, Aveiro com 123, Viana do Castelo com 118, Santarém com 103, S. Miguel com 102, Terceira com 85, Coimbra com 72 e Braga e Algarve, ambas com 50 participações.
ANÁLISE QUALITATIVA
No que se refere ao número de medalhas conquistadas pelos melhores clubes portugueses de atletismo, ao longo dos últimos 16 anos destes campeonatos de lançamentos longos, partilhamos com orgulho o 2º lugar do Juventude Vidigalense, com um total de 137 medalhas, a apenas duas do Sporting CP. O SL Benfica está no 3º posto com 100 medalhas. Bastante mais distantes, com 45 medalhas, estão o GD do Estreito e a ADC Lovelhe. Nos campeonatos mais recentes o Sporting CP com 11, o SL Benfica com 9 e a Juventude Vidigalense com 6, foram os clubes que alcançaram o maior número de medalhas.
Os demais Clubes da ADAL que cometeram a proeza de subir a um dos 3 lugares do pódio destes campeonatos, ao longo dos últimos 16 anos, foram o Clube Atletismo de Marinha Grande com 17, a ACDR Arneirense com um total de 12, a ADCR do Bairro dos Anjos com 2 e o Centro de Amizade e Animação de Santiago da Guarda e o Centro Social e Paroquial Paulo VI, ambos com uma.
Por Associações Distritais/Regionais, Lisboa marca uma clara supremacia sobre Leiria e Madeira. Lisboa soma 283 medalhas, A ADAL está numa excelente 2ª posição com 170, e a Madeira é 3ª com 83. Setúbal é a 4ª com 69, depois Aveiro com 64, Porto com 58, Viana do Castelo com 49 e Coimbra com 32 é a 8ª Associação com mais medalhas. Ocupam as posições seguintes. Miguel com 30, Santarém com 27, Terceira com 26, Braga com 25 e o Algarve com 13.
18-6-2020; Carlos Carmino – DTR da ADAL