Competições de âmbito nacional realizadas no distrito de Leiria – Parte 4

  •  

Competições de âmbito nacional realizadas no distrito de Leiria – Parte 4
Não teria sido possível compilar estes quatro textos, que pretendem dar a conhecer a todos os nossos associados a dinâmica organizativa da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, sem a dedicação e os preciosos registos da nossa funcionária Madalena Fernandes. A ADAL assumiu e cumpriu cabalmente as suas responsabilidades, no panorama nacional, contribuindo para a promoção e divulgação do nosso atletismo e para o impacto económico e social que as competições nacionais tiveram nas áreas geográficas onde se realizaram. A ADAL e alguns dos municípios do distrito tornaram se parceiros fundamentais para a Federação Portuguesa de Atletismo. Desde 2016 que os concelhos de Pombal, Leiria e Porto de Mós têm acolhido todos os anos campeonatos nacionais. Em Marinha Grande realizaram se campeonatos nacionais em 3 dos referidos 5 anos. A Batalha acolheu um campeonato nacional num destes anos (2016). No total, realizaram se, até ao final da época de 2020, um total de 134 provas de nível nacional e 19 competições internacionais. Estes registos devem ser um motivo de orgulho para todas as entidades e para todos os que planeiam, colaboram e dam tudo para que as organizações sejam um sucesso.
2017 – Campeonato Nacional de Marcha em Porto de Mós com recorde mundial
Em 2017, no dia 15 de janeiro, Porto de Mós passou a ficar na história do atletismo mundial. Fomos o primeiro país a organizar um campeonato nacional de 50Km marcha femininos, para além dos nacionais de 35Km e 50Km masculinos. Fica fortemente ligada a esta história a atleta Inês Henriques, por bater o recorde mundial dos 50Km. No distrito de Leiria realizaram se ao longo do ano de 2017, um total de 12 provas nacionais e 3 competições internacionais (2 da Associação Europeia e o Torneio Ibérico em pista coberta). A pista coberta de Pombal continua a ser o local privilegiado para a Federação Portuguesa de Atletismo organizar provas do seu calendário, continuando a contar com os bons serviços da ADAL. A primeira prova foi o campeonato nacional de clubes – fase de apuramento, nos dias 21 e 22 de janeiro. Seguiu se o campeonato nacional de Sub-18 a 4 e 5 de fevereiro e no fim-de-semana seguinte (11 e 12-2) foi a vez do campeonato de Portugal. O campeonato nacional de clubes – 1ª e 2ª divisões ocupou o Expocentro no fim-de-semana subsequente (18 e 19-2), seguindo -se o nacional de esperanças (25 e 26-2). A concluir um total de 5 fins-de-semana seguidos com campeonatos nacionais, Pombal foi palco do nacional universitário (5-3), em conjunto com o torneio Ibério de Provas Combinadas – juvenis, que decorreu a 4 e 5 de março. Os fins-de-semana seguintes foram aproveitados pela Associação Nacional de Atletismo Veterano (ANAV) para a realização do campeonato nacional de Pentatlo (11-3) e nacional de Masters, a 18 e 19 de março. Considerando a época de ar livre, Leiria (Centro Nacional de Lançamentos) continuou a ser a sede da taça FPA de Lançamentos para juvenis e do campeonato nacional de Lançamentos Longos, nos dias 25 e 26 de fevereiro. No municipal de Leiria realizaram se duas competições da Associação Europeia já referidas acima: a taça dos clubes campeões Europeus – Grupo B, a 27 de maio e a competição homóloga para juniores, no dia 16 de setembro. A 22 e 23 de julho Leiria organiza ainda, no seu estádio, o campeonato nacional de clubes da 1ª, 2ª e 3ª divisões. Foi a primeira vez que a FPA organizou em conjuntos estes (3+3) campeonatos (femininos e masculinos) e que foi considerado um sucesso para a esmagadora maioria dos clubes participantes. O estádio municipal de Pombal acolheu o campeonato nacional de Esperanças no início de julho (1 e 2-7) e o municipal de Marinha Grande serviu de palco ao nacional de juniores, nos dias 8 e 9 de julho. Foram assim 4 concelhos do distrito de Leiria a acolher provas de nível nacional.
2018 – Taça da Europa de Lançamentos volta a Leiria
No ano de 2018 Leiria acolheu pela 3ª vez, a taça da Europa de Lançamentos, nos dias 10 e 11 de março, tendo como cenários o centro nacional de Lançamentos e o estádio municipal. Desafio superado para organização do Juventude Vidigalense, suportado por diversas entidades oficiais. Realizaram se um total de 8 competições de âmbito nacional no distrito de Leiria, ao longo do ano de 2018. Porto de Mós continuou a ser cenário dos campeonatos nacionais de marcha de 35 e 50km, realizados no dia 7 de janeiro. E Pombal (Expocentro) acolheu 6 competições de âmbito nacional: a 13 e 14 de janeiro foi o campeonato nacional de sub-18 (juvenis); no fim-de-semana seguinte foi o nacional de sub-20; nos dias 27 e 28 de janeiro, tiveram lugar os apuramentos para as finais dos campeonatos nacionais de clubes; as finais da 1ª e 2ª divisões realizaram se a 17 e 18 de fevereiro; no fim de semana anterior (10 e 10-2) foram os campeonatos de Portugal; a 3 e 4 de março o campeonato nacional de esperanças, encerrou a época nacional de pista coberta. No verão foi a vez de Leiria (estádio municipal) voltar a acolher os campeonatos de Portugal, nos dias 7 e 8 de julho.
2019 – Campeonato Nacional de Corta Mato volta a realizar se no distrito (Marinha Grande)
Ao longo do ano de 2019 o distrito de Leiria foi palco de 7 campeonatos nacionais de atletismo e de uma prova internacional. O destaque vai para a realização dos campeonatos nacionais de corta mato em Marinha Grande, no dia 23 de fevereiro. Porto de Mós continua a ser a sede dos campeonatos nacionais de marcha em estrada nas distâncias de 35 e 50km, que este ano se efetivaram no dia 13 de janeiro. No Expocentro continuam a realizar se a maioria das competições de atletismo de pista coberta. Desde o primeiro ano da montagem desta pista e até ao presente ano (2019) Pombal foi cenário de mais de 70 (setenta) provas do calendário competitivo da FPA (nacional), para além da realização de todas as competições de pista coberta da ADAL e da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e de muitas da Associação de Atletismo de Santarém. Neste ano as provas nacionais começaram nos dias 19 e 20 de janeiro, com os campeonatos nacionais de clubes – fase de apuramento. No fim de semana 2 e 3 de fevereiro foi o campeonato nacional dos mais jovens (sub-18) a animar Pombal e no fim -de-semana seguinte (9 e 10-2) estiveram os consagrados, no campeonato de Portugal. E a 2 e 3 de março foi a vez dos “esperanças” terem o seu campeonato nacional. Um mês antes (2 e 3-2) Pombal acolheu os melhores jovens portugueses e espanhóis (sub-18) no torneio Ibérico de Provas Combinadas. Na época de ar livre foi Leiria (estádio municipal) que esteve durante todo o fim de semana 27 e 28 de julho, animada com os campeonatos nacionais de clubes das 1ª, 2ª e 3ª divisões.
2020 – A ADAL mostra como superar a pandemia covid19 numa modalidade de baixo risco
2020 foi um ano muito atípico e que marcou a vida de todos nós, de uma forma extremamente negativa, por força da pandemia covid-19. Para o atletismo não foi exceção, e se a época de pista coberta decorreu normalmente, a de ar livre foi brutalmente afetada. Também os corredores de estrada “runners” e os de corta mato foram prejudicados. Mas os que foram mais afetados foram os atletas marchadores, porque tiveram a sua última oportunidade competitiva (em termos de distâncias olímpicas – 20 e 50km) em janeiro e os corredores de longas distâncias (5.000m, 10.000m em pista e maratona). Apesar de todos os condicionalismos, o distrito de Leiria não deixou de assumir o seu protagonismo e a responsabilidade, partilhada com a FPA, de organizar competições do calendário nacional. A sede do concelho de Porto de Mós recebeu, uma vez mais, os melhores marchadores portugueses e mesmo alguns estrangeiros, nos campeonatos nacionais de marcha em estrada de 35 e 50km, no dia 26 de janeiro. Em Pombal (Expocentro) a época de pista coberta começou com o campeonato nacional de Provas Combinadas para os Sub-20 e Sub-18, nos dias 11 e 12 de janeiro. No início de fevereiro (1 e 2-2) decorreu a fase de apuramento dos campeonatos nacionais de clubes e a 15 e 16, deste mesmo mês, o nacional de Sub-20. No dia 15 de fevereiro, no centro nacional de lançamentos, em Leiria, aconteceu o campeonato nacional de inverno de Lançamentos Longos de Veteranos. Voltamos a Pombal no fim de semana 29-2 e 1-3 para o campeonato de Portugal (pc). O final da época de pista coberta dá se a 7 e 8 de março, com a realização dos campeonatos nacionais de veteranos. A partir de 11 de março, dia em que a ONU declara o coronavírus como pandemia global, deixou de ser possível a realização de competições atléticas. A pandemia impediu ainda a realização da taça da Europa de Lançamentos. Após 9 anos seguidos de competições internacionais no distrito de Leiria (desde 2011) e quando a organização desta taça ia já adiantada, eis que as condições sanitárias em toda a Europa deitam por terra todos os esforços e investimento de uma grande equipa de trabalho.
Após a primeira fase da pandemia, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria, de uma forma responsável, cumprindo as normas de segurança da Direção Geral de Saúde e da Federação Portuguesa de Atletismo, assumiu a realização de vários competições num modelo completamente diferente do habitual. Recordando que a DGS considerou o atletismo como uma modalidade com baixo risco de contágio, e com um número reduzido de atletas, realizou se o Desafio Nacional do Peso, a 24 de junho, no centro nacional de Lançamentos. O Desafio Guerra dos Sexos (Disco), 3 dias depois e a Luta de Territórios (Martelo) a 2 de julho, sempre no CNL. No dia 11 de julho, na pista do estádio municipal de Pombal, foi a vez do Desafio Marcha. Todas estas provas decorreram em simultâneo em outros locais do país, evitando deslocações prolongadas e grandes aglomerações de atletas e demais agentes desportivos, reduzindo assim o risco de contágio. Depois desta fase de retoma competitiva, voltaram os campeonatos nacionais, mantendo as mesmas preocupações. Assim, no estádio municipal de Marinha Grande, no dia 25 de junho, decorreu a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes. O estádio municipal de Pombal foi palco dos campeonatos nacionais de Sub-18 e de Sub-20, no fim-de-semana 1 e 2 de agosto. Estes campeonatos decorreram em simultâneo em vários pistas de todo o território nacional (incluindo as Regiões Autónomas), com regras adaptadas, mas dando assim oportunidade aos atletas leirienses de voltarem a fazer o que mais gostam, participar em competições de atletismo.
O final do ciclo olímpico que foi adiado por causa da pandemia, vai terminar no verão de 2021. Vários leirienses (treinadores e atletas) deverão marcar presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Estão qualificadas Evelise Veiga (a treinadora é Cátia Ferreira) e Auriol Dongmo (o treinador é Paulo Reis). Ambas representam o Sporting Clube de Portugal. Esperemos que a ADAL volte a ter atletas seus filiados naquele que é o evento mais importante do planeta.
19-11-2020; Carlos Carmino – DTR da ADAL