5º ANIVERSÁRIO DO CLUBE DE ATLETISMO MÓNICA ROSA

  •  

No passado Sábado, dia 29, na sede da S.I.R.1º de Dezembro, em Pero Neto, realizou o CAMR a sua gala de aniversário. Marcaram presença, na qualidade de convidados, o prof. João Teixeira, em representação da Câmara Municipal da Marinha Grande; a Sra. Cristina Sousa, Presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande; o Sr. António Reis, Presidente da Associação Distrital de Atletismo de Leiria; o Sr. António José Ferreira, Diretor do Jornal da Marinha Grande; o Sr. Celestino, Vice-Presidente da S.I.R. 1º de Dezembro de Pero Neto, em representação da S.I.R. e um convidado especial da Presidente da Direção do CAMR, o Sr. Prof. Fernando Mota. Foi uma das grandes figuras do Atletismo, esteve trinta anos na Federação Portuguesa de Atletismo, nos primeiros dez anos como Diretor Técnico Nacional e nos vinte que se seguiram como Presidente da Direção. Foi quem mais tempo esteve ao leme daquela federação, coincidindo esta presidência com a carreira desportiva de Mónica Rosa.
A festa, destinada essencialmente aos jovens atletas do clube, decorreu com grande animação. Além do repasto e do bolo de aniversário, em que se cantou o "Parabéns a você", houve várias homenagens. Todos os praticantes da época finda foram brindados com uma medalha e um diploma, após o que foram chamados ao palco alguns dos jovens que mais se destacaram ao longo da época.
Foi chamada ao palco, inicialmente, Verónica Santos por feitos em épocas anteriores, em que não foi possível realizar comemorações devido à pandemia. A Verónica destacou-se com pódios em Campeonatos Distritais de Veteranos e no Campeonato Nacional de Veteranos.
De seguida foram chamados ao palco três sócios que se destacaram pela sua generosidade, com contributos ao clube, foram eles: Hermenegildo Santos, José Manuel Pais Santos e Rui Henriques. Passou-se aos mais jovens e o primeiro a ser chamado foi o Benjamim A Rafael Silva, que venceu, na sua categoria, a Milha de Cristal e os 20m do Meeting "Vou ser Infantil" do CAMR.
Seguiram-se os Benjamins B, escalão em que se destacaram três meninas: Kémily Loiola que foi a vencedora do setor Lançamento do Dardo do Meeting "Vou ser Infantil" do CAMR e também o Triatlo do Meeting Jovem de Leiria, encontrando-se no 2º lugar do Ranking Nacional do Arremesso da Bola do seu escalão.
De seguida foi a vez de Inês Silva que venceu o setor Salto em Comprimento e foi 2ª no setor Lançamento do Dardo do Meeting "Vou ser Infantil" do CAMR, tendo a 6ª posição do Ranking Nacional de Lançamento do Vórtex do seu escalão. Por fim, no que às Benjamins B diz respeito, foi chamada ao palco Beatriz Santos que venceu o setor Velocidade no Meeting "Vou ser Infantil" do CAMR e tem a 10ª posição no Ranking Nacional aos 40m no seu escalão.
Passou-se então às Infantis, onde foi dado destaque a Mariana Folgado vencedora de dois trails no seu escalão, na fase final da época.
No que aos Iniciados diz respeito, foi chamado Artur Macedo que foi o 3º classificado nos 250m do Campeonato Distrital de Sub-16, e se encontra em 5º lugar no ranking distrital de 200m e em 10º no ranking distrital de 250m, do seu escalão sendo aluno de excelência na escola que frequenta.
Passou-se aos Seniores e Veteranos, em que mereceram destaque Carla Leitão que foi campeã Distrital de Corta-Mato Longo F40 e Mónica Rosa que se distinguiu sendo campeã distrital F40 de 200m e 800m e campeã distrital em absolutos, de 800m.
Na segunda fase das homenagens, foi chamada ao palco a Infantil Bruna Silva a quem foi atribuído o título de "ATLETA DO ANO", destacando-se por ter sido Campeã Distrital Sub-14 em 60m, 150m, Salto em Comprimento e Quádruplo-Salto, sendo, em termos de Ranking Distrital de Sub-14 a 1ª classificada em 60m, 150m, Salto em Comprimento e Quádruplo-Salto. No Ranking Nacional de Sub-14 é a 10ª nos 60m, 3ª no Salto em Comprimento e 8ª no Quádruplo Salto e sendo também uma aluna de excelência na Escola que frequenta.
De seguida, foi chamada Beatriz Silva a quem foi atribuída a distinção de "PRÉMIO DE MÉRITO E EXCELÊNCIA", por ter conquistado o título de Campeã Distrital no escalão Sub-14 no Campeonato Distrital de Lançamentos Longos, sendo Campeã Distrital de Sub-14 no Lançamento do Dardo e no Lançamento do Peso, títulos conquistados no Campeonato Distrital de Sub14. Foi ainda Campeã Distrital do Lançamento do Dardo no escalão de sub-16 e no Ranking Distrital Sub-14 é a 1ª no Lançamento do Dardo, a 1ª no Lançamento do Peso e a 2ª no Salto em Comprimento, sendo no escalão acima do seu, sub-16, a 1 ª no Lançamento do Dardo e 3ª no Lançamento do Peso. No escalão de Sub-18 é 6 ª no Ranking do Lançamento do Dardo.
Passando aos Rankings Nacionais, no escalão Sub-14 é a 1ª no Lançamento do Dardo, a 8ª no Lançamento do Peso e a 9ª no Salto em Comprimento, no mesmo ranking nacional é a 1ª no Lançamento do Dardo no escalão Sub-16 e a 13ª no escalão Sub-18. Obteve mínimos de participação no Campeonato Nacional de Sub-18, no Lançamento do Dardo e bateu o Record Distrital de Lançamento do Dardo de Sub-14, sendo Aluna de Excelência na sua Escola.
Finalmente, passou-se à surpresa da noite, a Homenagem a uma figura Marinhense do Atletismo que este ano, foi Rafael Macedo praticante de Atletismo na fase final do século passado, tendo-se distinguido em 800m e 1500m e que se encontra ligado ao CAMR, sendo Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

CAMR

2022-10-30