CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES

  •  

Foi um fim de semana de muitas emoções, competição saudável, calor humano, apoio aos seus clubes e um estádio e centro de lançamentos ao rubro, o que se viveu durante os Campeonatos Nacionais de Clubes ao Ar Livre, que levaram até Leiria os melhores de Portugal nas três divisões.
A 87° Edição da competição recebeu duas equipas masculinas e quatro femininas da ADAL, que deram o tudo por tudo por um lugar no pódio e elevaram o lema espírito de equipa ao mais alto nível. Juventude Vidigalense em Masculinos e Femininos competiram na Primeira Divisão, Clube de Atletismo de Marinha Grande, em Masculinos, na Segunda Divisão e na Terceira, em Femininos. A Associação Cultural Desportiva Recreativa Arneirense e o Atlético Clube da Batalha disputaram também a Terceira Divisão.

A equipa masculina do Clube de Atletismo de Marinha Grande saltou para o primeiro lugar da segunda divisão e bem cedo se desenhou a sua vitória. Com períodos de diferença de um ponto, pode respirar de alívio ainda antes da estafeta final e foi ao som de "Campeões, Campeões, nós somos campeões" que os atletas, treinadores e dirigentes festejaram no lugar mais alto do pódio a vitória e a passagem à primeira divisão, desta feita também ao Ar Livre, depois de terem sido também os melhores na Pista Curta, em Pombal.
O CAMG, que competiu com o menor número de atletas de todas as equipas, superou o segundo classificado CPT Sobral Ceira, de Coimbra, por dez pontos e o SC Braga por catorze.
Seis atletas contribuíram com vitórias, dando os oito pontos à equipa, Pedro Fernandes, no Salto com Vara, Tiago Sucena, que marchou os 5000 metros, Omer Levinson no Lançamento do Dardo, Miguel Marques na corrida de 400 metros Barreiras, António Vital Silva ao lançar o Martelo mais longe e nos 200 metros, Abel Silva. Em cinco provas o clube da Marinha Grande somou 7 pontos, pela obtenção da segunda posição. Foram eles, David Pereira no Lançamento do Peso, a Estafeta 4*100 metros com Omer Levinson, Abel Fernandes, André Rodrigues e Ronaldinho Oliveira, nos 100 metros Pedro Fernandes, Miguel Marques nos 400 metros e Gabriel Silva nos 800 metros.
Dando à equipa seis pontos, no terceiro lugar, terminaram Omer Levinson no Salto em Altura, e na Estafeta 4*400, Abel Fernandes, Leonardo Sá, João Oliveira e Miguel Marques.

Em Femininos, a Associação Cultural Desportiva Recreativa Arneirense, que tinha vindo despromovida da segunda divisão, debateu-se até ao fim por um lugar no pódio. As atletas da cidade do Oeste foram alternando períodos na terceira posição com o primeiro lugar fora do pódio mas feitas as contas finais, o Clube da ADAL levou a melhor sobre o Algarvio Areias de S. João, por dois pontos e subiu ao pódio no terceiro lugar. Foi com alegria e entusiasmo que atletas, treinadores e apoiantes do clube festejaram o feito.
As vitórias na Estafeta 4*100, no Lançamento do Martelo por Leonor Belchior, nas corridas de 100 e 200 metros pela rapidíssima Beatriz Castelhano, e os 7 pontos alcançados por Carolina Patrício, no Lançamento do Peso e Inês Belbute na Marcha, foram essenciais para o somatório final.

As equipas masculina e feminina da Juventude Vidigalense, que disputaram a Primeira Divisão, terminaram este Campeonato Nacional de Clubes na quarta posição e classificaram-se atrás de Sporting Clube de Portugal que foi o grande vencedor em Femininos e Masculinos, GD Estreito e A Jardim da Serra em Femininos e Sport Lisboa e Benfica e AJ Serra em Masculinos.
Sporting CP e SL Benfica proporcionaram duas jornadas de discussão de pontos até ao fim, terminado o primeiro na primeira posição após de desempate pelos terceiros lugares, com a equipa leonina a levar a melhor. A última vez que tinha sido necessário recorrer a desempate tinha sido também em Leiria, em 2022, com o desenlace a revelar-se diferente.
A equipa feminina da Juventude Vidigalense obteve os seis pontos, com a terceira posição na Estafeta 4*100 com Raquel Lourenço, Vera Goucha, Lara Duarte e Katerina Quinn, no Lançamento do Disco por Ophelie Oliveira, com Isa Ferreira a marchar os 3000 metros, Beatriz Azevedo na corrida dos 5000 metros, Matilde Silva no Salto com Vara, Mariana Vidinha nos 800 metros e Katerina Quinn nos 200 metros. Esta última, atleta do escalão Sub-18, bateu o Recorde Distrital da distância que pertencia a Sofia Lavreshina desde 2020.
Vera Goucha, Kimberley Furtado, Mariana Vidinha e Joana Gameiro arrecadaram sete pontos, com o término da estafeta 4*400 na segunda posição, apenas atrás de Sporting CP e Ophelie Oliveira também foi a segunda melhor a lançar o Peso, atrás de Jéssica Inchude.
Nos Masculinos, arrecadaram seis pontos, Tomás Rodrigues, no Lançamento do Peso, Ruben Santos, no Dardo e na Estafeta 4*400, os atletas João Pinto, João Mota, Nuno Cordeiro e Gabriel Morim.
Histórica foi a vitória de Eduardo Camarate, nos 5000 metros Marcha. O atleta, do escalão Sub-20, destronou o invencível João Vieira, beneficiando da sua ida à zona de penalização. Eduardo soube gerir a distância e perante o entusiasmo de um estádio ao rubro, cortou a meta na primeira posição à frente do atleta do Sporting, trinta e um anos mais velho. O atleta acabou por bater o seu próprio recorde Distrital.

A equipa feminina da Marinha Grande cumpriu o que se antevia perante as provas de apuramento para a terceira divisão e terminou as duas jornadas na sexta posição. As atletas ficaram nas segunda e terceira posição em seis provas, com Joana Bagagem e Mariana Bento a arrecadarem os sete pontos nos 300 Obstáculos e no Dardo, respectivamente e
Maria Esteves, Matilde Angélico Joana Bagagem e Diana Vatula a conquistarem os seis pontos no Salto em Comprimento, 3000 Marcha e 3000 Corrida e Triplo Salto, respectivamente.

O Atlético Clube da Batalha classificou-se no oitavo lugar da terceira divisão. O Clube que tinha sido repescado após a desistência de SLB na primeira divisão, venceu duas provas, com Maria Jesus a ser a mais rápida nos 3000 metros e Íris Passos a bater as adversárias no Salto com Vara. A atleta internacional Maria Jesus foi segunda nos 1500 metros e Daniela Venda na corrida de 400 metros.
Com seis pontos, terminaram as duas prestações, a Estafeta 4*100 metros de Inês Marques, Daniela Venda, Irís Passos e Beatriz Alves e esta última atleta nos 100 metros e 200 metros. Irís Passos também foi terceira nos 400 metros Barreiras.

A festa maior dos clubes no Atletismo Português terminou com o desfile e os pódios das equipas intervenientes. Nem o Tochas quis faltar à festa.
De salientar que na próxima época serão três as equipas de Leiria na Primeira Divisão e que três equipas femininas fizeram parte do rol de oito da Terceira divisão e que esperamos que possam repetir o feito na próxima época.
Parabéns aos que se deslocaram a Leiria e trouxeram até à nossa cidade este festival de Atletismo que ficará na memória de todos.