Km Jovem Distrital na pista do EM Leiria

  •  

Com uma participação muito boa, a ADAL organizou o Km Jovem Distrital ao longo da tarde de domingo, dia 6 de junho, na pista do estádio municipal de Leiria, contando com o apoio do município.
Em juvenis (Sub-18) femininos registamos a participação 13 atletas, representando 7 diferentes Clubes da ADAL. No pódio estiveram Mariana Vidinha, Eduarda Silva e Sara Lopes, todas atletas da Juventude Vidigalense, que concluíram as duas voltas e meia à pista leiriense em 3m04s95cs, 3:08.27 e 3:15.50 minutos , respetivamente. Nos rapazes desta faixa etária a adesão foi de 19 participantes, sendo o melhor Tiago Silva com os tons amarelos do Grupo de Atletismo da Caranguejeira, em 2m37s61cs, o 2º lugar pertence a Tomás Casimiro, da ACDR Arneirense, com 2:40.42 e o 3º foi Duarte Rodrigues, pelo Atlético Clube da Batalha, em 2:52.06 minutos.
Nas iniciadas (Sub-16) com uma participação de 21 atletas, o melhor registo das duas séries pertenceu a Carlota Ferreira (JV), em 3m10s71cs (vencedora da 2ª série), o 2º melhor tempo, das atletas leirienses, pertenceu a Isa Ferreira, do Grupo Desportivo das Pedreiras, com 3:25.05 minutos (vencedora da 1ª série) seguida de Marta Carriço, do Arneirense, em 3m31s77cs. Nos jovens desta faixa etária, num total de 22, o mais rápido foi Nuno Cordeiro (JV) em 2m56s.59cs, o 2º foi Cristóvão Monteiro (GDP), com 2:59.37 minutos e o 3º foi Leonardo Jacinto (JV) com 3m00s57cs.
Em infantis femininos Caetana Neves (Arneirense) apresenta o melhor registo das 29 participantes, em 3m20s54cs, depois Miriam Machado (JV) com 3:28.89 minutos e Matilde Angélico, pelo Clube Atletismo de Marinha Grande, em 3m31s01cs. Nos meninos desta faixa etária registamos a presença de um total de 17, distribuídos por duas séries. Os melhores registos cronométricos pertencem a Leonardo Mendes (ACB), João Fernandes (JV) e Miguel Vieira, do Clube de Atletismo da Nazaré, com 3m11s27cs, 3:19.42 e 3:26.80 minutos, respetivamente.
Na classificação coletiva, com origem no somatório dos melhores tempos dos atletas infantis, iniciados e juvenis (femininos e masculinos) de cada Clube, o Juventude Vidigalense foi o vencedor, seguido do AC Batalha e do Arneirense. Com base nas classificações distritais e regionais, a Federação Portuguesa de Atletismo elaborará uma classificação nacional de Clubes, que deverá ser divulgada e oficializada no dia da Final Nacional por seleções distritais. Nesta competição do calendário jovem nacional participarão os melhores iniciados e juvenis de 1º e 2º ano, em representação das suas Associações Distritais/Regionais e terá lugar no Porto e em Évora, no dia 27 de junho.
A ADAL organizou ainda provas de 600 metros destinadas aos mais jovens (benjamins B) com a participação de 13 meninas, sendo as primeiras Francisca Reis (1ª - JV), Kemily Loiola (2ª - CAMR) e Carolina Silva (3ª – JV). Assinalamos ainda a participação de Madalena Salgueiro (JV), Leonor Brito (GA Casais do Vento), Luna Delgado (CAN), Matilde Bento (GACV), Inês Pereira (NDA Pombal), Lara Simões (JV), Margarida Santos (ACB), Marta Ferreira e Catarina Fonseca (ambas do CAMG)e Leonor Ferreira do CD Bombarral. Nos meninos mais jovens destas idades, com 23 presentes, os primeiros foram Benjamim Rodrigues e José Martins (ambos do JV) e Rafael Inácio (JDAL). Mas participaram também Gustavo Machado (GACV), Delfim Oliveira e Pedro Oliveira (ambos do CAMG), Lucas Pinheiro, Tomás Silva, Francisco Marçalo, Tomás Cerejo, Simão Ferraz e João Miguel Barbosa (todos do ACB), Kiyan Ben Nadejm (CAMG), Tiago Beja (NDAP), Vasco Carreira (Grupo Alegre e Unido – Bajouca), Afonso Silva (ACB), Eduardo Santos (JV), Simão Pires (GAC), Mateus Repesciuc (CAN), Dinis Agostinho (NDAP), Gabriel Almeida (GDP) Rafael Ferreira (GAU) e Hugo Fernandes (GDP).
6-6-2021; Carlos Carmino – DTR da ADAL