Competições de âmbito nacional realizadas no distrito de Leiria – Parte 3

  •  

Competições de âmbito nacional realizadas no distrito de Leiria – Parte 3
Já constatámos, nos anteriores artigos, relativos à organização de competições do calendário competitivo da Federação Portuguesa de Atletismo, que a Associação Distrital de Atletismo de Leiria, com o apoio de várias da Autarquias do distrito de Leiria, correspondeu às expetativas, garantindo que estavam em boas mãos. Aqui, deveremos dar um maior destaque a Pombal e a Leiria e a Porto de Mós, mas também Marinha Grande, Batalha, Óbidos, Caldas da Rainha e Nazaré, souberam acolher e apoiar competições de âmbito nacional ao longo de quase quatro décadas (desde 27-2-1983).
2013 – Com 10 provas do calendário nacional no distrito de Leiria
O ano de 2013 foi mais um ano muito intenso para os juízes e dirigentes da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, porque se envolveram na organização de uma dezena de provas do calendário competitivo da Federação Portuguesa de Atletismo, para além do já habitual muito completo e exigente calendário da ADAL. Durante a época de inverno (pista coberta) Pombal (Expocentro) acolheu 8 provas nacionais: as taças FPA de Velocidade e Barreiras e Provas Combinadas, a 5 e 6 de janeiro; o campeonato nacional de juniores, no fim de semana 19 e 20 de janeiro; a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes, nos dias 26 e 27 de janeiro; os campeonatos nacionais da 1ª e 2ª divisões, no fim-de-semana 9 e 10 de fevereiro; no fim-de-semana seguinte o campeonato de Portugal; a 23 de fevereiro mais um campeonato nacional universitário. O centro nacional de lançamentos voltou a ser o cenário do campeonato nacional de lançamentos longos e a taça FPA de Lançamentos de juvenis, ocupando o fim-de-semana 23 e 24 de março. Na fase da época correspondente ao verão, com as provas a realizarem se nas pistas ao ar livre, o estádio municipal de Leiria voltou a ter protagonismo nacional, com a realização da fase de apuramento do campeonato nacional de clubes, nos dias 25 e 26 de maio. O Juventude Vidigalense continuou a organizar a taça dos clubes campeões Europeus de juniores, com a colaboração da ADAL, a 21 de setembro.
2014 – Realiza se em Leiria a primeira Taça da Europa de Lançamentos
Em 2014 as competições nacionais realizadas no distrito de Leiria distribuíram se maioritariamente por Pombal (pista coberta). Marinha Grande e Leiria também acolheram provas nacionais, totalizando de 9 competições do calendário da FPA ao longo de 2014. O maior destaque vai para a organização, no centro nacional de lançamentos e no estádio municipal de Leiria, da taça da Europa de Lançamentos, pela primeira vez realizada no nosso país, nos dias 13 e 14 de março, com as responsabilidades organizativas repartidas pelo Juventude Vidigalense, Federação Portuguesa de Atletismo e Associação Distrital de Atletismo de Leiria. Este evento internacional e taça dos campeões Europeus de juniores, também tendo como palco o estádio municipal de Leiria (EML), pertencem ambos ao calendário da Associação Europeia de Atletismo. No que se refere às competições de pista coberta, o Expocentro (Pombal) abriu com a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes, no fim-de-semana de 25 e 26 de janeiro. Seguiu se se o campeonato nacional de juniores, nos dias 8 e 9 de fevereiro e no fim-de-semana seguinte o campeonato de Portugal, que este ano integrou o nacional de Sub-23. O campeonato nacional de clubes (1ª e 2ª divisões) emoldurou o Expocentro no fim-de-semana 22 e 23 de fevereiro. A capacidade organizativa da FPA, da ADAL e do município de Pombal, foi posta à prova no dia 2 de março com duas organizações nacionais a decorrerem em simultâneo. No Expocentro foi o campeonato nacional universitário e nos terrenos anexos à pista de aeromodelismo, os campeonatos nacionais de corta-mato de juvenis, juniores e absolutos (longa distância). A época de pista coberta terminou com a realização do campeonato nacional de veteranos, como habitualmente no Expocentro, a 8 de março. Na época de ar livre o distrito de Leiria continuou a contar com eventos atléticos dos calendários competitivos da Federação Portuguesa e da Associação Europeia (EA). Foi nos dias 13 e 14 de março, que a taça da Europa de Lançamentos, se realizou, pela 1ª vez, no Centro Nacional de Lançamentos (CNL). É um marco histórico para atletismo nacional e distrital. Este evento europeu, que acolheu a grande maioria das 51 federações filiadas na EA, foi um enorme desafio superado com êxito pelo Juventude Vidigalense, com as demais entidades oficiais a assumirem as suas responsabilidades, destacando agora o Município de Leiria. Este Clube manteve a organização da taça dos campeões Europeus, no estádio municipal de Leiria, no dia 20 de setembro.
2015 – Ano recorde de competições nacionais no distrito de Leiria e 3 provas internacionais
O ano de 2015 é o ano recorde em termos de organizações competitivas nacionais no distrito de Leiria, com um total de 14 (igualado com 2020) e com 3 eventos internacionais. A novidade é a organização no Expocentro do torneio Ibérico de Provas Combinadas para juvenis, no fim-de-semana 28 de fevereiro e 1 de março. Pombal passou a pertencer ao grupo restrito de localidades que acolheram competições internacionais de seleções. Mas a época de pista coberta tinha tido já o seu início no dia 10 de janeiro, com a realização da taça de Portugal de Velocidade e Barreiras, seguindo se a 24 e 25 do mesmo mês a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes. A 7 de fevereiro Pombal acolheu a 2ª jornada do campeonato nacional de veteranos e no fim-de-semana seguinte (14 e 15-2) o campeonato de Portugal que integrou o nacional de Sub-23. O campeonato nacional de clubes (1ª e 2ª divisões) realizou se no fim de semana seguinte. A FADU (Federação Académica do Desporto Universitário) levou a cabo o nacional universitário, no dia 28 de fevereiro, integrado na 1ª jornada do já referido torneio Ibérico. A partir de março as competições atléticas passam a realizar se ao ar livre e Leiria volta a ter um grande protagonismo na cena nacional e Europeia. A taça FPA de Lançamentos para juvenis e o campeonato nacional de Lançamentos Longos, trazem ao CNL os melhores especialistas do todo o país a 28-2 e 1-3. Para a ADAL significa um desafio acrescido, mostrando uma capacidade organizativa capaz de dar resposta a várias organizações (uma Ibérica e 3 nacionais) em locais diferentes no mesmo fim-de-semana, considerando ainda a organização no municipal de Leiria da taça de Portugal em Marcha Atlética, no domingo, 1 de março. A taça da Europa de Lançamentos voltou a Leiria (CNL e estádio) nos dias 14 e 15 de março, numa mega organização que deve deixar todos os leirienses orgulhosos. O estádio municipal de Pombal foi palco do torneio nacional de Provas Combinadas, no fim-de-semana 30 e 31 de maio. Em junho, no dia 6, a pista de Leiria acolheu o festival de meio-fundo e o campeonato nacional de masters (veteranos). Estas provas nacionais estiveram integradas no Meeting Master Cidade de Leiria. Nos dias 13 e 14 de junho, Pombal foi o cenário escolhido pela FPA para organizar o campeonato nacional de clubes - 3ª divisão. Também Óbidos acolheu um campeonato nacional em 2015, com a realização do nacional de Masters (veteranos) nos fim de semana 18 e 19 de junho. No mês seguinte, nos dias 25 e 26 o estádio municipal de Leiria acolheu o campeonato de Portugal, com as Provas Combinadas integradas no mesmo. E em setembro, no dia 19, no mesmo cenário, voltou a realizar se a taça dos clubes campeões Europeus de juniores – grupo B.
2016 – Dois campeonatos nacionais de estrada no distrito de Leiria – Porto de Mós e Batalha
No ano de 2016 realizaram se no distrito de Leiria 8 competições nacionais e 2 internacionais. A Marcha Atlética assumiu, em ano olímpico (Rio de Janeiro) um grande protagonismo, com a realização dos dois campeonatos nacionais de estrada e que permitiram a uma atleta da ADAL (Daniela Cardoso) fazer mínimos para os referidos Jogos Olímpicos e a tornar-se a segunda atleta dos clubes da ADAL a estar presente neste importante evento. A 23 de janeiro, realizou se nas ruas da vila de Porto de Mós, o campeonato de 35Km e a 27 de fevereiro foi a vez da Batalha acolher (pela segunda vez) o campeonato de 20Km e também de juniores e juvenis, bem como o torneio nacional marchador jovem, a cargo da FPA e da ADAL. Pombal (Expocentro) mantém o estatuto de organizar maioritariamente as competições da FPA, da época de pista coberta. A abertura continuou a ser com as taças de Portugal de Velocidade e Barreiras e de Saltos, no dia 23 de janeiro. No fim-de-semana 30 e 31 de janeiro foi o campeonato nacional de juvenis, a 6 e 7 de fevereiro, o campeonato nacional de clubes – fase de apuramento e a 20 e 21 do mesmo mês, foi a vez do campeonato de Portugal, que incluiu o nacional de Sub-23. No fim-de-semana 5 e 6 de março Pombal acolheu mais um campeonato nacional de clubes (1ª e 2ª divisões). A FADU organizou no dia 7 de maio, no estádio municipal de Leiria, o campeonato nacional universitário. O Juventude Vidigalense organizou duas taças dos clubes campeões Europeus neste mesmo local. Em maio, no dia 28, foi taça destinada a absolutos – grupo B e em setembro, no dia 17, foi a homóloga, para os juniores, igualmente o grupo B.
E o final da temporada de verão de 2016 carateriza se por ser o final de mais uma olimpíada, com o Rio de Janeiro a acolher os XXXI Jogos Olímpicos da era moderna, com a presença de duas atletas leirienses. Filiada na ADAL, pelo Leiria Marcha Atlética Clube, Daniela Cardoso participou na prova dos 20Km marcha. Irina Rodrigues, que se mantém no Sporting Clube de Portugal, foi infeliz, não tendo podido participar no lançamento do disco, por se ter lesionado, quando já estava na Aldeia Olímpica.
18-11-2020 - Carlos Carmino