Competições de âmbito nacional realizadas no distrito de Leiria – Parte 2

  •  

Competições de âmbito nacional realizadas no distrito de Leiria – Parte 2
Nesta segunda dedicada ao tema “Competições de âmbito nacional realizadas no distrito de Leiria” são vários os aspetos que merecem destaque. Começamos pela importância que a pista coberta de Pombal, que se encontra ao serviço do atletismo nacional e distrital, assume particularmente no atletismo distrital de Leiria. Abordamos os anos de 2007 a 2012, referindo que foram cinco os concelhos a merecerem destaque por acolherem e apoiarem a realização de provas nacionais da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) durante este período: Pombal, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós e Batalha. A Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL) reconhece a importância que tem tido nestes concelhos, a realização de campeonatos nacionais, na promoção, divulgação e desenvolvimento de atletismo no distrito de Leiria. Anteriormente também os concelhos de Nazaré e Caldas da Rainha mereceram esta distinção, valorizando e contribuindo para o crescimento e progresso atlético na região e para o impacto socioeconómico.
2007 – Ano marcado pelo início das provas nacionais em Pombal (Expocentro)
O ano de 2007 destaca se pelo facto da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL) e o grande entusiasmo do Município de Pombal, criarem condições para a instalação no Expocentro, da pista coberta que em março de 2001 foi palco do campeonato do mundo, organizado pela federação internacional de atletismo – World Athletics (anteriormente IAAF) e pela FPA. Recordo que esta pista esteve armazenada no MARL (mercado abastecedor da região de Lisboa) entre março de 2001 e novembro de 2006. Passados 14 anos poderemos afirmar com enorme convicção que esta infraestrutura desportiva tem dado importantes contributos, para o que é hoje o atletismo no distrito de Leiria, nacional e Ibérico. Aqui já competiram a quase totalidade dos melhores atletas portugueses da atual geração, em quase uma centena de campeonatos nacionais e demais provas dos calendários nacional, distritais de Leiria, Coimbra, Santarém e mesmo de Castelo Branco, Évora e Lisboa. Este espaço permitiu ainda à FPA e a vários grupos de atletas pertencentes a clubes portugueses e alguns estrangeiros, estagiarem e prepararem as suas competições de inverno. Quer a FPA, quer a ADAL organizaram ainda neste contexto muitas atividades de formação (cursos de treinadores, jornadas técnicas, ..). Tudo isto tem contribuído para a dinâmica socioeconómica da região, em especial do concelho de Pombal. Assim, no fim-de-semana 10 e 11 de fevereiro de 2007 o Expocentro acolheu o primeiro (de muitos realizados neste local até à atualidade) campeonato nacional da 1ª e 2ª divisões em pista coberta (pc). A 24 de fevereiro o Centro Nacional de Lançamentos (CNL) foi contemplado com a primeira taça FPA de Lançamentos, das muitas organizadas em Leiria. Este complexo, que começou por servir de apoio à organização da taça da Europa de 2005, foi melhorado e oficializado, permitindo que, a partir desta data, se pudessem realizar competições oficiais, com a homologação dos respetivos resultados desportivos. E nos dias 26 e 27 de maio o estádio municipal de Leiria foi o local escolhido pela FPA levar a cabo a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes (ar livre).
2008 – Destaca se pela realização em Leiria da Taça da Europa de Nações e 8 competições nacionais no distrito
Em 2008 o distrito de Leiria acolheu um total de 8 competições do calendário da FPA e ainda uma competição da Associação Europeia de Atletismo, a Taça da Europa de Nações, que pela segunda vez se realizou no estádio municipal de Leiria (voltaremos a este tema em outra oportunidade). Vejamos as 4 provas nacionais que tiveram como contexto o Expocentro (Pombal) neste ano: no fim-de-semana 12 e 13 de janeiro as taças FPA de Provas Combinadas, de Saltos e de Velocidade e Barreiras; a 26 de janeiro a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes (pc); nos dias 23 e 24 de fevereiro o campeonato de Portugal; a 2 de março o campeonato nacional universitário, organizado pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), com o apoio da ADAL. A 1 de março, o CNL voltou a ser fundamental para a realização da taça FPA de lançamentos. A vila de Porto de Mós tem, atualmente, história relevante no atletismo mundial e nacional, mas a 15 de março de 2008 estava a dar os primeiros passos nas organizações atléticas nacionais, com a realização do campeonato nacional de corta-mato curto, veteranos e juvenis. Leiria assumiu a 26ª final nacional do torneio Olímpico Jovem (2ª nesta cidade) no animado fim-de-semana de 17 e 18 de maio. Nos dias 24 e 25 deste mesmo mês foi a Marinha Grande a ser palco do campeonato nacional de clubes – fase de apuramento. A época atlética de 2008, conhece o seu corolário organizativo em Pequim, nos XXIX Jogos Olímpicos da Era Moderna, com Leiria a estar representada na mais importante competição do planeta, com Vânia Silva, lançadora de martelo, do Juventude Vidigalense. Já em 2004, em Atenas Vânia tinha feito a sua estreia olímpica.
2009 – Realizou se em Leiria o Campeonato da Europa de Equipas (seleções) e 6 provas nacionais no distrito
2009 é mais um ano relevante na história do atletismo do distrito de Leiria, com as instalações desportivas (atléticas) de Leiria e Pombal a serem novamente cruciais para a FPA organizar campeonatos nacionais, com a Associação Europeia a aproveitar as excelentes condições do estádio municipal de Leiria, para organizar o 1º campeonato da Europa de equipas (seleções) SPAR, que substituiu a taça da Europa. No que se refere a campeonatos em pista coberta, o Expocentro assumiu a fase de apuramento nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, seguindo se as finais (1ª e 2ª divisões) duas semanas depois. No fim de semana intermédio a estes dois campeonatos, dias 7 e 8 de fevereiro, Pombal recebeu o nacional de esperanças e a 28 de fevereiro e 1 de março o de Portugal, que incluiu ainda o nacional de provas combinadas. Em Leiria, no centro nacional de lançamentos, acolher o campeonato nacional de lançamentos longos, que substitui a taça FPA de Lançamentos, que passa a ser apenas para juvenis, ocupando o fim-de-semana 21 e 22 de fevereiro.
2010 – Torneio Nacional Olímpico Jovem em Leiria e mais 7 competições do calendário da FPA
No início do ano de 2010, Pombal (Expocentro) voltou a ser fundamental para o atletismo nacional. A 9 e 10 de janeiro foram as taças FPA de Velocidade e Barreiras e de Provas Combinadas, a 23 e 24 do mesmo mês foi a vez do campeonato nacional de juniores, para no fim-de-semana seguinte ser a fase de apuramento dos nacionais de clubes. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, Pombal assumiu a realização dos campeonatos nacionais de clubes (1ª e 2ª divisões). Na época de verão é o estádio municipal de Leiria que acolhe pela 3ª vez a final do Torneio Olímpico Jovem, na sua 28ª edição, no fim-de-semana 5 e 6 de junho. Também o campeonato de Portugal, voltou a Leiria, nos dias 17 e 18 de julho.
Apesar de fazer parte do calendário competitivo da época de 2010-11, o Expocentro foi o cenário do campeonato nacional de veteranos (pc) no dia 19 de dezembro de 2010.
2011 – 13 provas nacionais e uma internacional no distrito de Leiria e Batalha acolhe o primeiro campeonato nacional de marcha em estrada realizado no âmbito da ADAL
2011 é um ano com novidades em termos de organizações de campeonatos nacionais. A FPA a atribuir À ADAL (que contou com município da Batalha) a organização do campeonato nacional de marcha em estrada – 20 e 50km, juniores e juvenis. Foi no dia 19 de fevereiro e em simultâneo disputou se o torneio nacional Marchador Jovem, destinado aos escalões etários de iniciados e infantis. Mas Pombal continuava a ser uma pista vital para o atletismo durante o inverno. A 8 e 9 de janeiro acolheu as taças FPA de Velocidade e Barreiras e de Provas Combinadas, a 22 e 23 do mesmo mês foi a vez do campeonato nacional de juniores e fim-de-semana seguinte, a fase de apuramento dos nacionais de clubes. Seguiu se, a 5 e 6 de fevereiro, o nacional de juniores (pc) e no fim de semana seguinte (12 e 13-2), Pombal acolheu, uma vez mais, os campeonatos nacionais de clubes (1ª e 2ª divisões). A 19 de fevereiro realizou se o campeonato nacional universitário (pc) e a 26 e 27 do mesmo mês, o campeonato de Portugal. A 5 e 6 de março, o centro nacional de lançamentos, continua a servir para organizar o campeonato nacional de lançamentos longos e a taça FPA de Lançamentos de juvenis. Outra novidade, em termos de organizações de campeonatos nacionais, acontece na época de ar livre, com Leiria (estádio municipal) a receber o nacional de atletismo para Deficientes, no fim-de-semana 10 e 11 de junho. Antes, Leiria acolheu a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes, no fim-de-semana 28 e 29 de maio, para no fim-de-semana seguinte 4 e 5 de junho, voltarmos a ter a final nacional do torneio Olímpico Jovem, a mais importante competição do atletismo jovem de seleções distritais. E Pombal inaugura a sua pista ao ar livre, no estádio municipal, no dia 18 de junho, com a realização do campeonato nacional de juvenis, que se prolongou para o dia seguinte. No dia 17 de setembro, a Juventude Vidigalense organiza a taça dos clubes campeões Europeus de juniores, contando com a colaboração da ADAL.
2012 – Pombal com 8 provas do calendário nacional e Leiria com 2 e uma internacional
No ano de 2012 Pombal acolheu um total de 8 provas de âmbito nacional, sendo 5 no Expocentro (pista coberta) e 3 no estádio municipal (ar livre). Leiria foi a sede de duas provas nacionais e ainda de uma internacional, a taça dos clubes campeões Europeus de juniores. No Expocentro a época de inverno (pc) abriu com as taças FPA de Velocidade e Barreiras e Provas Combinadas, nos dias 7 e 8 de janeiro, seguiu se o campeonato nacional de juniores, no fim de semana 21 e 22 de janeiro e no fim de semana seguinte a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes. A fase final deste campeonato (1ª e 2ª divisões) ocupou os dias 11 e 12 de fevereiro. A temporada de pista coberta terminou o campeonato nacional universitário, a cargo da FADU, a 23 de fevereiro. O campeonato nacional de lançamentos longos e a taça FPA de Lançamentos de juvenis realizaram se no centro nacional de lançamentos, no fim-de-semana 3 e 4 de março. No último dia deste mesmo mês, a pista do estádio municipal da capital de distrito foi palco da taça FPA de Marcha. Voltamos a Pombal, agora ao estádio municipal, para assinalar a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes (ar livre), no fim-de-semana 19 e 20 de maio. Em julho, nos dias 14 e 15, nesta mesma cidade, realizou se o campeonato nacional de esperanças. A época termina com a taça dos clubes campeões Europeus de juniores, no estádio municipal de Leiria, a 15 de setembro. Parece me relevante relembrar que 2012 representa o final de mais um ciclo olímpico, com a realização de mais uma edição dos Jogos Olímpicos, em Londres, com a presença de duas lançadoras leirienses, Vânia Silva (martelo) e Irina Rodrigues (disco) que por esta altura representavam já o Sporting Clube de Portugal.
2-11-2020; Carlos Carmino