CORRIDA DOS GAMBUZINOS

  •  

A Corrida dos Gambuzinos voltou às ruas de Pombal na noite de sábado, 28 de junho.
O evento apresentou-se, novamente, sobre a forma de corrida nocturna com muitas surpresas e disputado em contra-relógio com o objectivo de ser encontrado o Rei e a Rainha da prova.
Um ícone nos acontecimentos da cidade, a 10 ° edição da corrida dos Gambuzinos atraiu mais de sete centenas de atletas que iniciaram, um a um, a corrida no Largo do Parchal e uma aventura pelas ruas de Pombal, com passagem obrigatória nos Paços do Concelho.
Durante a tarde, a iniciar esta iniciativa, proporcionando a participação de atletas mais novos, o Município de Pombal organizou a "Mini-Corrida dos Gambuzinos" uma prova também de obstáculos, dividida em duas, a Mini Corrida Infantil e a Benjamin. Nos mais novos, venceram Mara Mota, individual e Gustavo Santos, do GAU Bajouca.
No escalão seguinte, dos 12 aos 15 anos, foram mais rápidos Rita Pereira e Santiago Ponte, atletas da casa, do NDA Pombal e que já tinham vencido na edição anterior, no escalão mais baixo.
Com a chegada da noite, iniciou-se a aguardada corrida principal e foi com emoção que uma grande massa de público aguardou a sentença do cronómetro.
Daniel Antunes, do SicóTrilhos, que tinha sido segundo na edição anterior, foi o mais rápido, terminado a prova em 28 minutos, Tiago Alves, do Vilaventura Trail, terceiro classificado na edição de 2024, foi segundo desta vez, com mais um minuto de prova do que o vencedor. Sérgio Junqueira, do CPR A-do-Barbas, que tinha sido segundo classificado veterano, cortou a meta com um tempo que lhe valeu a terceira posição geral e a de primeiro atleta veterano. Flávio Esperança, do GDRC Unidos, foi o quarto classificado, terceiro Sénior.
Mariana Duarte, do CN Torres Novas, e Sara Pedrosa, do Saca Trilhos Anadia, foram as mais rápidas com um minuto de diferença em prova e Mónica Jordão, do ACRM Silveirinha Grande, voltou a vencer no escalão de Veteranas, tendo cortado a meta com o terceiro melhor tempo. Sara Neves, do SicóTrilhos, foi a terceira atleta Sénior.
No escalão Sub-20, Luna Ferreira, do ARB, e Renato Costa, de Os Costas, foram os mais rápidos.
Na subida ao pódio, os atletas receberam os aguardados prémios que mais uma vez e como não podia deixar de ser, simbolizavam um Gambuzino.
Parabéns ao Município de Pombal, pelo sucesso, desta prova. Aguardamos pelas surpresas da 11ª Edição da Corrida dos Gambuzinos. Até lá!

Resultados:

A ADAL

2025-07-05