Juventude Vidigalense nos pódios dos nacionais de pista coberta

  •  

Decorreram ao longo do passado fim de semana, em Braga, campeonatos nacionais de pista coberta para atletas sub20 (juniores), com a participação de 6 clubes do distrito de Leiria, apresentando um total de 28 atletas (8 clubes com 39 atletas em 2018). A Juventude Vidigalense honrou o seu historial coletivo com mais duas subidas ao 3º lugar do pódio, com a equipa feminina a totalizar 103 pontos e a masculina 50,5 e superadas apenas pelo Sporting Clube de Portugal e pelo Sport Lisboa e Benfica. Destacamos ainda o 4º lugar da equipa masculina do Clube Atletismo de Marinha Grande.
Os atletas dos clubes da ADAL conquistaram um total de 8 medalhas, sendo 3 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze (o ano passado foram 3 de ouro, 2 de prata e 4 de bronze). Considerando os lugares de finalistas (8 melhores) Leiria registou 24 citações (20 em 2018).
Os atletas dos clubes de Leiria que se sagraram campeões nacionais foram Joana Pontes, do Leiria Marcha Atlética, nos 3.000m marcha, em 14m21s10cs, Juliana Brites (JV), com 12,29 metros, no triplo salto e Sofia Duarte (JV) ao correr os 800 metros em 2:19.37 minutos. Os saltadores leirienses estiveram em grande plano nestes campeonatos. Assim, subiram ao 2º lugar, André Pimenta, com 7,09 metros no comprimento, Mariana Esteves e Rodrigo Agostinho (CAMG) ambos no triplo, com 11,76 e 13,76 metros, respetivamente. Uma proeza que merece um grande destaque é o facto de, na prova feminina do triplo salto, os saltadores da ADAL ocuparem 4 dos 5 primeiros lugares. Fizemos já referência à campeã e à vice campeã, falta referir a 4ª e 5ª classificadas, Eduarda Ferreira e Sofia Lavreshina, ambas da Juventude Vidigalense. Conquistaram a medalha de bronze Rodrigo Agostinho (CAMG) com 6,76 metros no comprimento e o quarteto masculino da Juventude Vidigalense, na estafeta 4x400 metros, alinhando com Paulo Castro, Rafael Ramusga, Diogo Meneses e Miguel Silva.
Na 4ª posição ficaram, João Albasini Nunes (JV), no salto com vara, Maria Esteves (CAMG), no comprimento, Eduarda Ferreira (JV) no triplo, Miguel Silva (JV) nos 800 metros, Inês Carreira (JV) no lançamento do peso, Juliana Brites (JV) nos 60 metros barreiras e a equipe feminina da Juventude Vidigalense de 4x400 metros, com Mariana Videira, Sofia Duarte, Inês Santos e Sofia Lavreshina. Em 5º lugar registamos Juliana Brites (JV), no comprimento, Sofia Duarte (JV) aos 1.500 metros, Sofia Lavreshina e Miguel Silva, ambos da Juventude Vidigalense e nos 400 metros e Lavreshina novamente, agora no triplo salto.
Ocuparam o 6º posto, Diogo Meneses e Bruna Santos ambos com as cores da Juventude Vidigalense e ambos no salto com vara. André Pimenta conseguiu ainda a 7ª posição no salto em altura. Estes resultados reforçam o estatuto da ADAL, como uma das melhores neste aspeto qualitativo. Vários destes jovens vêm mostrando um percurso de sucessivos sucessos, começando alguns deles nas seleções distritais a preparar carreiras desportivas de grande nível.
Está aqui uma geração de jovens atletas muito talentosos, alguns deles que já atingiram o estatuto de internacionais e com outros que certamente o irão conseguir ao longo da fase da época desportiva denominada de “ar livre”. Os campeonatos da Europa de juniores, o Torneio Ibérico para juvenis, os diversos encontros internacionais com diversos países, serão objetivos para a maioria destes promissores atletas. Alguns deles integram já o Projeto Esperanças Olímpica Paris2024, casos de Joana Pontes e Eduarda Ferreira, mas alguns mais se seguirão.
Resultados completos em: https://www.fpatletismo.pt/campeonato-nacional-de-sub-20-juniores-em-pista-coberta

25-2-2019; Carlos Carmino - DTR da ADAL