Bruna Marques (JV) e Hélder Santos (Leiria Marcha Atlética) no CEE em Marcha

  •  

Parte hoje para Podebrady (República Checa) a seleção portuguesa de Marcha, que irá participar no Campeonato da Europa de Equipas em Marcha, no próximo domingo, dia 16 de maio. Fazem parte desta seleção dois atletas da Associação Distrital de Atletismo de Leiria: Bruna Marques, da Juventude Vidigalense e Hélder Santos do Leiria Marcha Atlética. Bruna irá marcar presença na prova de 10Km para juniores, com início previsto para as 11h15 locais, 10:15 de Portugal continental. Hélder irá alinhar nos 50Km, com partida agendada para as 7h de Portugal continental.
Estes jovens atletas estiveram em estágio de preparação para este campeonato, entre 2 e 9 de maio, em Monte Gordo, procurando “afinar” a preparação e melhorar o “espírito de grupo. Bruna Marques apresenta se com um recorde pessoal de 50m30s44cs, conseguido na prova de 10.000m na Taça de Portugal, realizada em Albufeira, a 24 de abril do corrente ano. Esta marca é ainda “mínimo” para o campeonato da Europa de Sub-20 (juniores) que se deverá realizar em Tallinn (Estónia) de 15 a 18 de julho. Na sua prova estarão ainda mais duas portuguesas, Inês Mendes e Adriana Viveiros, sendo possível uma classificação coletiva nos lugares cimeiros, fruto das boas marcas que as nossas melhores juniores apresentam.
Hélder Santos tem como melhor registo aos 50Km, 4h15m47s (recorde distrital de Leiria), alcançado em Porto de Mós no dia 10 de janeiro, quando se sagrou vice-campeão nacional.
13-5-2021; Carlos Carmino – DTR da ADAL