ADAL - Desafio 3 - Marcha

  •  

Enquanto não é possível a realização de atividades atléticas como as conhecemos, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria apresentou aos seus associados mais um desafio virtual, em que os atletas realizavam a sua prova no seu local habitual de treinos.
O Desafio 3 – Marcha da ADAL, que decorreu entre os dias 22 a 29 de maio, registou uma adesão muito positiva. Registamos a participação de 6 dos clubes filiados na ADAL, com um total de 18 atletas. Alinharam ainda mais 4 clubes das Associações de Atletismo com 6 atletas, todos eles tendo participado ou no Circuito de Provas de Marcha nas Praias do Distrito de Leiria em 2019 ou no Circuito de Marcha da ADAL 2020. O desafio consistia em realizar uma determinada distância, no local habitual de treinos, em função do escalão etário, respeitando as regras das autoridades e apresentando um filme da provas com a duração de, pelo menos 10 segundos.
Total de Associações de Atletismo representadas: 5
Total de Clubes representados: 10
Total de Atletas: 24

Os prémios, iguais para todos, são t-shirts alusivas à retoma “Vai correr bem”.
A Associação de Castelo Branco apresentou Margarida Sá, do Penta Clube da Covilhã, a Associação da Guarda aderiu com Amaro Teixeira, com as cores do Centro de Atletismo de Seia e Évora esteve bem representada por Henrique Santos, que já foi vice campeão nos 50 km, estando filiado no Grupo Desportivo de Diana. A Associação de Viana do Castelo esteve muito e bem representada neste desafio, através do seu associado, Centro de Atletismo de Mazarefes, com Andreia Pereira, Mariana Patrão e Paulo Rigor.
Dos clubes do distrito de Leiria a maior adesão pertenceu ao Grupo de Amigos Casais do Vento com 6 atletas de 5 escalões etários diferentes. Em juniores Catarina Costa, nos iniciados Eva Machado e Samuel Simões, a infantil Filipa Nunes e os benjamins Matilde Bento e Gustavo Machado. O Grupo Desportivo das Pedreiras apresentou (virtualmente) os iniciados André Moreira e Isa Ferreira e a juvenil Constança Silva (vencedora da prova de marcha no Torneio Olímpico Jovem Nacional em 2019). O Clube Atletismo de Marinha Grande apresentou a infantil Matilde Angélico. O Clube Desportivo do Bombarral esteve representado pelo iniciado Francisco Lima. O Oeste alinhou ainda com 3 atletas do Grupo Desportivo Atouguiense, o master José Oliveira, iniciada Elisângela Codinha e a benjamim Letícia Codinha. Do Leiria Marcha Atlética Clube aceitaram o desafio da ADAL os seniores Diogo Oliveira e Joana Pontes, que já representou Portugal por várias vezes, o master Carlos Carmino e o internacional Hélder Santos.
A ADAL conseguiu assim apresentar aos atletas do setor de marcha um desafio que lhes permitiu motivarem se para o regresso aos treinos e/ou para intensificarem a sua preparação até que seja possível realizar provas em grupo, mesmo que com algumas regras adaptadas ao confinamento relacionado com a pandemia.
6-6-2020; Carlos Carmino – DTR da ADAL