Campeonato de Portugal - 6 medalhas e dois títulos nacionais de Sub-23

  •  

Realizou se no passado sábado o campeonato de Portugal, com a participação de 4 clubes filiados na ADAL, com um total de 33 atletas. No ano anterior registamos a presença de 3 clubes e de 29 atletas. No que se refere os número de medalhas ganhas pelos leirienses, contabilizámos um total de 6 medalhas (1 de prata e 5 de bronze) mais uma que no ano anterior. Andreia Pingueiro, com as cores do Juventude Vidigalense, foi a melhor atleta da ADAL, nestes campeonatos, sagrando se vice-campeã nacional nos 1.500 metros (e campeã nacional sub-23). Alcançaram medalhas de bronze, pela Juventude Vidigalense, Gil Manuel no triplo-salto, com 15,17 metros, Flávia Costa, no lançamento do dardo, com 42,53m, Raquel Lourenço e André Oliveira, no pentatlo, ao somarem 3.214 e 3.343 pontos, respetivamente. E ainda Rodrigo Agostinho, pelo Clube Atletismo de Marinha Grande, no comprimento, com um pulo de 7,29 metros. Registamos ainda o título nacional nos 1.500 metros, desporto adaptado, para Ricardo Rodrigues, atleta individual, no 8º lugar da classificação geral, com um registo de 5m00s87cs.

A FPA atribuiu medalhas aos atletas sub-23. No que se refere aos atletas da ADAL, nas senhoras, Joana Pontes (Leiria Marcha) e Andreia Pingueiro (JV) sagraram se campeãs nacionais; foram vice-campeãs, Inês Carreira, no peso e no disco e Joana Carlos aos 100 metros. Nos homens, foi medalha de prata, André Oliveira (JV), no pentatlo, e medalha de bronze, os lançadores João Domingues, no disco, Tiago Pires, no dardo, e Rafael Lopes aos 3.000 metros.  
Ocuparam o 4º lugar Joana Pontes (campeã nacional sub-23), do Leiria Marcha Atlética, nos 3.000m marcha e os lançadores do Juventude Vidigalense, Daniel Santiago, no peso e Marco Pons no disco. Referenciamos 5 atletas da Juventude Vidigalense em 5º lugar, Joana Ferreira, nos 3.000m, Rafael Correia, nos 110m barreiras, Joana Carlos, nos 100m, Inês Cruz, nos 200m, Inês Carreira no lançamento do disco e André Pimenta no salto em comprimento. 6ª posição para 4 atletas do JV: Inês Carreira, no lançamento do peso, Bruna Silva nos 400m barreiras, Lília Martins, nos 2.000m obstáculos e João Domingues, no lançamento do disco. Em 7º lugar classificaram se Inês Cruz e Gil Manuel, ambos nos 100m e Andreia Grácio, no salto com vara. No último posto considerado de finalista (8º) posicionaram se Alexandre Lucas (CA Marinha Grande), no salto em altura e Carlos Malaquias (JV) no lançamento do martelo.
Valorizando o trabalho de formação de vários treinadores, clubes da ADAL e o resultado dos atletas, assinalamos os campeões nacionais Rúben Antunes (martelo), Vânia Silva (martelo), Auriol Dongmo (peso), Evelise Veiga (comprimento). Também as vice-campeãs Irina Rodrigues (disco) e Evelise Veiga (triplo), e ainda Eliana Bandeira (peso – 4ª), Bernardo Pereira (400m – 5º), Manuela Martins (3.000m – 7ª) e Vera Portela (3.000m marcha – 13ª). Contabilizamos aqui 3 atletas olímpicos, 1 pré-olímpico, e mais 3 internacionais, que de alguma forma são leirienses.
10-8-2020 (atualizado a 13-8); Carlos Carmino – DTR da ADAL