ADAL a caminho dos recordes de atletas e clubes filiados

  •  

A Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL) continua numa fase de crescimento, no que se refere ao número de atletas filiados, confirmada pelos dados estatísticos de 2 de janeiro de 2020, que passamos a referir. A ADAL apresenta 1.199 atletas filiados (mais 112 que em igual data do ano passado) e 49 clubes (43 na mesma data da época anterior). A ADAL mantém o objetivo de superar os 1.500 atletas e 50 clubes filiados até ao final da presente época. Este deve ser um objetivo partilhado por todos os agentes desportivos da ADAL, sem descurarmos a qualidade, procurando manter ou aumentar o número de atletas a participarem em campeonatos nacionais, a conquistarem medalhas nestas competições e a representarem Portugal.
E o clube que apresenta maior número de atletas inscritos é o Juventude Vidigalense, totalizando 227 (232 em igual período do ano passado) sendo 109 do género feminino e 118 do masculino, apresentando se em todas os escalões etários. Esta coletividade do concelho de Leira é mesmo o único associado da ADAL que tem atletas em todos os escalões etários.
O Clube Atletismo de Marinha Grande é o segundo clube do distrito 76 inscritos (60 no ano anterior), com 31 do género feminino e 45 do masculinos. Apenas não apresenta filiados nos escalões de sub23 e masters femininos. O Grupo Alegre e Unido da Bajouca continua com a dinâmica do ano anterior ao apresentar se como 3ª coletividade da ADAL em número de federados, com 64 (24 femininos e 40 masculinos) superando os 63 da época de 2018-19.
Estes foram os 3 dos 4 clubes do distrito de Leiria galardoados pela Federação Portuguesa de Atletismo com certificados, pelo número de atletas filiados, na época de 2018-19. Irão certamente voltar a conseguir este objetivo na presente temporada.
Seguem se a ADCR do Bairro dos Anjos com 51 (mais um que o ano passado), a Academia de Atletismo AcroPombal com 49 (33 o ano passado), o Industrial Desportivo Vieirense com 46, o Atlético Clube da Batalha com 43, tantos quantos o Clube de Atletismo da Nazaré, o Grupo Desportivo das Pedreiras com 41 e a ACDR Arneirense com 40. São estes os clubes da ADAL que deverão atingir ou superar os 75 atletas federados até ao final da presente época desportiva e poderem ser reconhecidos pela FPA/ADAL. O AC Batalha, que na época anterior, por esta altura, se apresentava com 59 atletas, foi mesmo o 4º clube da ADAL a ser reconhecido pela FPA com certificado, no caso, de bronze.
O concelho de Leiria continua a ser o que apresenta maior número de clubes inscritos na ADAL/FPA com 13 (14 em 2019, não apresenta atletas inscritos, por agora, o Colégio Nossa Senhora de Fátima) seguindo se Pombal com 8 (7 em igual fase do ano anterior). O concelho de Alcobaça foi o que mais cresceu, ao nível do número de clubes com atletismo, passando de 4 para 7. O concelho de Marinha Grande mantém os seus 5 clubes filiados.

Das coletividades que na temporada passada estiveram federadas, falta dar continuidade a Associação Porto de Mós a Correr. E o novo membro da família do atletismo distrital leiriense é o Lusitano de Chão de Couce, do concelho de Ansião. .
11-1-2020; Carlos Carmino – DTR da ADAL