O Atletismo no Distrito de Leiria em 2019

  •  

Para a maioria dos atletas da ADAL, que participam essencialmente em provas de pista, a época está praticamente concluída. Iremos ter ainda a Taça dos Campeões Europeus de Juniores, no próximo dia 21 de setembro, numa organização da Juventude Vidigalense. Continuamos a ter provas de atletismo em estrada e na natureza (trails). Oficialmente a época 2018-19, deverá terminar a 31 de outubro, mas esta é uma fase de transição para a nova temporada. A maioria dos clubes e atletas começa a época 2019-20, durante o mês de setembro.
Ao longa da época de 2018-19 a ADAL conseguiu um recorde no número de clubes filiados, com 47, superando os 42 do ano passado. No que se refere ao número de atletas, o recorde de 2009, com 1.437 atletas continua a prevalecer. A presente época passa a ser o 2º melhor registo com 1.393 atletas. Mantem se as expetativas para que em 2020 o distrito de Leiria se apresente com mais de 50 coletividades e mais de 1.500 atletas.
O concelho do distrito, com maior número de clubes e atletas é Leiria, apresentando 14 clubes e 609 atletas, com um enorme contributo da Juventude Vidigalense, que é mesmo um dos maiores e melhores a nível nacional, com um total de 275 atletas, dos quais 189 dos escalões jovens (benjamins, infantis, iniciados e juvenis). Os mais de cem mil habitantes em 18 freguesias e as melhores condições para a prática do atletismo (estádio e centro nacional de lançamentos) fazem deste concelho um dos que apresenta maior potencial de crescimento, tendo já dezenas de atletas internacionais e recordistas nacionais. O 2º clube deste concelho com maior número de filiados é o Grupo Alegre e Unido da Bajouca com 75 atletas, seguido da ADCR do Bairro dos Anjos, que se apresenta agora com 65 atletas, ainda longe dos seus melhores anos.
O concelho com o 2º maior número de inscritos é Marinha Grande, com um total de 208, repartidos por 5 coletividades, sendo o Clube Atletismo de Marinha Grande o mais representativo, com 90 e no distrito é a 2ª agremiação em número de filiados. Este concelho apresenta se ainda com mais 4 clubes filiados na ADAL: Clube de Atletismo Mónica Rosa (53 atletas, na sua maioria jovens); o Industrial Desportivo Vieirense (44); o Clube Recreativo Amieirinhense (12) e o Clube Desportivo Moitense (9).
O 3º concelho do distrito de Leiria, em número de atletas federados é Pombal, totalizando 154, apresentando se como o 2º no número de coletividades, com um total de 7: Academia de Atletismo AcroPombal (46 atletas, maioritariamente jovens); Núcleo do Desporto Amador de Pombal (32); Atlético Clube de Vermoil (28); AR Meirinhas e ACRM Silveirinha e Claras, ambos com 13 atletas inscritos da FPA/ADAL; CSC Rancho Folclórico da Charneca (12) e ACRD Louriçal (10).
O concelho da Batalha, com apenas 4 freguesias e dois clubes, apresenta um somatório de mais de uma centena de atletas federados (106), sendo 87 do Atlético Clube da Batalha (3º maior clube do distrito) e 19 do Atlético Clube de S. Mamede. Batalha é assim o 4º concelho, do distrito de Leiria, em número de atletas filiados. O atletismo no concelho da Nazaré está fortemente representado pelo Clube de Atletismo da Nazaré com 62 atletas, dos quais 52 jovens.
Alcobaça é o 2º concelho em número de coletividades inscritas na ADAL/FPA com um total de 6 e que somam 53 atletas, destacando se o CCRD Burinhosa com 27, seguido do Roodinhas Oxigen com 15 e do GRF Benedita com 10. O concelho de Caldas da Rainha, outrora com melhores índices atléticos, quer do ponto de vista quantitativo, quer qualitativo, tem agora a ACDR Arneirense com 52 atletas.
Porto de Mós, cuja sede de concelho, se tornou mundialmente conhecida, no dia 15 de janeiro de 2017, através do recorde mundial de Inês Henriques, nos 50km marcha, tem apresentado progressos no atletismo total, com destaque para o Grupo Desportivo das Pedreiras, com 33 atletas, tendo ainda a Associação Porto de Mós a Correr (13) e o GR Corredoura (4), que assim totalizam meia centena de atletas.
Há 6 concelhos do distrito de Leiria com um clube com atletismo federado. O Bombarral com o Clube Desportivo do Bombarral e com 23 atletas; Óbidos apresenta o Clube de Atletismo de Óbidos, que soma 16 atletas; Peniche, com a Sociedade Filarmónica de Atouguia da Baleia (19) Alvaiázere, através do Grupo de Atletismo de Casais do Vento (17), Ansião, com o Núcleo de Desporto de Ansião (5) e Castanheira de Pera, representada pelo Sport Castanheira de Pera e Benfica.
Os concelhos de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, ainda não se apresentaram com atletismo federado, havendo expetativas e interesse em que tal seja possível ao longo da próxima época.
1-9-2019 (correção a 4-9); Carlos Carmino – DTR da ADAL