Certificados de Reconhecimento da FPA entregues aos Clubes da ADAL

  •  

Certificados de reconhecimento da FPA entregues aos Clubes da ADAL
A Associação Distrital de Atletismo de Leiria tem vindo a aproveitar as organizações atléticas, deste início de época, para fazer entrega aos Clubes seus associados com maior número de atletas inscritos na época de 2018-19. Estes certificados, emitidos pela Federação Portuguesa de Atletismo, visam reconhecer o papel fundamental dos clubes no aumento gradual do número de atletas filiados ao longo das época mais recentes. Este reconhecimento por parte da FPA é feito com o certificado de BRONZE quando os Clubes atingem os 75 atletas e até aos 99 inscritos. O certificado de PRATA é atribuído aos Clubes depois de alcançarem entre 100 e 199 atletas filiados. E o certificado de OURO é entregue às Coletividades que conseguem o objetivo dos 200 ou mais atletas filiados.
No distrito de Leiria temos o orgulho e a honra de termos vários (4) Clubes que conquistaram um destes certificados no final da época de 2018-2019. Assim, o Juventude Vidigalense conseguiu o certificado de OURO ao atingir os 275 atletas. O Clube Atletismo de Marinha Grande com 90 federados, o Atlético Clube da Batalha com 87 filiados e o Grupo Alegre e Unido da Bajouca com 75 atletas federados alcançam o certificado de BRONZE.
Certamente que no final da presente época 2019-2020 que teremos mais alguns Clubes da ADAL a conseguirem conquistar este galardão. O Atletismo no distrito de Leiria tem vindo a mostrar muitos progressos (desenvolvimento qualitativo) ao longo dos últimos anos, tendo estagnado no número de filiados (desenvolvimento quantitativo) na última década. A ADAL conta com TODOS os seus associados para conseguir em 2020 superar os 1.437 atletas de 2009. Os Clubes da ADAL que parecem ter mais hipóteses de chegar ao certificado de BRONZE em 2020 são a Academia de Atletismo AcroPombal (46 atletas em 2019), o Núcleo do Desporto Amador de Pombal (32 filiados na época passada), a ADCR do Bairro dos Anjos (65 em 2019), a ACDR Arneirense (52 federados na época anterior) e o Grupo Desportivo das Pedreiras (33 atletas em 2019). O certificado de PRATA (100 atletas) é um objetivo alcançável pelo Clube Atletismo de Marinha Grande em 2020 e o Juventude Vidigalense vai certamente renovar o estatuto de OURO que já possui.
Este é o nosso lema “Um Atletismo de TODOS e para TODOS”!
26-12-2019; Carlos Carmino – DTR da ADAL