O ATLETISMO VAI À ESCOLA APRENDER E ENSINAR

  •  

O ATLETISMO VAI À ESCOLA APRENDER E ENSINAR
Isto é sem dúvida o que mais pode sintetizar a parceria entre a Associação Cultural Desportiva e Recreativa Arneirense, do Bairro dos Arneiros e o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, numa simbiose entre o Desporto em Contexto Escolar e o Atletismo Federado, no Concelho de Caldas da Rainha.
Durante um mês, neste final de 2021, o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro e a ACDRA (ambos de Caldas da Rainha) fizeram uma parceria na área do atletismo. Ao longo de mais de uma centena de horas, António Barros e Alexandre Cardeira do Arneirense, estiveram no AE-RBP diariamente durante quatro semanas, ocupando os horários da manha das aulas de Educação Física. Demonstraram, ensinaram e corrigiram o gesto técnico das disciplinas de Velocidade, Lançamento de Vortex, Salto em Comprimento e um “bónus” com Tiro com Pistola Laser para todos os que quiseram experimentar. Nestas demonstrações aproveitaram para descobrir alguns talentos, deste Agrupamento Escolar, com a utilização de Células Óticas em 40m planos e com pontos de referência no Salto em Comprimento e Lançamento do Vortex.
Em contrapartida os Professores de Educação Física do AE-RBP passaram a ter marcas fidedignas nos 40m planos na avaliação deste período escolar, os jovens tiveram os estímulos que são usados na nossa modalidade. Para os Professores menos familiarizados com o Atletismo, foi uma forma de verem outras opções de ensino da modalidade.
Nesta parceria teve lugar uma ação de formação em Kids Athletics, para Docentes e Jovens do Curso Profissional de Desporto, com uma componente teórica e uma prática com os próprios formandos. Irá ainda irá decorrer o Corta Mato para apurar os melhores jovens da Rafael Bordalo Pinheiro, co-organizado pela ACDRA (em especial o desenho e marcação do percurso).
Todos os jovens foram convidados a participarem nos treinos formais na Pista do Complexo Desportivo de Caldas da Rainha, curiosamente todos os que aceitaram o convite/desafio hoje estão já como atletas do Arneirense e ainda trouxeram alguns amigos que também gostam de atletismo.
Foi um enorme esforço, voluntário, mas que começou de imediato a dar frutos para o Clube e para os jovens que poderão, desde já, desenvolver as suas aptidões motoras.
26-12-2021; José Henriques – Técnico de Lançamentos da ADAL