XXI LÉGUA DE MARCHA ATLÉTICA "MEMORIAL ANTÓNIO GONÇALVES"

  •  

Foi num ambiente familiar de camaradagem que o Estádio Municipal de Alvaiázere voltou a receber uma Légua de Marcha, nesta tarde de sábado, 22 de novembro.
Uma centena de atletas de mais de 20 equipas representantes de todo o país, participaram nesta festa da marcha que celebra a vida de
António Gonçalves, dirigente e treinador, que nos deixou em 2021 e que captou para esta disciplina do atletismo muitos jovens, alguns deles que vestiram as cores da seleção nacional.
Com o sol a raiar e os mais jovens a darem início à XXI Légua de Marcha Atlética "Memorial António Gonçalves", o programa desenrolou-se com os Benjamins B a percorrem os 1000 metros e os Infantis e Iniciados a marcharem 5 voltas. Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos competiram juntos, separados por género, durante uma Légua.
Vitória Oliveira que veste agora de azul, depois de uma transferência do SL Benfica para o AJ Serra, venceu sem dificuldade os 5000 metros, terminando a prova em 22:48.90.
Sem surpresas, o Olímpico João Vieira, do SC Portugal venceu em 20:27.20, Amaro Teixeira, do AC Póvoa do Varzim, foi segundo com 22:31.20 e Rui Magalhães, do Maia AC, terceiro classificado com registo de 22:35.30:
Vera Santos, do SC Braga, atleta Veterana, foi segunda com 24.06.80 e Margarida Sá, do SC Portugal, subiu ao último lugar do pódio com um registo de 24:50.50.
Em Sub-20, foi a vencedora Juliana Ferreira, do Maia AC, com 30:16.00.
Matilde Angélico, atleta do CA Marinha Grande, percorreu as doze voltas e meia em 25.09.70, alcançando um expressivo recorde pessoal e com cerca de um minuto e meio de vantagem sobre Rosário Borges, do Olivais, a segunda classificada, somando Raquel Ramalho, do Moita Tejo, mais sete segundos de prova. A atleta vencedora foi quarta da classificação geral.
Diogo Pinho, do ACDC Villa Cesarini, foi o mais rápido em Sub-18 Masculinos, com 24:58.70 e quarto da classificação geral.
Os Iniciados cumpriram 2000 metros e trouxeram ao lugar mais alto do pódio a Carolina Mendes, do Olivais, com um tempo de prova de 09:41.10 e a Vicente Figueiredo, do CN Rio Maior, com 09:56.00 de registo. Lara Fernandes, do clube da vencedora, foi segunda com cerca de cinquenta segundos mais de duração da prova. Bernardo Domingues, da Juventude Vidigalense, bateu o seu recorde pessoal por trinta e dois segundos e subiu à segunda posição, com um tempo de 13:43.70.
Nicole Tristão, do Sporting CP e João Mendes, do Olivais FC, venceram em Benjamins B, enquanto Laura, de Ribeira de S. João e José Silva, do GD Pedreiras, foram os mais rápidos em Benjamins A.
A competição organizada pelo Jornal o Alvaizerense e do Grupo Casais do Vento, com o apoio da ADAL, teve o seu final com a entrega de prémios que decorreu num animado ambiente de confraternização entre atletas, dirigentes, treinadores, familiares e amigos, à que se seguiu o tradicional lanche oferecido pela organização. Numa cerimónia cheia de simbolismo, os intervenientes partilharam histórias, momentos e alegria.
Estas provas de marcha trazem momentos competitivos importantes aos atletas da nossa Associação, permitindo que se superem e se preparem para as competições da nova época que agora se iniciou.
Parabéns à organização deste evento que se tornou um marco nas provas de marcha em Portugal. Até para o ano!

A ADAL

2025-11-24