TORNEIO DISTRITAL DE MARCHA

  •  

O Torneio Distrital de Marcha decorreu nesta manhã de domingo, 9 de novembro, na Marinha Grande e incluiu provas de Saltos, Lançamentos e Corrida com Barreiras.
Uma centena de atletas da ADAL e de outras três Associações encheram o Estádio Municipal da Cidade vidreira de garra, empenho e excelentes resultados. De salientar o resultado de Diana Reis, da Juventude Vidigalense, ainda do escalão Sub-14, no Quádruplo Salto, que saltou 13.44 metros no seu quinto ensaio e voou para a melhor marca Portuguesa de sempre. Com esta marca, Diana Reis bateu o salto obtido por Margarida Oliveira, atleta do GD Eirense em 2021, quando saltou 13.40 metros. A jovem promessa Leiriense alcançou também um novo Recorde Distrital que já era seu, desde junho deste ano, tendo superado a sua anterior marca em 40 centímetros!
Nas provas de Marcha, nos escalões mais baixos, Madalena Angélico, do CA Marinha Grande, partiu rápido e ganhou vantagem sobre Emília Gouveia e Clarisse Gouveia, do Olivais, que fecharam o pódio. A vencedora terminou os 500 metros em 02:54.7 e a atleta seguinte aumentou o tempo em sete segundos. Leonardo Neves, do CPR A-do-Barbas, foi o primeiro com 02:36.40, João Mendes, do Olivais, foi segundo e David Hrabar, do J Vidigalense, fechou o pódio.
No escalão Sub-14, Sara Neto, partiu para a frente e terminou a prova de 1000 metros em 05:28.00 deixando Lara Vieira, do CPRAB e Luna Amaro, do SISMARIA, na segunda e terceira posições, respectivamente.
Nos escalões Sub-16 e Sub-18, Matilde Angélico comandou a prova com a segunda classificada, Carolina Mendes, do Olivais, no encalço até às duas últimas voltas, quando arrancou para os 14:48.41. Rosário Borges, também do clube de Coimbra terminou no terceiro posto.
Inês Belbute, atleta do escalão Sub-23, do CAO Vianense, percorreu vinte e cinco voltas à pista em 54:23.87. Em Masculinos, José Oliveira venceu os 3000 metros com um registo de 19:01.82, Bernardo Domingues, da JV foi segundo e Diogo Oliveira, do Leiria MA, terminou na terceira posição.
No Quádruplo Salto venceu Lucas Morgado, da JV com o melhor salto de 13.82 metros e mais de um metro acima dos saltos de Henrique Gaio, da JV. Mathias Verdasca, atleta do mesmo clube, terminou em terceiro. Em Femininos, Diana Reis com o salto de 13.44, Anastasiia Bulak e Camila Santos, foram as três melhores.
No Lançamento do Dardo, David Aguiar, com um ensaio de 40.37 metros, lançou mais de 5 metros acima de Eduardo Santos e Francisco Atafona foi o terceiro. Em Femininos, Ana Ribeiro, que lançou 23.54 metros, Valentina Matos e Catarina Ferreira, atletas da JV, foram as três primeiras.
Nas provas de Barreiras, no escalão Sub-14, venceram Camila Santos, Diana Reis e Renata Moteiro e em Masculinos Lucas Morgado, Mathias Verdasca e Martim Pereira, todos atletas da JV, excepto o último.
Em Sub-16, subiram ao pódio Irís Silva, do NDA Pombal, Eva Coelho, do AC Batalha e Núria Palhais, do NDA Pombal. Francisco Atafona, João Morato e Pedro Mota venceram em Masculinos.
Este Torneio de Marcha com uma participação elevada em número de atletas, de várias Associações, especialmente nos escalões mais baixos, veio provar que esta disciplina está bem viva no nosso distrito. Os atletas obtiveram muitos recordes pessoais neste início de época, o que perspectiva uma época de ouro para os jovens da nossa Associação.
No próximo fim de semana vai decorrer o Corta Mato Distrital Longo, nas Caldas da Rainha. Até lá!

Resultados:https://www.adal.pt/pdf/2019-2020/resultados/2025-11-09%20comunicado.pdf

A ADAL

2025-11-10