Desafio Distrital Guerra dos Sexos - Lançamento do Peso com Recorde Nacional

  •  

Voltámos a ter provas de atletismo, na tarde do passado sábado, no Centro Nacional de Lançamentos, com um desafio bastante interessante a que o técnico nacional de lançamentos, o leiriense Paulo Reis, apelidou de “Guerra dos Sexos”. A superação do seu próprio recorde nacional do lançamento de peso feminino, para 18,82 metros, por parte de Auriol Dongmo, do Sporting Clube de Portugal, foi o momento mais alto deste evento. A organização foi um sucesso, considerando esta fase de retoma, após o início da pandemia, esteve a cargo do Juventude Vidigalense e da Associação Distrital de Atletismo. O evento foi transmitido em direto na pagina do facebook da ADAL e do técnico nacional de lançamentos, onde ainda poderá ser visualizado. O programa previa algumas adaptações aos regulamentos das provas de atletismo e exigia, recomendado a aos atletas o cumprimento das medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória durante todo o evento, de acordo com as recomendações da DGS. Importa referir que foram cumpridas com todo o rigor as regras de segurança previstas pelas autoridades e que estão em vigor neste momento.
As raparigas venceram o Desafio Distrital desta “Guerra dos Sexos” com Inês Carreira (12,75 metros), Carolina Caseiro (11,66m), Raquel Gomes (11,11m) e Camila Carreira (10,08m), todas lançadoras da Juventude Vidigalense . Os rapazes apresentaram os juvenis (peso de 5kg) David Pereira, do Clube Atletismo de Marinha Grande, que arremessou 14,80 metros, Guilherme Pereira (12,33m), o iniciado (engenho de 4kg) Rúben Santos (10,22m) e o sub-23 (7,27kg) João Domingues (12,50m), tos da Juventude Vidigalense. Curiosamente, a maioria dos atletas conseguiram melhores resultados na fase da prova em que se verificaram os duelos.
Segue se o Desafio Nacional “Guerra dos Sexos” com os melhores lançadores de peso de Portugal (com atletas olímpicos e medalhados em campeonatos internacionais), onde deverão marcar presença Tsanko Arnaudov e Francisco Belo ambos do Sport Lisboa e Benfica, Marco Fortes (SCP) e Daniel Cravo (JV). Pelas senhoras teremos Auriol Dongmo, Francislaine Serra e Jessica Inchude, todas do Sporting Clube de Portugal e Eliana Bandeira (SLB). Será já na próxima quarta-feira, tendo como cenário o Centro Nacional de Lançamentos (com a ponte Euro 2004 a servir de tribuna), a partir das 18:30.
22-6-2020; Carlos Carmino – DTR da ADAL