RECORDE DE ATLETAS FILIADOS NA ADAL

  •  

A Associação Distrital de Atletismo de Leiria assume-se como uma Associação que tem vindo a perseguir um dos objectivo da sua actividade, a captação do maior número de clubes para que estes possam inscrever o maior número possível de praticantes de atletismo.
Na presente época de 2022/2023, a ADAL atinge um número recorde de inscritos, face à sua melhor época, a já distante 2007/2008, contando nesta altura com 1451 inscritos e perspectivando-se que até ao final da época este número aumente e possa atingir o milhar e meio. Este recorde poderá ser fruto de algumas estratégias que foram sendo implementadas nos últimos anos, pela ADAL. O lema "um atletismo de todos para todos", com a formação nas últimas épocas de circuitos de trail, a criação do tão ambicionado calendário distrital coerente e com uma oferta competitiva que é um exemplo a nível de todas as associações nacionais, a criação de um calendário com um convívio de benjamins por mês, um número crescente de provas apoiadas/ oficializadas pela nossa Associação e distribuídas por praticamente todos os 16 Concelhos que representamos, a par da dinâmica dos clubes, tem vindo a permitir que o número de associados tenha aumentado exponencialmente após os anos difíceis que foram os de Pandemia.
Se o número de clubes tinha vindo a aumentar ao longo dos anos, a repercussão esperada no aumento do número de atletas não se verificava, havendo até o efeito contrário. Menos atletas distribuídos por um maior número de clubes.
Actualmente a situação inverteu-se e a ADAL conta com 49 clubes, estando no Top 5 de inscritos, à cabeça e sem surpresas, a Juventude Vidigalense com 244 atletas, seguido do recém chegado ao segundo lugar, o Clube de Atletismo de Marinha Grande com 103 inscritos, na terceira posição e sempre em posições cimeiras, o Atlético Clube da Batalha com 99 atletas, seguido do Grupo Alegre e Unido da Bajouca com 71 inscritos. A fechar este Top 5, o Clube de Atletismo da Nazaré com 69 atletas inscritos. De referir que 9 clubes da ADAL têm menos de 5 atletas inscritos e três destes não têm na presente época ainda atletas com inscrição. A ADAL na época de 2017/2018 fez uma reflexão no sentido de apurar causas para esta problemática e reforça a sua disponibilidade no sentido do incitamento a implementar estratégias junto destes clubes para a captação de atletas seja uma realidade a curto prazo.
Em termos de distribuição do número de clubes e atletas por Concelhos, Leiria lidera com 20 clubes, logo seguido de Pombal, que nos últimos anos tem ganhado terreno. O facto de parte da época ser desenvolvida na pista coberta, na Expocentro em Pombal, e um número apreciável de provas na sua pista ao ar livre encurtando assim distâncias, poderá ser um dos factores explicativos do aumento da dinâmica do atletismo do concelho de Pombal.
A ADAL congratula-se por ser uma Associação dinâmica que nos últimos anos tem trazido muitas mais valias ao Atletismo Nacional, fruto duma actuação concertada e coerente, culminando também neste número recorde de inscritos nesta época 2022/2023.

OBRIGADO A TODOS!


A ADAL

2023-03-14