A bonita Vila da Batalha recebeu a 12 ª edição da S. Silvestre, neste sábado 13 de dezembro, um dia de sol perfeito para a prática da modalidade, perante um mar de atletas e um público entusiasta.
Com um corrida principal num percurso de dez quilómetros, corridas para os escalões jovens e uma caminhada de cinco quilómetros, o evento mobilizou, como vem sendo habitual, cerca de dois milhares de atletas e caminhantes e um público que aplaudiu, incentivou e apoiou os atletas, do início ao fim.
Organizada pelo Atlético Clube da Batalha, em parceria com a Câmara Municipal da Batalha e com o apoio da Associação Distrital de Atletismo, as provas tiveram partida e chegada na Rua das Piscinas, junto ao Pavilhão Multiusos.
Foi uma tarde animada, cheia de garra, desportivismo e dinâmica para as duas centenas de atletas que competiram na Prova jovem.
Carolina Brito, do CPR A-do-Barbas, cortou a meta na primeira posição, em Sub-10, após percorrer 0.5 km. Rafael Matos, do GD Pedreiras, voltou a vencer, após ter sido o mais rápido na edição anterior, em Masculinos. Em Sub-12, Matilde Pacheco, do clube do CN Torres Novas e Guilherme Silva, do BEST, que já tinha vencido no ano anterior, foram os mais rápidos, nos 0.6 km.
Martim Pereira, do clube organizador, chegou com vantagem de alguns segundos sobre os adversários e Eva Cardoso, do Fátima ET que tinha ficado em segundo lugar, desta vez não deixou fugir o lugar mais alto do pódio, em Sub-14, num percurso de 1 km.
Mariana Pedroso, do CA Marinha Grande, foi a mais rápida, em Sub-16 Femininos, e em Masculinos Miguel Sousa, do CNTN, foi o primeiro a completar o percurso de 1.5 km.
O CNTN voltou a subir ao pódio, com Francisca Cambé e Rodrigo Duarte, a cortarem a meta em primeiro lugar, em Sub-18.
Na corrida principal, mais de um milhar de atletas partiram em ambiente de festa. Pouco mais de trinta minutos depois da partida, ainda o sol não se tinha posto e já se avistava André Duarte, do GC Cadaval, que venceu. Seguiu-se André Pais, do CD Tondela, com 00:32.22 e Rafael Pais, seu colega de equipa com mais seis segundos, o terceiro classificado.
Em Femininos, Joana Bagagem, do CA Marinha Grande, segunda classificada da edição anterior foi a mais rápida e cortou a meta com 0:37.15, meio minuto antes de Ana Bonifácio, do CPR A-do-Barbas, que arrecadou o segundo posto. A terceira atleta foi Maria Santos, do GAU Bajouca, com 00:40.27.
Por equipas, o CPR A-do-Barbas foi a vencedora. O GAU Bajouca subiu ao pódio na segunda posição e o Fátima TT foi a terceira classificada.
A S. Silvestre terminou, já a noite tinha chegado, com a entrega de prémios aos vencedores da Prova Principal.
Parabéns, AC Batalha por mais uma edição de grande sucesso da S. Silvestre. Até para o ano!
Resultados:http://live.recordepessoal.pt/?f=12saosilvestredabatalha
A ADAL
2025-12-15

