Competições de âmbito nacional realizadas no distrito de Leiria – Parte 1

  •  

Competições de âmbito nacional realizadas no distrito de Leiria – Parte 1
Principalmente para quem acompanha o atletismo leiriense apenas há alguns anos, procurarei dar a conhecer alguns aspetos da evolução do mesmo, em especial no que se refere à realização de provas de âmbito nacional, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo (campeonatos, taças e outras) e do calendário da Associação Europeia de Atletismo.
Em especial a partir de 1995, quando passámos a puder contar com a primeira pista sintética (na Marinha Grande), que o atletismo da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL) pode evidenciar maiores progressos. Nestes 25 anos a ADAL e os seus associados (Clubes, atletas, dirigentes, treinadores, juízes e demais agentes desportivo) apresentaram progressos que fazem dela uma das melhores no panorama do atletismo nacional. E as expetativas deverão ser sempre de continuar a modernização e formação, que permitam uma linha contínua de progressos. Tudo o que está descrito a seguir, permite-nos compreender melhor porque é que nos últimos anos, Leiria tem tido tantos atletas a participar em campeonatos nacionais. Foram muitos a alcançarem medalhas, alguns a serem campeões nacionais e um número ainda mais restrito a conquistar o estatuto de internacionais.
As primeiras provas nacionais no distrito de Leiria
O distrito de Leiria tem acolhido a realização de eventos atléticos de âmbito nacional desde 27 de fevereiro de 1983, com a realização do campeonato nacional de corta-mato, em Leiria, na Mata de Marrazes. Só passados 4 anos, no dia 25 de janeiro de 1987 voltámos a ter um campeonato nacional no distrito, com a realização da maratona, na Vila da Nazaré. Só alguns meses depois, a 30 de abril de 1987, foi fundada a Associação Distrital de Atletismo de Leiria. Antes, os destinos da modalidade estavam integrados na Associação de Desportos de Leiria – Departamento de Atletismo. Nos dois primeiros anos da década de 90, o distrito foi cenário de duas importantes provas nacionais de corta-mato. Refiro-me ao “DN Jovem”, a 3 de fevereiro de 1991 e ao campeonato feminino e de veteranos no dia 23 de fevereiro de 1992. Ambos os eventos tiveram lugar na pista do Campo, localidade do concelho de Caldas da Rainha.
Desde a realização do primeiro campeonato nacional de atletismo na área de jurisdição distrital de Leiria e até hoje, foram já mais de uma centena de campeonatos e outras competições de âmbito nacional que tiveram como palco uma das localidades do distrito de Leiria. Pela localização do distrito (centro do território continental), mas também pela dinâmica implementada, pela boa qualidade dos dirigentes que têm gerido os destinos do atletismo distrital, tornámo-nos uma das Associações Distritais/Regionais com maior número de competições nacionais e mesmo internacionais. Esta quantidade e qualidade de eventos atléticos nacionais realizados no nosso distrito obriga mesmo a que tenha de ser mais de um único artigo para os descrever todos.
Os primeiros campeonatos nacionais em pista ao ar livre no distrito
A realização no nosso distrito, várias competições nacionais, mais particularmente em Leiria e Pombal, tem estimulado os Clubes do distrito de Leiria a apostar mais na participação nestes eventos. A inauguração da pista sintética do estádio municipal de Marinha Grande, a 15 de outubro de 1994, marca o início da realização regular de campeonatos nacionais de atletismo de pista no distrito de Leiria. Assim, na época desportiva de 1994-95, a Marinha Grande acolheu a realização de 3 campeonatos nacionais. A 8 e 9 de abril a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e a Associação Distrital de Atletismo de Leiria, levaram cabo a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes. Seguiu-se a 3ª divisão do referido campeonato, a 20 e 21 de maio, culminando com a organização do campeonato nacional de juvenis. Para os Clubes da ADAL, que trabalham muito na formação desportiva (mais atlética, mas também social e humana), este acaba por ser o evento mais importante. É ainda neste campeonato que estão representados mais clubes do distrito.
A primeira prova internacional realizada no distrito
O ano de 1996 fica para a história do atletismo da ADAL como sendo aquele em que se realizou a primeira prova internacional no distrito de Leiria, com a realização do campeonato Ibérico de 10.000 metros, na inauguração da pista de Leiria (abordaremos as competições internacionais numa outra oportunidade). Neste ano Leiria acolheu ainda provas de observação da FPA, nas áreas de marcha atlética e lançamentos, no fim-de-semana 2 e 3 de março e o campeonato de Portugal a 6 e 7 de julho. Marinha Grande foi o palco para mais uma fase de apuramento do campeonato nacional de clubes, a 20 e 21 de abril e a 1 e 2 de julho do nacional da 2ª divisão.
Em 1997 o estádio municipal de Leiria foi o lugar onde se realizaram 3 campeonatos nacionais: A 26 e 27 de abril a fase de apuramento dos clubes, a 7 e 8 de junho o de juvenis e a 14 e 15 deste mesmo mês, a 2ª divisão. No ano seguinte (1998) a capital de distrito continuou a acolher competições atléticas de âmbito nacional. Nos dias 13 e 14 de março foi a taça FPA de lançamentos, a 16 e 17 de maio o campeonato nacional de clubes – fase de apuramento e mais um campeonato nacional da 2ª divisão a 27 e 28 de junho. 1999 voltou a ser um ano importante para o atletismo leiriense, com Leiria a receber mais 4 competições do calendário nacional. A final nacional do torneio “Atleta Completo” realizou-se pela primeira vez no distrito, concretamente na pista de Leiria, nos dias 10 e 11 de abril. A fase de apuramento do nacional de clubes continuou sedeada em Leiria, nos dias 29 e 30 de maio. E uma vez mais o nacional de clubes da 2ª divisão foi em Leiria, concretamente a 26 e 27 de junho.
O primeiro campeonato nacional de 1ª divisão no distrito
No ano de 2000 a ADAL, e consequentemente o atletismo leiriense, na pista do municipal de Leiria, já tinham estatuto para acolher qualquer campeonato nacional. Assim, foi sem grande surpresa que pudemos assistir ao nacional da 1ª divisão, a 10 e 11 de junho, com o colorido das melhores equipas portuguesas, destacando o Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Clube de Portugal, que historicamente têm assumido maior protagonismo neste modelo de campeonatos. Anteriormente, nos dias 27 e 28 de maio já tinha acontecido a fase de apuramento deste campeonato. Em 2001 a final nacional do torneio “Atleta Completo” transforma a pista do estádio municipal de Óbidos na 3ª do distrito de Leiria, a acolher provas nacionais, a 28 e 29 de abril. E pela primeira vez o municipal de Leiria é palco da final nacional do “Torneio Olímpico Jovem” nos dias 19 e 20 de maio. No ano de 2002 o distrito de Leiria acolheu 3 competições de âmbito nacional, qualquer uma delas realizada em uma pista diferente. A 4 de maio Óbidos é palco da taça FPA de Marcha, a 8 e 9 de junho Marinha Grande organiza o campeonato nacional de 3ª divisão e a 6 e 7 de julho foi a vista da pista do complexo desportivo de Caldas da Rainha ser o local eleito para o campeonato nacional de esperanças. Esta mesma pista serviu de cenário à realização do campeonato nacional universitário, no dia 25 de abril de 2003. Esta foi mesmo a única competição de nível nacional realizada no distrito de Leiria ao longo do ano de 2003. No ano seguinte (2004) a pista de Caldas da Rainha continuou a assumir se como privilegiada para realização de campeonatos nacionais. No fim-de-semana 22 e 23 de maio foi a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes e a 3 e 4 de julho o campeonato nacional de juvenis. Pelo que de relevante representa o Olimpismo no contexto do Desporto mundial em geral e português em particular, importa destacar que 2004 foi o ano dos Jogos Olímpicos de Atenas, em que Vânia Silva, do Juventude Vidigalense participou no lançamento do martelo, naquela que é a mais importante organização desportiva do planeta. Foi a primeira vez que a ADAL contou com a participação de um dos seus atletas nos JO.   
A primeira Taça da Europa de Nações na capital do distrito
2005 foi um dos anos com maior destaque, em termos de competições nacionais e internacionais no distrito de Leiria. Óbidos, Marinha Grande e Leiria foram favorecidas com atletismo de nível nacional e internacional. Em abril, a 23 e 24, no estádio municipal de Óbidos realiza-se pela segunda vez neste local a final nacional do Torneio Atleta Completo e poucos dias depois (30 de abril) foi a vez da final nacional de Mega Sprinter, que é atualmente talvez a competição mais importante do desporto escolar. A apadrinhar este importante acontecimento desportivo esteve Francis Obikwelu, que no verão anterior se tinha sagrado vice-campeão olímpico dos 100 metros nos JO de Atenas’04. O estádio municipal de Marinha Grande foi cenário de mais uma fase de apuramento do campeonato nacional de clubes, a 28 e 29 de maio. Mas foi o Municipal de Leiria a ter o maior protagonismo, com a inauguração da pista remodelada após o Euro’2004, no nacional da 1ª divisão do fim de semana 4 e 5 de junho. A 18 e 19 de julho Leiria acolhe pela primeira vez uma competição da Associação Europeia de Atletismo. Foi a taça da Europa, que trouxe à cidade e à região muitos dos melhores atletas europeus. Foram milhares de portugueses que tiveram oportunidade de assistir a este importante evento e apoiar a seleção portuguesa de atletismo, que com esta ajuda se superou. A Corrida do Dia Olímpico (a primeira realizada no distrito), animou fortemente Leiria, no dia 18 de setembro, contribuiu também para a divulgação da taça da Europa. 

No ano de 2006 o estádio municipal de Leiria foi palco dos campeonato nacionais de clubes (1ª e 2ª divisões) nos dias 3 e 4 de junho. Leiria voltou a acolher a Corrida do Dia Olímpico a 17 de setembro de 2006.
Na próxima oportunidade começarei por abordar o ano de 2007, que assume grande relevo na evolução do atletismo distrital e um grande protagonismo nacional, pela decisão da Federação Portuguesa de Atletismo de montar no Expocentro, em Pombal, a pista coberta que em 2001, no pavilhão Atlântico tinha servido de cenário ao único campeonato do mundo em pista coberta até hoje realizado no nosso país.
28-10-2020; Carlos Carmino – DTR da ADAL