Recordando o 2º triunfo da seleção de Leiria no Olímpico Jovem Nacional

  •  

Recordamos hoje o segundo triunfo da seleção do distrito de Leiria – ADAL, na Final Nacional do Torneio Olímpico Jovem. Aconteceu no fim de semana 16 e 17 de maio de 2009, já lá vão 11 anos! O sucesso leiriense aconteceu no fim de semana 16 e 17 de maio, no estádio municipal de Albufeira. As equipas de iniciados e juvenis (femininos e masculinos) de Leiria somaram 380 pontos, superando as seleções de Lisboa (361) e de Aveiro (338).
Os 34 jovens atletas que alcançaram esta proeza foram:
Nos sub-18 masculinos a ADAL apresentou João Rocha (venceu o salto em comprimento com 6,91 metros), Bruno Pedro (vencedor dos 5.000m marcha), Daniel Mimoso, Luís Ferreira, Pedro Santos, Homilzio Santos, Thibaut Junqueira, Bernardo Lopes, Kevin Santos e Ernest Kibungu (10).
Em juvenis femininos a equipa era formada por Eva Vital (triunfo nos 100m barreiras), Ana Filipa Silva, Joana Domingos, Sara Dias, Inês Nobre, Joana Brito, Luciana Jesus, Ana Vasconcelos, Ana Rita Henriques e Helena Fernandes (10).
Nas iniciadas Leiria esteve representada por Anais Baptista (vitória nos 80m barreiras), Sarah Dias, Andreia Mesquita, Ana Oliveira, Ana Queirós Alves, Daniela Ribeiro e Bruna Silva (7). A seleção de Leiria conquistou a medalha de ouro na estafeta de 4x80m com Daniela Ribeiro, Sarah Dias, Anais Baptista e Bruna Silva.
Os iniciados leirienses foram Ricardo Mendes (triunfo no salto em altura) Artur Koshchuk, João Moniz, Oleh Palamarchuuk, Daniel Murraças, João Moniz e Pedro Brito (7)
Depois da 1ª vitória em 2007 em que a ADAL tinha vencido também os outros dois torneios nacionais (Triatlo Técnico e Atleta Completo) em 2009, Leiria voltou a registar supremacia sobre as demais seleções distritais e regionais, repetindo esta difícil proeza, não vencendo apenas o Quilómetro Jovem Nacional, que neste ano voltou a ter final nacional. Deste 34 jovens talentosos 4 tiveram a honra de representar a seleção nacional: Eva Vital; Bruno Pedro, João Rocha e Thibaut Junqueira. A nível de Clubes o Juventude Vidigalense sagrou se campeão nacional de juvenis (femininos e masculinos) e liderou as classificações nacionais de clubes no triatlo técnico e no atleta completo.
O somatório deste honrosos resultados representam o esforço sistemático e coordenado de muitos agentes desportivos dos clubes e da ADAL (atletas, clubes, dirigentes, treinadores, juízes, ..), com imensa paixão, dedicação e competência: PARABÉNS a TODOS!
17-5-2020; Carlos Carmino – DTR da ADAL