GPI de Rio Maior em Marcha com muitos leirienses

  •  

No passado sábado, numa tarde ventosa e fresca, disputou se a 28ª edição do Grande Prémio Internacional de Rio Maior que, uma vez mais, trouxe a Portugal alguns dos melhores marchadores mundiais. O distrito de Leiria esteve muito bem representado, em especial pelas mais jovens. A infantil Isa Ferreira, do Grupo Desportivo das Pedreira, venceu a prova de 2Km em 10m45s, A júnior Joana Pontes, do Leiria Marcha Atlética, fez a sua estreia em 20Km, concluindo em 1h42m25s, sendo 18ª e 4ª melhor portuguesa.
Na prova de 2Km a vencedora (uma agradável surpresa) foi Isa Ferreira, do Grupo Desportivo das Pedreiras. A 2ª melhor do distrito de Leiria foi a sua colega de clube, Mariana Santos, na 16ª posição, seguida por dois jovens do Grupo de Amigos de Casais do Vento (concelho de Alvaiázere), Ricardo Marques e Samuel Simões. O Clube de Atletismo da Nazaré conseguiu o 20º lugar, por Miguel Barros e O Clube Desportivo do Bombarral o 22º, por Francisco Lima. Na 23ª posição terminou Érica Leal (GDP). O Clube de Atletismo de Óbidos esteve representado por Sofia Roberto, sendo 25ª classificada. No 25º e 32º posto chegaram mais dois representantes do Clube de Atletismo da Nazaré, Sara Conceição e Martim Ribeiro, respetivamente. Do CA Nazaré registamos ainda Lara Ferreira na 39ª posição. No 44º posto ficou Guilherme Santos (GDP). O Grupo de Amigos de Casais do Vento apresentou ainda várias crianças nesta prova: Filipa Nunes (35ª), Tomás Nunes (41º), Carolina Silva (51ª), seguida de Leonor Brito, Matilde Bento e Luís Ribeiro. A ADAL esteve assim representada por 18 jovens atletas (15 em 2018). Na classificação coletiva desta prova, no que se refere aos clubes filiados na ADAL, o Grupo Desportivo das Pedreiras foi 3º com 25 pontos. Esta coletividade, com uma dinâmica muito interessante, que os poderá catapultar para objetivos mais ambiciosos, tem vindo a apresentar vários marchadores jovens capazes de alcançarem o estatuto de internacionais. O Grupo de Amigos de Casais do Vento foi 10º com 7 pontos e o Clube de Atletismo da Nazaré foi 12º com um ponto.
Nos 5Km os clubes da ADAL participaram com 4 atletas (3 em 2018). A melhor foi Catarina Costa, na 17ª posição, em representação do Grupo de Amigos de Casais do Vento, que atualizou o recorde pessoal para 28m05s, seguida de Constança Silva, do Grupo Desportivo das Pedreiras, com mais 8 segundos. O master José Oliveira (SFU Atouguia da Baleia) foi 33º em 32.29 minutos. Com as cores da Juventude Vidigalense esteve David Gregório ao ser 38º com um crono de 33.04 minutos. Eduardo Martins (GACV) não concluiu a sua prova. No que se refere à classificação coletiva o Grupo de Amigos de Casais do Vento foi 13º com 4 pontos, logo seguido do Grupo Desportivo das Pedreiras com 3 pontos.
Nas provas internacionais do Challenge da IAAF, Leiria voltou a estar representada, desta feita por Joana Pontes, que terminou em 1h42m25s, e no 18º posto da classificação feminina, em estreia na distância, ficando a 3 segundos do pódio das portuguesas.
7-4-2018; Carlos Carmino – DTR da ADAL